Com o objetivo de ressaltar a importância do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promoverá atividades voltadas para reflexões sobre temas como o racismo, igualdade social e inclusão. O evento é aberto ao público externo.
As atividades serão realizadas no campus de Campo Grande nos dias 17 e 18 e, em Três Lagoas, nos dias 16 e 19. Para se inscrever basta acessar a página da Semana da Consciência Negra da Instituição.
De acordo com a organização do evento, na Capital o tema central das atividades será 'Aquilombar-se: Ciente, Consciente e Atuante'.
Nos dois dias de eventos serão realizadas palestras e oficinas sobre temas como racismo, discriminação, igualdade social e inclusão. As atividades serão feitas de forma presencial.
A programação ainda prevê visitas técnicas às comunidades quilombolas Tia Eva e São João Batista, ambas de Campo Grande.
A coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (Neabi) do campus do IFMS na Capital, Paula Silva, ressaltou a importância da data e de se falar sobre os temas que atravessam a vida de pessoas negras no país.
Com o mesmo objetivo, o campus de Três Lagoas também promoverá, entre os dias 19 e 19 de novembro, diversas atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra.
O evento cuja tema é “O protagonismo e a diversidade negra na sociedade” terá formato híbrido, com atividades presenciais e também no ambiente virtual do Instituto.
A programação prevê apresentações culturais, palestras, rodas de conversa, oficinas e realização do Concurso de Beleza Negra.
Esta será a 12ª Semana da Consciência Negra realizada em Três Lagoas e, para a coordenadora do evento, Patricia Palmieri, é preciso debater e expor todas as questões que envolvem a vivência e a cultura negra.
“Em meio à diversidade de valores e culturas em que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira. Percebe-se a necessidade de um trabalho constante, proporcionando debates, momentos de reflexão e valorização da cultura africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade”, detalha .
Para se inscrever basta que o interessado entre na página da Semana da Consciência Negra e sinalize as atividades das quais ele deseja participar, preencher o formulário e enviar o pedido de inscrição.
Para mais informações, o contato deve ser feito via e-mail dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Campo Grande ([email protected]) ou do Campus Três Lagoas ([email protected]).