Clique aqui e veja as últimas notícias!

SAÚDE

Estado recebe mais de 160 mil doses de vacinas para imunizar crianças e adolescentes

Ao todo são 18 vacinas para atualização da carteira, mas objetivo principal é imunizar as crianças contra sarampo e poliomielite
06/10/2020 09:16 - Gabrielle Tavares


Crianças e adolescentes já podem ser vacinadas em todo Mato Grosso do Sul. A Campanha Nacional de Multivacinação começou na segunda-feira (5) com mais de 160 mil doses disponíveis.

Os pais poderão atualizar a carteira de vacinação dos filhos até o dia 30 de outubro. São 18 vacinas disponíveis, com prioridade de imunização contra sarampo e poliomielite.

As doses recebidas pelo Ministério da Saúde foram distribuídas entre todos os municípios do Estado.  

A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é imunizar no mínimo 80% dos adolescentes de 11 e 12 anos e 95% das crianças menores de 5 anos em Mato Grosso do Sul.  

Se o objetivo for cumprido, todas as Cadernetas de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e em crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade contra a Poliomielite, poderão ser atualizadas. 

Em Campo Grande, as doses estão disponíveis em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBSs) e Unidade de Saúde Familiar (USFs). Diferente da Campanha Nacional contra Gripe, dessa vez não será possível ter acesso às vacinas em farmácias.

“Como é atualização de caderneta, é necessário ter acesso ao sistema Hygea e e-SUS, e as farmácias não têm acesso a esses sistemas para confirmar se a criança já tomou ou não a vacina”, explicou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau).

De acordo com a Gerente Técnica de Imunização da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, a pandemia da Covid-19 afetou a imunização das crianças, já que pais deixaram de levar seus filhos aos postos de saúde por medo do coronavírus.

“Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde. Todos os protocolos de segurança recomendados pela SES e pelo Ministério da Saúde serão seguidos para minimizar o risco de infecção pelo vírus”, ressaltou.

Confira as vacinas disponíveis  

Vacinas disponibilizadas para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada).

Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Vacinas disponibilizadas para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.