A última semana em Campo Grande foi marcada por intensas chuvas localizadas que causaram transtornos em diversas regiões do município.
Apesar de as fortes pancadas não serem registradas em todas as localidades da Capital, as áreas atingidas pelo fenômeno enfrentaram granizo, alagamentos e ventos fortes que causaram a queda de árvores.
Entre os transtornos ocasionados pela instabilidade do tempo está o desabamento de um trecho do muro de contenção do Córrego Segredo, na Avenida Ernesto Geisel, causado pela chuva isolada na tarde da quinta-feira (27). O trecho, que fica entre as ruas Curupaiti e Plutão no Bairro Cabreúva, fica próximo à reforma do Centro Belas Artes.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em todos os dias da semana ocorreu queda granizo e ventos fortes, fenômenos que danificaram telhados de casas. O Inmet informou que chuvas intensas já eram esperadas por causa das altas temperaturas das últimas semanas e a baixa umidade.
“Essas chuvas isoladas e fortes já eram previstas. As fortes temperaturas dos últimos dias combinadas à baixa umidade favorecem este cenário, que é comum para todos os anos”, explicou o meteorologista do Inmet, Marcos Schneider.
LINHA DO TEMPO
De acordo com apurado pela reportagem do Correio do Estado, na tarde da segunda-feira (24), as pancadas de chuva atingiram bairros da região norte de Campo Grande, com registro de queda de granizo e ventania.
Na manhã de terça-feira (25), os moradores da região oeste da Capital foram pegos de surpresa pela chuva intensa acompanhada com queda de granizo e ventania. A força do vento na região do Nova Campo Grande ocasionou a queda de árvores.
No fim da tarde de quarta-feira (26), a queda de granizo aconteceu na região oeste de Campo Grande. A precipitação durou cerca de 15 minutos e atingiu as zonas urbana e rural do município.
Na quinta-feira (27), a chuva localizada alagou trecho da Avenida Cônsul Assaf Trad.
MUDANÇA
De acordo com o especialista, nos próximos sete dias, a partir deste sábado, as chuvas deverão ser regionalizadas, por conta de uma mudança gerada pela convergência de ventos úmidos, ou seja, vai chover em todas as áreas do município, e não mais em pontos localizados. A mudança se aplica para o restante do Estado também.
“Teremos a ocorrência de uma convergência de ventos úmidos, e as chuvas devem passar acontecer em todas as regiões. As chuvas também devem acontecer com maior frequência durante a manhã, a tarde, a noite e a madrugada”, explicou.
Segundo Schneider , a previsão do volume de chuva para a semana no Estado é de 155 milímetros, podendo algumas áreas ultrapassar os 200 mm.
O serviço de monitoramento informou que o fim de semana será de muita chuva, céu nublado, raios, rajadas de vento, queda de granizo e temperaturas abaixo dos 30ºC em Mato Grosso do Sul. Estão previstos volumes de chuva de 50 mm em 24 horas.
Um alerta de “perigo” foi emitido pelo Inmet com aviso de chuvas intensas para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o alerta, há risco de alagamentos, corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores.
A umidade relativa do ar deve variar de 40% a 100% neste fim de semana. As chuvas ocorridas em Mato Grosso do Sul elevam a umidade relativa do ar e melhoram a qualidade de respiração.
PREVISÃO
Para Campo Grande , o Inmet aponta que a semana começará com a temperatura mínima de 21°C e a máxima de 26°C, na segunda-feira.
A máxima da umidade relativa do ar deve ser de 95%, enquanto que a mínima de 70%. O dia será marcado por muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas.
Já na terça, a mínima será de 20°C e a máxima de 27°C, e a umidade fica entre 60% mínima e 100% máxima. O tempo será nublado com pancadas de chuva e trovoadas.
Na quarta (2), os termômetros podem marcar temperatura mínima de 21°C e máxima de 27°C na Capital, com umidade mínima relativa do ar de 60% e a máxima 90%. O dia deverá ser de muitas nuvens com possibilidade de chuva.
Por fim, na quinta-feira (3), também haverá possibilidade de pancadas de chuvas, com ventos moderados.
A temperatura mínima será de 21°C e a máxima deve atingir a casa dos 28°C, com umidade entre 60% aos 85% ao longo do dia.
Prognóstico
De acordo com o Inmet, a próxima semana será marcada por chuvas intensas em todas as regiões da Capital, por conta de uma convergência de ventos úmidos.




