Cidades

descontração

Vídeo de músico que toca para
estátua de Manoel faz sucesso nas redes

Vídeo de músico que toca para
estátua de Manoel faz sucesso nas redes

CASSIA MODENA

31/12/2017 - 18h37
Continue lendo...

Acostumado a trabalhar em casamentos e a voltar de madrugada para casa, o saxofonista Jader Leandro decidiu fazer uma parada diferente na madrugada de sábado para domingo, em seu retorno. Sentou ao lado da estátua de Manoel de Barros – recém instalada no canteiro da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, próximo ao cruzamento com a Rua Rui Barbosa – e tocou por cerca de 20 minutos para o poeta.

O músico profissional preocupou-se com o que agradaria os ouvidos de Manuel, caso ainda estivesse vivo. Tocou "Trem do Pantanal" (Paulo Simões e Geraldo Roca), "Chalana" (Mario Zan e Arlindo Pinto), "Mês de Maio" (Paulo Simões) e "Tocando em Frente" (Renato Teixeira e Almir Sater).

Já passava da 1h e a Avenida Afonso Pena estava praticamente deserta. Mesmo assim, Jader estacionou o carro, apoiou o smartphone no estojo do sax para filmar e começou o show particular para a figura feita de bronze.

"Desde que a estátua foi inaugurada, no começo do mês, eu pensei em vir para homenageá-lo. Estava passando por ele na volta para casa e só pensei que era aquela a oportunidade", conta.

Os vídeos feitos com o celular foram compartilhados nas redes sociais. Receberam diversos comentários e registram centenas de visualizações. Assista à apresentação no canal do Youtube do Correio do Estado.

PÚBLICO

Jader tem 32 anos e há 14 é músico profissional. Ele, que quase sempre apresenta-se em eventos fechados como os casamentos, tocou na rua pela primeira vez. Uma experiência nova graças a Manoel de Barros, e às vésperas do ano novo.

"As pessoas iam parando ali em frente ao semáforo, alguns filmaram de dentro do carro, outros desceram para escutar a música e depois tirar foto com ele. Não tenho muito contato com o público mais geral. Foi inesperado e muito legal para mim e para as pessoas que se depararam com aquela cena".

Rondonense de nascimento, mas sul-mato-grossense de criação, o saxofonista é leitor e fã de Manoel há muito tempo. Ele afirma que todos a sua volta estão ligados de alguma forma ao poeta. "Minha esposa fez um trabalho de faculdade em cima de uma das poesias de Manoel de Barros e teve uma apresentação da minha filha na escola baseada em uma outra poesia dele. Além disso, acho que todo mundo que vive em Mato Grosso do Sul se identifica muito com as mensagens dele".

A poesia preferida de Jader é "O Menino e o Rio". "É porque representa tudo o que eu fui e tudo o que quero ser. É um poema muito puro", finaliza. Ela foi musicada por Márcio de Camillo, no projeto Crianceiras, veja no vídeo.

Manoel de Barros completaria 101 anos no último dia 19 de dezembro. Nasceu em Cuiabá (MT), e mudou-se para Mato Grosso do Sul ainda jovem. Morreu aos 97 anos, em Campo Grande.

Cidades

Justiça determina que Facebook exclua fotos íntimas de mulher vítima do ex-companheiro

O homem criou um perfil fake para expor os nudes da mulher que procurou a Defensoria Pública do Estado

27/11/2024 17h15

Reprodução Instagram CVV

Continue Lendo...

Após determinação da Justiça, o Facebook removeu fotos íntimas de uma mulher que havia sido exposta pelo ex-companheiro. O prazo estipulado para remoção do conteúdo foi de 48 horas.

A mulher, que não teve a idade revelada, conseguiu, por meio da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, que as fotos fossem removidas da rede social.

O ex-companheiro criou um perfil falso no Facebook e publicou as imagens.

A vítima solicitou medidas protetivas e, na ocasião, foram determinadas restrições para evitar publicações em redes sociais que envolvessem o nome ou a imagem da mulher, assim como de seus familiares.

Mesmo com as restrições, o juízo não ordenou a remoção imediata das imagens.

“A mulher enfrentou sérios abalos emocionais e, inclusive, desenvolveu um quadro depressivo grave em razão da exposição de sua intimidade”, explicou a defensora.

Diante da situação, a mulher procurou a Defensoria Pública, que entrou com um pedido de urgência para a retirada das mídias do Facebook, por entender que as publicações configuravam abuso ou ofensa à honra da vítima.

O parecer também citou decisões anteriores, como o uso do sistema “notice and takedown”.

Por esse sistema, quando alguém avisa a plataforma de que o conteúdo é ilegal ou não respeita os direitos da comunidade, a rede social deve remover o conteúdo.

“A violência digital, caracterizada pelo uso de meios tecnológicos para cometer abusos, é uma extensão da violência doméstica, que busca desestabilizar emocionalmente a vítima”, pontuou a defensora.

Assine o Correio do Estado

Perigo

Inmet alerta para chuvas intensas e tempestade em MS

Previsão aponta ventos de até 100 km por hora

27/11/2024 16h30

Chuva e vento devem atingir boa parte do estado

Chuva e vento devem atingir boa parte do estado Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo" para Mato Grosso do Sul, indicando a possibilidade de tempestades e chuvas intensas a partir de hoje (27). O aviso faz parte de uma série de alertas que abrangem diversas regiões do país, com Mato Grosso do Sul sendo um dos estados mais afetados.

O alerta de "perigo" para o estado prevê chuvas com precipitações entre 30 e 60 mm por hora e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Essas condições meteorológicas gerar uma série de riscos potenciais, incluindo: cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Chuva e vento devem atingir boa parte do estado

Recomendações de segurança

Diante da gravidade da situação, o Inmet faz as seguintes recomendações aos moradores das áreas afetadas:

  • Evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).