Cidades

Cidades

Campo Grande entra na mira de operação nacional contra diplomas falsos

Polícia Federal identificou uma verdadeira "fábrica" de falsificações de patentes e mira até o suposto líder do grupo entre as buscas e apreensões

Continue lendo...

Com agentes da Polícia Federal nas ruas da Cidade Morena na manhã de hoje (11), Campo Grande entra na mira da chamada Operação Código 451, que busca desarticular um esquema criminoso especializado na falsificação e venda de diplomas a nível nacional. 

Quase três semanas após a PF mirar o interior de Mato Grosso do Sul na Operação Panaceia, para quebrar esquema criminoso de diplomas falsos para registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MS), agora o esquema e as profissões "habilitadas" por certificados falsificados eram ainda mais abrangentes, incluindo, por exemplo: 

  • Administração,
  • Biomedicina,
  • Direito,
  • Educação Física,
  • Engenharias,
  • Fisioterapia,
  • Psicologia, etc. 

A Operação Código 451, conforme divulgado pela PF em nota, cumpre 25 mandados de busca e apreensão totais, no Distrito Federal e outros 11 Estados, tendo Campo Grande e até mesmo Cassilândia entre os alvos. 

Além de Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, as seguintes Unidades da Federação aparecem entre os alvos de buscas e apreensões. 

  1. Bahia;
  2. Ceará; 
  3. Goiás; 
  4. Minas Gerais; 
  5. Paraíba; 
  6. Paraná;
  7. Piauí; 
  8. Rio de Janeiro; 
  9. Rio Grande do Sul; 
  10. São Paulo. 

Diplomas falsos

Sobre o esquema a Polícia Federal aponta já ter identificado, pelo menos, 33 diplomas fraudulentos teriam saído de uma mesma "fábrica", que consistia em um ambiente virtual específico e "disfarçado" como um site legal. 

Entre os alvos de busca e apreensão, inclusive, aparece a residência de quem seria o principal suspeito de chefiar o esquema criminoso, bem como pessoas que teriam se beneficiado dessa fraude, ou seja, quem comprou os diplomas para "atuar profissionalmente em áreas como saúde, engenharia, direito, educação física, entre outras", expõe a PF.

Foi justamente um desses beneficiários da fraude que "auxiliaram" as investigações a localizarem o site fraudulento, já que o indivíduo apresentou diploma falso para registro profissional e possibilitou a descoberta do endereço eletrônico. 

Mascarado, a Polícia Federal indica que tal site era hospedado em plataforma pública, feito com a intenção de se passar por um ambiente oficial de verificação de diplomas universitários.

Legítimo na aparência, o site tinha vários diplomas falsos em nome de terceiros que eram colocados à venda através das redes sociais e plataformas de mensagem. 

Investigações conduzidas pela PF indicam que o esquema conseguiu fechar seu ciclo de fraudes, uma vez que pelo menos oito pessoas já estavam com registros ativos em conselhos, com funções diretamente ligadas às áreas que não possuíam a devida patente. 

Dos crimes cometidos, entre outros delitos eventualmente apurados ao longo das investigações, os envolvidos podem responder por: 

  1. Falsificação de documento público, 
  2. Uso de documento falso,
  3. Estelionato,
  4. Exercício ilegal de profissão e
  5. Receptação.

Com os trabalhos da Polícia Federal em curso, diante do registro mediante documentação falsa, atualmente os conselhos profissionais competentes estão sendo devidamente comunicados, para que as medidas administrativas e disciplinares cabíveis,  sejam aplicadas. 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Amazon adquire direitos de exibição de 'Chaves' na América Latina

m contato com o Estadão, o SBT, casa histórica de Chaves e Chapolin na televisão brasileira, afirmou que essa mudança não afetará a exibição das séries em sua grade

15/06/2025 23h00

Divulgação SBT / Televisa

Continue Lendo...

Duas das séries mais célebres da televisão da América Latina, Chaves e Chapolin ganharão nova casa no streaming. A Amazon anunciou, na sexta, 13, a compra dos direitos de transmissão dos programas de Roberto Bolaños na América Latina (exceto México) e passará a oferecer mais de 500 episódios das criações de Chespirito.

Em contato com o Estadão, o SBT, casa histórica de Chaves e Chapolin na televisão brasileira, afirmou que essa mudança não afetará a exibição das séries em sua grade. "Chaves e Chapolin continuarão na grade de programação, pois a emissora tem os direitos exclusivos de exibição em televisão aberta. Além disso, o aplicativo +SBT tem o direito de exibir alguns episódios dos seriados", afirmou o canal por meio de sua assessoria de imprensa.

Os seriados haviam deixado a programação do SBT em agosto de 2020, após mais de três décadas de exibição no canal, por conta de impasses na negociação com a Televisa. Uma solução viria apenas em setembro do ano passado, quando a emissora brasileira recuperou os direitos.

Até o momento, não foi informada a data para a adição dos episódios de Chaves e Chapolin no catálogo do Prime Video. Atualmente, o streaming conta apenas com sete temporadas da versão animada de Chaves, lançada em 2007.

A vida de Roberto Bolaños, criador das séries, foi adaptada para a série dramática Chespirito: Sem Querer Querendo, atualmente exibida às quintas-feiras na plataforma Max.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Assine o Correio do Estado

BR-262

Idoso de 84 anos é a segunda vítima atingida por barra de ferro em acidente na BR-262

As cidades de Corumbá e Ladário decretaram luto oficial de três dias em respeito aos familiares das vítimas.

15/06/2025 18h00

Barra de ferro atingiu a lateral do ônibus

Barra de ferro atingiu a lateral do ônibus Divulgação

Continue Lendo...

Um idoso de 84 anos, identificado como Marcelino Florentino Filho é a segunda vítima fatal do acidente envolvendo um ônibus da viação Andorinha e um caminhão carregado com minérios. 

Segundo apurações, o idoso estava indo para Corumbá visitar a neta nascida há menos de 20 dias. 

Marcelino foi atingido no tórax pela barra de ferro que atravessou o vidro do segundo andar do ônibus. 

A mesma barra atingiu também a médica Andrezza das Neves Felski, de 27 anos. A jovem estava voltando de uma viagem de férias com o namorado e morreu no local. 

Uma criança de seis anos foi atingida na região da coxa e teve que ser transportada de helicóptero para a Santa Casa de Corumbá, onde continua internada em estado grave. 

Além da criança, ficaram feridos o motorista do ônibus, com ferimentos leves, e uma mulher, que teve fratura exposta da perna, também sendo encaminhada para a unidade de emergência. 

O acidente

A colisão aconteceu por volta das seis horas da manhã deste domingo (15), na BR-262 entre Miranda e Corumbá, distante aproximadamente 400 quilômetros de Campo Grande. 

O ônibus da viação Andorinha seguia sentido Campo Grande - Corumbá e invadiu a pista contrária, onde vinha um caminhão transportando minérios. Com o choque na lateral, uma peça de ferro do caminhão atravessou a janela do segundo andar do ônibus, atingindo os passageiros das três primeiras fileiras do veículo. 

Em nota, a empresa Andorinha informou que está prestando assistência às famílias das vítimas e acompanha junto às autoridades a apuração das circunstâncias do acidente.

A Polícia Civil e a Perícia Científica fizeram os levantamentos para determinar as causas do acidente. Os corpos da médica e do idoso foram removidos para o IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal). O boletim de ocorrência foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil como "praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor". 

Luto 

O prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, decretou luto oficial de três dias em respeito e solidariedade às vítimas e familiares do acidente.

"Neste momento de imensa dor, a Prefeitura de Corumbá se solidariza com os familiares, amigos, colegas de trabalho e todos os impactados por essa tragédia. A gestão municipal está mobilizada, por meio de sua rede de serviços e assistência, para prestar todo o suporte necessário às famílias das vítimas e aos feridos", destacou o comunicado.

O prefeito de Ladário (cidade vizinha a Corumbá), Munir Ramunieh, também decretou luto oficial de três dias.

"É um momento de profunda tristeza para toda a região. Que Deus conforte o coração dos familiares. Nossas orações estão com todos os que sofrem com esta perda", se manifestou por meio de nota.

A Viação Andorinha também se manifestou por meio de comunicado oficial. Leia abaixo:

É com profundo pesar que confirmamos a ocorrência de um grave acidente envolvendo um dos ônibus de nossa frota, registrado nesta data. Infelizmente, o acidente resultou na perda irreparável de vidas humanas.

Neste momento de dor e consternação, nos solidarizamos com as famílias e amigos das vítimas, aos quais expressamos nossos mais sinceros sentimentos. A empresa está prestando todo o apoio necessário às famílias e aos passageiros, buscando oferecer toda a assistência e estrutura possíveis neste momento difícil.

Estamos colaborando integralmente com as autoridades competentes e conduzindo uma apuração rigorosa para esclarecer as causas do acidente. Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a integridade de todos os nossos passageiros e colaboradores.

Seguiremos atualizando as informações com transparência, responsabilidade e respeito às vítimas e seus familiares.

Empresa de Transportes Andorinha S/A

*Com informações do Diário Corumbaense

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).