Começa nesta segunda-feira (4) a campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos em Campo Grande. Realizada pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), a campanha terá início na Região Urbana do Segredo.
64 agentes de endemias, divididos em duplas, farão visitas em cerca de 300 mil imóveis para vacinar 180 mil cães e gatos em Campo Grande. Caso os moradores não sejam encontrados no momento da visita, será deixado um recado informando os horários que a CCZ aplica a vacina para que o tutor possa levar o animal até o local por meios próprios.
O vírus da raiva leva a morte na maioria dos casos, tanto em animais quanto em humanos, e a principal forma de combate é a prevenção por meio da vacina.
“Em Campo Grande, somente neste ano, foram registrados nove casos de morcegos positivos para a raiva. Aí se dá a necessidade de vacinação nos animais domésticos”, afirma a veterinária Maria Aparecida Conche Cunha.
A veterinária explica ainda que cães e gatos devem ser imunizados porque, ao virem um morcego em condições não-habituais, como caído ao chão, dentro de casa ou com dificuldade de locomoção, eles costumam interagir com o animal e podem se contaminar com o vírus da raiva.
Além da visistação nas casas e da vacinação estar disponível diariamente no CCZ, este ano estão previstos para acontecer dois “Dias D” de vacinação contra a raiva, em pontos estratégicos da cidade que serão divulgados mais próximo das datas definidas pela coordenadoria.




