Cidades

Tempo

Campo Grande: chuva "esperada" transborda córrego e derruba teto de UPA

Após dias de estiagem e calorão, chuva chegou, mas causou transtornos em alguns lugares da cidade

Continue lendo...

A tão esperada chuva desta quarta-feira (9) assustou alguns motoristas que transitavam pela Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande. É que o Córrego Segredo, que é margeado pela via, transbordou. 
Também houve transbordamento em dois locais onde eles são frequentes:  as rotatórias da mesma Ernesto Geisel com a Avenida Euler de Azevedo, e também a rotatória da com a Avenida Rachid Neder. 

Nestes dois cruzamentos, apenas os veículos mais altos, como os ônibus, se arriscaram a continuar transitando. Os carros deram meia volta. 

Até as 20h desta quarta-feira, porém, os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não mostravam o que a população viu com olhos. Certamente porque o local onde a estação é localizada, talvez não tenha tido o mesmo volume de chuva: aproximadamente 3 milímetros. 

A temperatura, desde o início da tarde, quando começou a chover, despencou aproximadamente 12ºC: dos 34ºC verificados durante a manhã, para os 22ºC do início desta noite. 

 

 
 
 

UPA do Leblon

A chuva também causou transtornos na Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Leblon. Parte do teto desmoronou e prejudicou o atendimento no local. 

 

Previsão para o fim de semana

A capital de Mato Grosso do Sul deve ter a quinta-feira (10) e a sexta-feira chuvosas. O Inmet prevê tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para esta quinta-feira, mínima de 24ºC e máxima de 31ºC. Para a sexta, mínima de 21ºC e máxima de 27ºC. 


A chuva permanece até o sábado, dia com muitas nuvens, e com temperaturas variando entre 18ºC e 29ºC. O domingo será parcialmente nublado, com temperaturas variando entre 19ºC e 32ºC. (Colaboraram Laura Brasil e Neri Kaspary)

Assine o Correio do Estado

Tempo

Chuva cai com espuma branca em Campo Grande; Entenda o fenômeno

Origem tem relação com as queimadas

09/10/2024 18h00

Chuva com espuma branca

Chuva com espuma branca Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Na tarde desta quarta-feira (9) uma chuva caiu sobre a cidade de Campo Grande. Durante o evento, foi possível observar a formação de uma espuma branca nas águas que escorriam. 

O fenômeno, chamado de serapilheira, consiste na formação de uma camada de material orgânico que se deposita na superfície do solo ou do sedimento aquático.

Nesse caso em específico, a serapilha foi formada por restos de resíduos de matéria orgânica, como fuligem, cinzas de plantas e árvores, originados das diversas queimadas que atingem o Brasil.

Com a chuva, parte da fumaça encobria os céus sul-mato-grossenses foi limpa. 

Além da espuma, também houve queda de granizo.

Assine o Correio do Estado

Alívio

Chuva de granizo limpa o ar poluído e provoca queda de temperatura

Após 18 dias de calor severo e forte fumaça, a chuva que caiu nesta quarta-feira em Campo Grande foi comemorada pelos campo-grandenses

09/10/2024 17h40

Fotos: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Após 18 dias de estiagem severa e forte fumaça das queimadas na Bolívia, que tornaram o ar insalubre para respirar, a chuva de granizo que caiu em Campo Grande na tarde desta quarta-feira (9) foi amplamente comemorada pela população. Depois de semanas enfrentando escaldantes 39ºC, a temperatura caiu para 25,1ºC na tarde de hoje (9).

Conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até o momento choveu 1,4 milímetros. Em bairros da região sul, como Moreninhas, Universitário e Pioneiros, além de áreas da região central, como Tiradentes, Maria Aparecida Pedrossian e Jardim dos Estados, houve relatos de granizo. A chuva também trouxe um ar mais agradável para respirar.

Em alguns bairros da região sul de Campo Grande, há falta de energia elétrica e relatos de semáforos apagados.

Na tarde desta terça-feira (8), o QualiAR da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) registrou o pior valor desde o início da série histórica em 2021, atingindo 236 µg/m³ em Campo Grande, indicando péssima qualidade do ar e recomendando até o uso de máscaras.

 


E os próximos dias? 

Desde o dia 21 de setembro, os campo-grandenses aguardam ansiosamente por uma chuva que lhes permita respirar melhor.

Para esta quinta-feira (10), a previsão indica tempo instável, com aumento da nebulosidade e chuvas mais significativas, acumulando acima de 30 mm em 24 horas.

Contudo, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essa situação meteorológica é causada pelo intenso transporte de calor e umidade, aliado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Além disso, a aproximação de uma frente fria e o deslocamento de cavados favorecem a formação de instabilidade no estado de Mato Grosso do Sul.

Em relação às temperaturas, são previstas mínimas entre 19°C e 23°C e máximas entre 24°C e 31°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste, esperam-se mínimas entre 22°C e 27°C e máximas entre 27°C e 36°C. Já nas regiões do bolsão e norte, as mínimas devem variar entre 22°C e 25°C, com máximas entre 34°C e 36°C.

Em Campo Grande, as mínimas variam entre 23°C e 25°C, enquanto as máximas ficam entre 28°C e 33°C. Os ventos atuam entre os quadrantes norte e oeste, com velocidades de 40 a 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 60 km/h. 

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).