Cidades

SAÚDE

Aumento da procura por implantes de testosterona para mulheres preocupa médicos

Segundo a entidade, faltam dados sobre eficácia e segurança para uso nesses contextos

Continue lendo...

A procura por implantes que contêm testosterona e outros hormônios para mulheres tem preocupado associações médicas e especialistas.

No último dia 8, a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) emitiu nota contra o uso de implantes hormonais para contracepção e reposição hormonal não aprovados pela Anvisa. Segundo a entidade, faltam dados sobre eficácia e segurança para uso nesses contextos.

O ginecologista Rogério Bonassi, da Comissão Nacional Especializada de Anticoncepção da Febrasgo, afirmou que a nota foi emitida em resposta ao grande número de dúvidas de ginecologistas sobre o respaldo científico para a prescrição dos dispositivos.

A Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) também emitiu comunicados sobre os riscos da suplementação quando não há deficiência hormonal. 

A entidade também contraindica o uso para fins estéticos.

Segundo especialistas, a busca por emagrecimento e ganho de massa muscular fez com que crescesse a demanda por esses implantes. 

Mulheres na menopausa também procuram hormônios para aliviar sintomas como redução da libido e aumento de peso.

Conhecidos como "chips", os implantes são tubos de silicone com hormônios que são inseridos sob a pele. 

O único registrado pela Anvisa e comercializado no país é o anticoncepcional etonogestrel.

No entanto, outros tipos são produzidos por farmácias de manipulação com receita. 

Últimas notícias

Em resposta à controvérsia sobre a falta de registro, a Elmeco, uma das principais empresas que produzem implantes no país, divulgou comunicado em que afirma que suas fórmulas manipuladas, por não serem industrializadas, "não têm e não podem ter registro". 

A empresa afirma ainda que farmácias de manipulação são regidas por uma legislação específica.

A endocrinologista Dolores Pardini, responsável pelo ambulatório de reposição hormonal da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e ex-presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sbem, observou aumento na prescrição de hormônios. "O mercado teve uma expansão violenta desses 'chips'", diz.

Segundo Pardini, mulheres preocupadas com baixos níveis de testosterona buscam a suplementação.

De acordo com posicionamento de entidades internacionais publicado em 2019 no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, a única indicação com evidências para o uso do hormônio em mulheres é o transtorno de desejo sexual hipoativo –distúrbio caracterizado pelo desinteresse por relações sexuais. 

O diagnóstico é feito em mulheres na menopausa e baseado no quadro clínico, não na dosagem do hormônio.

O ginecologista Ricardo Bruno, membro da Febrasgo e chefe do ambulatório de reprodução humana e ginecologia UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), associa o aumento na procura por hormônios à divulgação de promessas estéticas.

"Vemos jovens, de 20 a 30 anos, utilizando esses androgênios. Elas começam a usar e não param mais, porque atingem o corpo que queriam." 

Ele ressalta a falta de pesquisas sobre os efeitos do uso prolongado de testosterona.

Outros médicos, entretanto, prescrevem os dispositivos. O ginecologista Igor Padovesi, membro da Comissão de Comunicação Digital da Febrasgo, afirma que há mulheres que se beneficiam dos implantes. Em alguns casos, "na dose certa, a testosterona é bem-vinda".

Padovesi também prescreve implantes de gestrinona, popularizados sob o nome "chip da beleza", para pacientes com endometriose, por exemplo. 

Segundo ele, a indicação não deve ser estética e o uso inadequado pode trazer riscos como engrossamento da voz e aumento dos pelos corporais.

Maria Janieire Alves, cardiologista do Incor e professora da Universidade de São Paulo, percebeu aumento no número de pacientes com efeitos colaterais como arritmia e hipertensão causados por implantes de testosterona.

"Inicialmente podem existir benefícios estéticos, mas depois de quatro meses os sinais [de excesso do hormônio] surgem, como piora do cansaço e aumento da pressão arterial." Também há maior risco de infarto e derrame, diz Alves.

O caminho para regular a testosterona na menopausa ou conquistar um corpo mais saudável é, de acordo com a cardiologista, velho conhecido: aliar exercícios físicos, em especial a musculação, com alimentação saudável.

OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE TESTOSTERONA

Expectativas

  • - Ganho de massa muscular;
  • - Emagrecimento;
  • - Aumento da libido;
  • - Aumento da disposição;

Riscos

  • - Acne;
  • - Aumento dos pelos corporais, inclusive na face;
  • - Queda de cabelos;
  • - Engrossamento da voz;
  • - Crescimento do clitóris;
  • - Aumento do colesterol;

O que dizem os médicos:

  • - A avaliação rotineira de testosterona em mulheres não é indicada;
  • - Valores baixos têm pouco ou nenhum significado clínico;
  • - A dosagem pode ser indicada em situações específicas, para diagnóstico de transtornos.

Assine o Correio do Estado

EDUCAÇÃO

MEC faz consulta de obras do PNLD até final de janeiro

Previsão é que outras sejam realizadas em 2025, para aprimorar o levantamento de informações

22/12/2024 10h00

Coleta de impressões e sugestões também tem por objetivo dimensionar em que medida os livros do PNLD ajudam a proporcionar uma educação de qualidade e o tanto que afetam o processo de ensino-aprendizagem

Coleta de impressões e sugestões também tem por objetivo dimensionar em que medida os livros do PNLD ajudam a proporcionar uma educação de qualidade e o tanto que afetam o processo de ensino-aprendizagem Arquivo/Correio do Estado/BrunhoHenrique

Continue Lendo...

Ministério da Educação (MEC) irá consultar, por meio de formulário online, dirigentes e secretários municipais de todo o país sobre a incorporação das obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) às práticas pedagógicas do cotidiano das instituições de ensino.

A pesquisa, cujo link foi encaminhado por email aos gestores, poderá ser respondida até 31 de janeiro e ser acessada também pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

É a primeira iniciativa de diagnóstico do programa. A previsão é que outras sejam realizadas em 2025, para aprimorar o levantamento de informações.

Entenda

A coleta de impressões e sugestões também tem por objetivo dimensionar em que medida os livros do PNLD ajudam a proporcionar uma educação de qualidade e o tanto que afetam o processo de ensino-aprendizagem.

O interesse do MEC consiste, ainda, em promover eventuais melhorias no programa.

A pesquisa está sendo realizada pela Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio daDiretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) eda Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD).

Os professores foram os primeiros a contribuir com avaliações sobre o programa.

Esse primeiro panorama está sendo viabilizado com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Várias coordenadorias do MEC também se engajaram no processo.

 

Assine o Correio do Estado

INTERIOR

Chuva da madrugada interdita balneário de Bonito

Segundo a prefeitura, o nível do Rio Formoso subiu com os mais de 70 mm de chuva, sendo necessária a interdição

22/12/2024 09h29

Nível do Rio Formoso subiu significativamente, sendo necessário fechar o atrativo Balneário Municipal neste domingo (22)

Nível do Rio Formoso subiu significativamente, sendo necessário fechar o atrativo Balneário Municipal neste domingo (22) Reprodução/Redes sociais

Continue Lendo...

Devido às fortes chuvas que atingiram Bonito, distante cerca de 260 quilômetros de Campo Grande, a prefeitura decidiu fechar o balneário municipal graças à elevação do nível do Rio Formoso. 

Segundo comunicado emitido pela Prefeitura de Bonito, as chuvas que atingiram o atrativo municipal chegaram a marcar 72 mm. 

Mesmo que não haja uma previsão exata de quanto o atrativo deve ser reaberto, inicialmente o Executivo frisa em nota que o fechamento deve acontecer apenas hoje (22). 

"O nível do Rio Formoso subiu significativamente, sendo necessário fechar o atrativo Balneário Municipal neste domingo (22)", diz. 

Em complemento, a Prefeitura Municipal de Bonito destaca que o fechamento é considerado uma "medida de segurança", para o bem dos próprios colaboradores e banhistas que frequentam esse atrativo principalmente agora com o início do período de férias escolares. 

"Por isso pedimos a compreensão de todos! Assim que o nível do rio normalizar, o atrativo será reaberto e a informação divulgada em nossos canais oficiais", expõe o Executivo em nota. 

Conforme o Meteorologista Natalio Abrahao, ainda chove isoladamente no município, sendo que a chuva acumulada entre 04h25 e 06h40 da manhã já havia somado 98,4 mm, com registros de enchentes e inundações, mais de 3.660 raios e ventos que atingem 52 km por hora. 

Destino turístico

Fundado há 76 anos, Bonito fica localizado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e é considerada a "Capital do Ecoturismo em Mato Grosso do Sul". 

Com rios de águas cristalinas, a região Bonito-Serra da Bodoquena possui diversos passeios, que envolvem flutuação e mergulho, além de visitas à trilhas e cachoeiras. Confira alguns desses pontos: 

  • Gruta do Lago Azul - cartão postal da cidade
  • Grutas de São Miguel
  • Grita São Mateus
  • Gruta Catedral
  • Gruta do Mimoso 
  • Abismo Anhumas
  • Nascente Azul
  • Lagoa Misteriosa
  • Rio Sucuri
  • Rio da Prata Recanto Ecológico
  • Rio Formoso
  • Aquário Natural
  • Estância Mimosa
  • Boca da Onça
  • Cachoeiras da Serra da Bodoquena
  • Balneário do Sol
  • Balneário Bosque das Águas
  • Balneário Municipal
  • Eco Park Porto da Ilha
  • Eco Serrana Park
  • Recanto das Águas
  • Cânion do Rio Salobra
  • Fazenda Ceita Corê
  • Buraco das Araras
  • Buraco do Macaco
  • Praia da Figueira

Sendo ponto turístico certo em Mato Grosso do Sul, julho foi o último mês em que Bonito bateu recorde de turistas, recebendo 30.941 visitantes, sendo esse o maior número em nove anos, conforme dados do Observatório de Turismo e Eventos do município. 
**(Colaboraram Naiara Camargo e Alícia Miyashiro)

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).