Cidades

Carnaval 2025

Carnaval de Corumbá terá investimento público de R$ 1,32 milhão

Parte do recurso deriva de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira

Continue lendo...

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou um investimento de R$ 1,32 milhão para o Carnaval de Corumbá em 2025, destinado a fortalecer o maior evento do gênero no estado. Parte deste recurso provém de uma emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira.

O termo de fomento foi assinado nesta sexta-feira (29) pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Os principais beneficiários deste investimento são:

  • Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá)
  • Liblocc (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá)

Retorno

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatizou a importância deste investimento. "Investir no carnaval de Corumbá é investir na identidade cultural de Mato Grosso do Sul, promovendo inclusão, empregabilidade e turismo. É um ciclo virtuoso que beneficia toda a população".

Além de destacar a riqueza cultural do estado, o evento tem potencial de movimentar a economia local, fomentar o turismo e gerar empregos diretos e indiretos.

Rashid Ahmad, presidente da Liblocc, ressaltou o impacto econômico do carnaval. "Pequenos comerciantes relatam que o lucro obtido no carnaval é suficiente para sustentar suas famílias por até seis meses".

Preparativos

Os preparativos para o Carnaval de 2025 já estão em andamento. Em setembro, a Liesco já definiu a ordem das apresentações nos desfiles marcados para 2 e 3 de março. Ao todo, 10 escolas de samba irão desfilar. São elas: 

  • Império do Morro
  • Unidos da Vila Mamona
  • A Pesada
  • Acadêmicos do Pantanal
  • Estação Primeira do Pantanal
  • Mocidade Independente da Nova Corumbá
  • Imperatriz Corumbaense
  • Unidos da Major Gama
  • Caprichosos de Corumbá
  • Marquês de Sapucaí

Além das escolas de samba, haverá participação de diversos blocos carnavalescos, incluindo oficiais, independentes e de sujos. Em 2024, 11 blocos oficiais desfilaram na avenida General Rondon.

Assine o Correio do Estado

Selviria

Suspeito é procurado pela polícia após matar jovem com tiro na cabeça

O crime ocorreu no último dia 22 de novembro, em Selvíria. Durante as investigações, a polícia descobriu que Guilherme Josué Pena Alves, conhecido como 'Dom', fugiu e agora está sendo procurado

29/11/2024 16h30

Guilherme Josué Pena Alves, de 18 anos, é procurado pela polícia

Guilherme Josué Pena Alves, de 18 anos, é procurado pela polícia Divulgação/ PCMS

Continue Lendo...

Guilherme Josué Pena Alves, de 18 anos, conhecido como 'Dom', é procurado pela Polícia Civil, suspeito de matar João Pedro Ferreira dos Santos, de 20 anos, com tiros na cabeça. O crime ocorreu no último dia 22 de novembro, nas margens da MS-112, em Selvíria, a 399 quilômetros de Campo Grande.

Segundo as investigações, Guilherme é o principal suspeito do crime duplamente qualificado e de porte irregular de arma de fogo

Durante as investigações, a Polícia Civil solicita a prisão preventiva de Guilherme, além de um mandato de busca e apreensão em sua residência. As ordens judiciais foram cumpridas na manhã de hoje (29), mas, até o momento, o autor do crime Guilherme não foi localizado, então, passou a ser considerado foragido.

A dinâmica e as motivações do crime continuam sendo investigadas pela Polícia Civil de Selvíria. 

Quem tiver qualquer informação sobre Guilherme pode entrar em contato de forma sigilosa pelo telefone (67) 3579-1166, da Delegacia de Selvíria, ou pelo WhatsApp (67) 99226-8210, da Seção de Investigações Gerais de Três Lagoas.

Crime 

 João Pedro Ferreira dos Santos, de 20 anos, foi executado a tiros na cabeça no dia 22 de novembro, nas margens da MS-112, próximo ao assentamento São Joaquim.

O cadáver da vítima foi encontrado por um morador do assentamento, ao lado de um veículo Renault Clio estacionado nas margens da rodovia.

Equipes da Polícia Militar de Três Lagoas foram acionadas ao local. A delegacia de Selvíria e a perícia técnica também foram apresentadas para o registro da morte.

O caso foi inicialmente registrado como morte a esclarecer, mas, depois pouco, o boletim de ocorrência foi reclassificado como homicídio pela Polícia Civil de Selvíria.

Guilherme Josué Pena Alves, de 18 anos, é procurado pela políciaDivulgação/ PCMS

 

Assine o Correio do Estado. 

Transtorno

Caminhão carregado de algodão tomba e provoca lentidão na BR-267

O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), próximo ao município de Bataguassu. Equipes da PRF estão locais para organizar o trânsito

29/11/2024 16h00

Veículo ficou tombado na BR-267

Veículo ficou tombado na BR-267 Fotos: Sthefani Lira

Continue Lendo...

Um motorista de 39 anos, que conduzia uma carreta com placas do município de Tijucas (SC), capotou na rotatória da BR-267, na entrada de Bataguassu, a 310 quilômetros de Campo Grande. , ferido, foi socorrido pelas equipes do Corpo de Bombeiros.

Conforme informações do site Cenário MS, o motorista carregou a carga de algodão em pluma em Rio Verde (MT) e seguiu em direção ao litoral paulista quando o veículo tombou na pista. Até o momento, não há informações sobre as causas do acidente.

O motorista sofreu ferimentos na testa e apresentou suspeita de fratura na perna esquerda. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para a Santa Casa de Bataguassu.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas para controlar o trânsito, que ficou lento no local.

 

Assine o Correio do Estado.

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).