Cidades

SEGURANÇA PÚBLICA

Azambuja entregou 237 viaturas e 115 fuzis destinados à Polícia de MS

A cerimônia aconteceu na manhã de quinta (03) e as viaturas vão ajudar em ações da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental

Continue lendo...

Na manhã desta quinta (03), o governador Reinaldo Azambuja entregou 237 novas viaturas e 115 fuzis T4, calibre 5.56. A cerimônia aconteceu às 9h, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

As viaturas e os fuzis serão destinados à ampliação de recursos para ações da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental (PMA), em todo o Estado. 

Com isso, as forças policiais de Mato Grosso do Sul recebem mais reforços para o trabalho nos 79 municípios, visando proporcionar mais segurança à população.

Com as 237 viaturas entregues hoje, o governo completa um montante de 2.100 viaturas destinadas à segurança pública desde o início do mandato.  

Segundo Azambuja, a estimativa, até o fim do ano, é de entrega de mais 500 viaturas, totalizando 2.600.  

“Eu fico muito feliz quando há reconhecimento do trabalho conjunto de todos nós. Essa é a construção de uma política de segurança pública”, relata o governador.  

Ainda conforme fala de Azambuja, nesta sexta (03) será publicada a antecipação de promoções de carreiras de cabos da polícia. “A população se sente mais segura ao ver o policial, seja ele de qual esfera for”, acrescenta.  

Além disso, ele reforça que tem fortalecido a parceria de gestão com o presidente Jair Bolsonaro.  

Investimento

Os veículos entregues tiveram um custo de investimento estimado em R$ 44,5 milhões.

“Nesses sete anos, só em equipamentos, viaturas, coletes e armamentos, foram R$ 750 milhões investidos”, destacou Reinaldo Azambuja.

 Já o investimento para os fuzis, foi um valor total de R$ 1.163.624,05, custando R$ 10.118,47 cada fuzil.  

As novas viaturas

As 237 viaturas entregues foram adquiridas com recursos do Governo do Estado, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de emendas da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional.  

A relação completa é a seguinte:

  • 107 camionetes com cela do modelo Chevrolet S10 LT DD4A.
  • 58 veículos sedan descaracterizados para a Polícia Civil.
  • 55 camionetes Chevrolet S10 LT DD4A. As viaturas serão utilizadas pela Operação Hórus, do Governo Federal.
  • 10 camionetes sem cela do modelo Chevrolet S10 LT DD4 para a Polícia Militar Ambiental (PMA).
  • 4 camionetes com cela do modelo Chevrolet S10 LT DD4A, sendo 2 para a Coordenadoria Geral de Perícias e 2 para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
  • 3 camionetes sem cela do modelo Chevrolet S10 LT DD4A para a Polícia Militar Ambiental (PMA).

Entregas previstas

Segundo a fala do governador, estima-se que nos próximos dias, sejam entregues dois novos helicópteros que estarão à disposição da secretaria de justiça e segurança pública.  

Além disso, será trocada 100% da frota do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), pois essa corporação trabalha nas horas incertas, terrenos sinuosos.  

“Quando tratamos o todo, colhemos os frutos e os resultados são os números da segurança pública de MS, mesmo sendo um estado fronteiriço. As pessoas querem a presença do governo do estado nos municípios”, explica Azambuja.  

AJUDE!

Campanha arrecada cobertores e agasalhos para pets; saiba como ajudar

Roupinhas, toalhas, tapetes, cobertas, mantinhas, caminhas e ração podem ser doados

24/06/2026 16h00

Cacau de roupinha

Cacau de roupinha Foto: Naiara Camargo

Continue Lendo...

Animais também sentem frio, assim como humanos. Inclusive, em dias congelantes, os pets também podem desenvolver hipotermia.

A pelagem protege contra as baixas temperaturas, mas, em dias mais frios, é insuficiente. É importante que humanos aqueçam os pets, especialmente em dias gelados.

Pensando nisso, a Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea), da Prefeitura de Campo Grande (PMCG), realiza a Campanha Cobertor Pet para arrecadar utensílios de frio para cães e gatos em situação de vulnerabilidade social.

Os itens de frio serão distribuídos para:

  • Famílias carentes que possuem cães ou gatos
  • Organizações Não Governamentais (ONGs) 
  • Protetores independente

É possível doar:

  • Agasalhos
  • Roupinhas
  • Toalhas
  • Tapetes
  • Cobertas
  • Mantinhas
  • Caminhas
  • Ração

As doações devem ser entregues diretamente na sede da Subea, localizada na rua Rui Barbosa, número 3.539, Centro, em Campo Grande.

@@NOTICIAS_RELACIONADAS@

oportunidade

IFMS está com inscrições abertas em cursos gratuitos de inglês e espanhol

Inscrições seguem abertas até o dia 28 de junho e cursos serão ministrados em formato semipresencial, no segundo semestre

24/06/2026 15h45

Cursos serão na modalidade semipresencial

Cursos serão na modalidade semipresencial Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas em processo seletivo simplificado com 500 vagas para cursos gratuitos de inglês e espanhol,nível básico, distribuídas em 10 munícipios do Estado.

As inscrições podem ser feitas até o domingo (28) na Página do Candidato da Central de Seleção, também de forma gratuita.

Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC) e serão ministrados no formato semipresencial, visando preencher vagas remanescentes e novas turmas para o segundo semestre.

As vagas estão distribuídas nos municípios de:

  • Amambai
  • Antônio João
  • Aral Moreira
  • Cassilândia
  • Costa Rica
  • Dourados
  • Nova Andradina
  • Paraíso das Águas
  • Paranaíba
  • São Gabriel do Oeste.

A escolaridade mínima para se inscrever na seleção varia de acordo com o curso, mas variam entre fundamental completo e estar cursando o encsino médio.

As atividades dos cursos se organizam da seguinte forma:

  • acontecem em uma plataforma de ensino on-line, na qual o estudante acessa videoaulas, textos, slides e atividades avaliativas;
  • é ofertada uma aula semanal presencial obrigatória no município escolhido, sempre no período noturno (exceto Inglês Básico II em Dourados, cujo período será vespertino).

A carga horária total dos cursos varia de 160 a 200 horas/aula, o que equivale a uma duração média de 5 meses. O início dos cursos está previsto para agosto.

Cronograma

A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico, previsto para o dia 2 de julho, com a classificação final do processo seletivo e publicação da primeira chamada no dia 13 do mesmo mês.

Entre os dias 8 e 15 de julho será aplicada a prova on-line de nivelamento para os candidatos que concorrem às vagas nos cursos de nível Básico II, com exceção de quem que já cursou o nível Básico I.

As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas a partir do dia 22 de julho. Caso as vagas não sejam preenchidas, novas chamadas serão publicadas.

O edital completo está diponível no

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).