O conhecimento certamente é um dos maiores patrimônios que uma pessoa e, consequentemente, um povo, podem ter. Não existe nada mais civilizatório, que melhore a relação entre as pessoas, que torne o cotidiano dos cidadãos mais leve, e que possa gerar mais riqueza a uma região ou a um país que a difusão do conhecimento, o que também podemos chamar de educação.
O Correio do Estado, ao longo de 65 anos de história sempre teve a educação como uma de suas bandeiras permanentes. Este veículo de comunicação, é bom lembrar, foi pensado e construído pelo professor, e também escritor, historiador e jornalista J.Barbosa Rodrigues, e pela professora Henedina Hugo Rodrigues. Educação para nós é muito mais que algo a ser defendido e valorizado, é a base e a condição para a edificação de uma sociedade mais desenvolvida, justa e pacífica.
As boas iniciativas para o ensino, a valorização do professor e a multiplicação das boas lições, para nós, sempre serão notícia. Neste século, que está prestes a completar sua segunda década, os bons exemplos provenientes da educação, nunca foram tão necessários. O que mais queremos é transmitir boas notícias como a que está em destaque nesta edição, que apontamos o avanço na inclusão de jovens no Ensino Médio em Mato Grosso do Sul, feito exaltado por entidades respeitadas no Brasil e no exterior, como o Instituto Ayrton Senna e o Insper.
Sempre estivemos muito atentos para denunciar os maus exemplos de alguns gestores da área de educação, e elogiamos o bom trabalho que está sendo feito pela Polícia Federal e por alguns integrantes do Ministério Público, que combatem desvios de verba para reforma de escola, para merenda escolar e para o transporte de estudantes da área rural. Mas o que gostamos mesmo é de dar boas notícias.
Há mais de seis décadas que este veículo trabalha para que Mato Grosso do Sul tenha um dos melhores ensinos do Brasil, e que os seres humanos formados em nossas escolas e universidades, sejam elas estaduais, municipais, particulares ou confessionais, construam uma sociedade avançada, longe dos males, e com convivência harmônica. Que os bons exemplos de nossos educadores e alunos inspirem nossos irmãos brasileiros de outros estados.