Cidades

Saúde

Com alta nos casos de dengue, MS amplia ações para controle do mosquito em 2026

Nos 10 primeiros dias do ano, já foram registrados 132 casos prováveis da doença no Estado

Continue lendo...

O Governo de Mato Grosso do Sul se prepara para um ano com alto índice de casos de dengue. 

De acordo com o boletim com dados da doença nos primeiros 10 dias de 2026, já foram constatados 132 casos prováveis de dengue em todo o Estado, sendo 2 confirmados. 

Esse número é maior que o observado no mesmo período do ano passado, quando foram 58 casos prováveis. 

Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) já começou a implantar medidas de prevenção e ações de controle vetorial para enfrentar a proliferação do Aedes aegypti. 

Entre as principais medidas fortalecidas estão o bloqueio químico adequado, com o uso de bomba costal motorizada, além da ampliação da Borrifação Residual Intradomiciliar, que passará a ser feita em todos os municípios em 2026. 

A prática consiste no uso de inseticida com efeito residual em pontos estratégicos, como locais com grande circulação de pessoas, que garante uma proteção por várias semanas. 

Para o coordenador estadual de Controle de Vetores, Mauro Lúcio Rosário, os trabalhos neste ano visam garantir que as ações sejam executadas de forma regionalizada. 

“Estamos em contato direto com todos os municípios para alinhar as ações de controle vetorial em cada região. A proposta é atuar de forma integrada, oferecendo parceria técnica para que as ações sejam executadas de acordo com as diretrizes nacionais e com a realidade de cada local”, explica.

Outra ação é a fase final de implantação das chamadas armadilhas ovitrampas em todos os municípios do Estado, que permite monitorar com maior precisão a presença do mosquito. Faltam apenas nove municípios para a conclusão total dessa etapa. 

Também será ampliado o uso das Estações Disseminadoras de Larvicida (EDLs), que utilizam o próprio mosquito como armadilha. 

“O mosquito entra em contato com o larvicida e acaba levando esse produto para outros recipientes que muitas vezes não são visíveis ou acessíveis, como calhas, telhados ou áreas de construção. Isso nos permite um controle muito mais eficiente”, detalha Mauro Lúcio.

Visita domiciliar 

Outra meta da SES é a visita domiciliar em 100% dos municípios, prática que é considerada a principal ferramenta de prevenção da doença, pois é voltada à identificação de focos do mosquito e orientações aos moradores pelos agentes de combate a endemias. 

Também será reforçada a importância dos mutirões de limpeza. 

“Não basta apenas recolher lixo. É fundamental identificar qual é o depósito predominante em cada município, seja lixo, caixas d’água, tonéis, fossas ou outros recipientes. Com base nesses dados, as ações se tornam mais eficientes”, reforça o coordenador estadual de Controle de Vetores. 

As ações contam ainda com apoio da Vigilância Sanitária, especialmente em pontos estratégicos como borracharias e ferros-velhos.

A SES reforça que a participação da população nas campanhas e ações é primordial para o sucesso das iniciativas e prevenção da doença. 

“A atuação do Estado e dos municípios é fundamental, mas ela se torna ainda mais eficaz quando a população participa ativamente. Pequenas ações no dia a dia, como a limpeza regular do quintal e dos ambientes da casa, fazem diferença na redução dos focos do mosquito e fortalecem todo o trabalho de prevenção desenvolvido”, destaca a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone. 

A recomendação da SES é de que cada morador reserve, pelo menos, 10  minutos por semana para eliminar recipientes que possam acumular água. 

Histórico de 2025

Mato Grosso do Sul encerrou o ano de 2025 com 8.461 casos confirmados e 20 mortes por dengue. Os dados representam uma queda de 47,86% em relação ao número de casos do ano anterior, quando foram confirmados 16.229. As mortes também tiveram queda, passando de 32 em 2024 para 20 no ano passado.

Com relação aos óbitos, oito vítimas eram mulheres e 12 homens, com idades entre 12 e 88 anos. As mortes ocorreram nos municípios de Antônio João, Aparecida do Taboado, Iguatemi, Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. 

Quanto à vacinação, 201.633 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas na população alvo até o fim do ano. 

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Cidades

UFMS abre processo seletivo para pessoas com 60 anos ou mais

São mais de 100 cursos de graduação para idosos que concluíram o ensino médio, bem como para aqueles que realizaram o Enem ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

20/01/2026 15h22

Sede da UFMS em Campo Grande

Sede da UFMS em Campo Grande Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em uma ação inédita, está com inscrições gratuitas abertas para pessoas com 60 anos ou mais. As inscrições começaram nesta segunda-feira (19) e contemplam 107 cursos de graduação.

Os interessados em participar do processo seletivo devem se candidatar on-line até o dia 13 de fevereiro. Confira o passo a passo para realizar a inscrição logo abaixo na matéria.

Para a reitora Camila Ítavo, a entrada de pessoas com 60 anos ou mais na graduação enriquece as experiências em sala de aula e reafirma o papel social da UFMS, além de oferecer mais autonomia aos acadêmicos dessa faixa etária.

“Para esse público, o acesso à graduação fortalece a autonomia, estimula a convivência e amplia as possibilidades de participação social por meio da educação. Ao mesmo tempo, a Universidade ganha em pluralidade, em troca de saberes e em formação humana. É um movimento de aprendizagem mútua, que beneficia a todos os envolvidos”, disse a reitora.

Quem pode participar?

Estão aptas a participar do processo seletivo pessoas com 60 anos ou mais que tenham concluído o ensino médio. O interessado deve realizar a inscrição por meio do link https://queroser.ufms.br/.
.

Como funciona o processo seletivo?

Segundo explicou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira, a seleção será dividida em dois grupos, com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), referentes aos anos de: 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 ou 2025, bem como do Vestibular UFMS desses mesmos anos.

Também poderão participar os candidatos que apresentarem o histórico escolar do 3º ano do ensino médio, acompanhado do envio de uma carta de intenção, na qual deverão explicar os motivos pelos quais desejam ingressar na instituição.

Cabe ressaltar que candidatos que estejam ou que já tenham estado regularmente inscritos na Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) da UFMS terão prioridade.

Confira o cronograma:

ATIVIDADES DATAS ENDEREÇO ELETRÔNICO
Período de Inscrições on-line 19/01/2026 a 13/02/2026 https://queroser.ufms.br/
Divulgação do Resultado preliminar dos candidatos 19/02/2026 https://ingresso.ufms.br/
Período de recurso administrativo 19/02/2026 a 20/02/2026 https://ingresso.ufms.br/
Divulgação do Resultado Final dos recursos administrativos 24/02/2026 https://ingresso.ufms.br/
Divulgação Resultado final dos candidatos 24/02/2026 https://ingresso.ufms.br/
Previsão de convocação para a matrícula (1ª convocação) 24/02/2026 https://ingresso.ufms.br/

Classificação

Os candidatos serão classificados em categorias, divididas entre o Grupo I e o Grupo II, conforme descrito abaixo:

  • Grupo I: candidatos que optarem pelo ingresso por meio do desempenho no Enem ou no Vestibular da UFMS, nos anos de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024, 2025 ou 2026.
  • Grupo II: candidatos que não passaram por processo seletivo e que ingressarão mediante apresentação do histórico escolar de conclusão do 3º ano do ensino médio e de uma redação, na forma de carta de intenção.

Também fazem parte do Grupo II os estudantes que estudaram e concluíram a Universidade Aberta à Pessoa Idosa da UFMS (UnAPI/UFMS).

Procedimentos para o Grupo I

Na página seguinte, o candidato deverá:

  • selecionar o tipo de ingresso, conforme o item 3 do edital;
  • selecionar o município, a unidade e o curso para o qual deseja concorrer, conforme o Anexo I do edital;
  • selecionar a respectiva modalidade de concorrência (reserva de vagas ou ampla concorrência); 

Anexar os documentos

(todos em formato PDF, com tamanho máximo de 10 MB):

  • documento oficial de identidade com foto (RG, CNH ou equivalente), frente e verso;
  • Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • histórico escolar do ensino médio completo, contendo todas as páginas, de forma legível e sem rasuras, com assinatura e carimbo do servidor competente ou assinatura eletrônica passível de verificação;
  • número de inscrição do Enem ou do Vestibular UFMS e o respectivo ano de realização do processo seletivo; 
  • certificado de conclusão de atividade realizada na Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS), opcionalmente como critério de desempate.

Procedimentos para o Grupo II

  • selecionar o município, a unidade e o curso para o qual deseja concorrer, conforme o Anexo I do edital;
  • selecionar a respectiva modalidade de concorrência (reserva de vagas ou ampla concorrência); e
  • anexar os seguintes documentos (todos em formato PDF, com tamanho máximo de 10 MB):

Documentos exigidos:

  • documento oficial de identidade com foto (RG, CNH ou equivalente), frente e verso;
  • Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • histórico escolar de conclusão do ensino médio completo, contendo todas as páginas, de forma legível e sem rasuras, com assinatura e carimbo do servidor competente ou assinatura eletrônica passível de verificação;
  • carta de intenção; 
  • certificado de conclusão de atividade realizada na Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS).
     

Saiba como se inscrever

O candidato deve acessar o portal https://queroser.ufms.br/ e informar um e-mail válido, por meio do qual terá acesso à Área do Candidato, onde deverá preencher o cadastro. A liberação da página, que funcionará como canal de informações, será confirmada por mensagem enviada ao e-mail cadastrado.

Com o cadastro realizado, o candidato deverá acessar novamente o endereço https://queroser.ufms.br/
 e efetuar o login com o CPF e a senha cadastrados.

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO VAGAS
ADMINISTRAÇÃO AQUIDAUANA NOTURNO 1
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA AQUIDAUANA NOTURNO 1
GEOGRAFIA - BACHARELADO AQUIDAUANA NOTURNO 1
GEOGRAFIA - LICENCIATURA AQUIDAUANA NOTURNO 1
HISTÓRIA - LICENCIATURA AQUIDAUANA NOTURNO 1
LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL LICENCIATURA AQUIDAUANA NOTURNO 1
LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS LICENCIATURA AQUIDAUANA NOTURNO 1
MATEMÁTICA - LICENCIATURA AQUIDAUANA NOTURNO 1
PEDAGOGIA - LICENCIATURA AQUIDAUANA NOTURNO 1
MEDICINA VETERINÁRIA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ZOOTECNIA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ENGENHARIA DE SOFTWARE CAMPO GRANDE Integral (V, N) 1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CAMPO GRANDE NOTURNO 1
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ARQUITETURA E URBANISMO CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ENGENHARIA AMBIENTAL CAMPO GRANDE Integral (V, N) 1
ENGENHARIA CIVIL CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ENGENHARIA CIVIL (*) CAMPO GRANDE Integral (V, N) 1
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPO GRANDE Integral (V, N) 1
ENGENHARIA ELÉTRICA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
GEOGRAFIA - BACHARELADO CAMPO GRANDE N 1
MATEMÁTICA - BACHARELADO CAMPO GRANDE M 1
MATEMÁTICA - LICENCIATURA CAMPO GRANDE N 1
ENGENHARIA QUÍMICA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
QUÍMICA - BACHARELADO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
QUÍMICA - LICENCIATURA CAMPO GRANDE N 1
ENGENHARIA FÍSICA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
FÍSICA - BACHARELADO CAMPO GRANDE V 1
FÍSICA - LICENCIATURA CAMPO GRANDE N 1
ADMINISTRAÇÃO CAMPO GRANDE M 1
ADMINISTRAÇÃO CAMPO GRANDE N 1
CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAMPO GRANDE N 1
CIÊNCIAS ECONÔMICAS CAMPO GRANDE M 1
PROCESSOS GERENCIAIS - TECNOLÓGICO CAMPO GRANDE N 1
TURISMO CAMPO GRANDE M 1
RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAMPO GRANDE N 1
ENGENHARIA DE ALIMENTOS CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
FARMÁCIA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
NUTRIÇÃO CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ENFERMAGEM CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
FISIOTERAPIA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ARTES VISUAIS - BACHARELADO CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ARTES VISUAIS - LICENCIATURA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
AUDIOVISUAL CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
JORNALISMO CAMPO GRANDE V 1
LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL - LICENCIATURA CAMPO GRANDE M 1
LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS - LICENCIATURA CAMPO GRANDE M 1
MÚSICA - LICENCIATURA CAMPO GRANDE N 1
CIÊNCIAS SOCIAIS - BACHARELADO CAMPO GRANDE M 1
CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA CAMPO GRANDE N 1
FILOSOFIA - LICENCIATURA CAMPO GRANDE N 1
HISTÓRIA - LICENCIATURA CAMPO GRANDE N 1
HISTÓRIA - BACHARELADO CAMPO GRANDE N 1
PSICOLOGIA CAMPO GRANDE N 1
EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
PEDAGOGIA - LICENCIATURA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
PEDAGOGIA - LICENCIATURA (*) CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
EDUCAÇÃO SOCIAL - TECNOLOGIA CAMPO GRANDE Integral (M, V) 1
ADMINISTRAÇÃO CORUMBÁ N 1
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA CORUMBÁ V 1
CIÊNCIAS CONTÁBEIS CORUMBÁ N 1
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CORUMBÁ Integral (M, V) 1
GEOGRAFIA - LICENCIATURA CORUMBÁ N 1
HISTÓRIA - LICENCIATURA CORUMBÁ N 1
MATEMÁTICA - LICENCIATURA CORUMBÁ Integral (V, N) 1
PEDAGOGIA - LICENCIATURA CORUMBÁ N 1
PSICOLOGIA CORUMBÁ Integral (V, N) 1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CORUMBÁ N 1
ENFERMAGEM COXIM Integral (M, V) 1
LETRAS - PORTUGUÊS - LICENCIATURA COXIM N 1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COXIM N 1
ADMINISTRAÇÃO CHAPADÃO DO SUL Integral (M, V) 1
AGRONOMIA CHAPADÃO DO SUL M 1
ENGENHARIA FLORESTAL CHAPADÃO DO SUL M 1
ADMINISTRAÇÃO NAVIRAÍ N 1
ARQUITETURA E URBANISMO NAVIRAÍ Integral (M, V) 1
PEDAGOGIA NAVIRAÍ N 1
PEDAGOGIA NAVIRAÍ N 1
ADMINISTRAÇÃO NOVA ANDRADINA N 1
CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOVA ANDRADINA N 1
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NOVA ANDRADINA N 1
HISTÓRIA - LICENCIATURA NOVA ANDRADINA N 1
ADMINISTRAÇÃO PARANAÍBA N  
MATEMÁTICA - LICENCIATURA PARANAÍBA N 1
PSICOLOGIA PARANAÍBA Integral (V, N 1
MEDICINA VETERINÁRIA PARANAÍBA Integral (M, V) 1
MATEMÁTICA - LICENCIATURA PONTA PORÃ N 1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PONTA PORÃ N 1
ADMINISTRAÇÃO TRÊS LAGOAS N 1
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO TRÊS LAGOAS Integral (M, V) 1
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA TRÊS LAGOAS Integral (M, V) 1
CIÊNCIAS CONTÁBEIS TRÊS LAGOAS Integral (M, V) 1
ENFERMAGEM TRÊS LAGOAS N 1
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO TRÊS LAGOAS Integral (M, V) 1
GEOGRAFIA - BACHARELADO TRÊS LAGOAS N 1
GEOGRAFIA - LICENCIATURA TRÊS LAGOAS N 1
HISTÓRIA - LICENCIATURA TRÊS LAGOAS N 1
LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL - LICENCIATURA TRÊS LAGOAS N 1
LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS - LICENCIATURA TRÊS LAGOAS N 1
LETRAS - PORTUGUÊS/LITERATURA - LICENCIATURA TRÊS LAGOAS N 1
MATEMÁTICA - LICENCIATURA TRÊS LAGOAS N 1
PEDAGOGIA - LICENCIATURA TRÊS LAGOAS N 1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TRÊS LAGOAS N 1

 

Confira o edital


Sede da UFMS em Campo Grande

Assine o Correio do Estado

Cidades

Ladrão ameaça guarda com arma falsa e rouba prédio de prefeitura em MS

Equipamento furtado foi vendido logo após o crime

20/01/2026 14h00

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Durante a madrugada de segunda-feira (19), um jovem de 21 anos invadiu o prédio da Prefeitura Municipal de Caarapó após render o vigilante o ameaçando com uma réplica de arma de fogo.

Na invasão, ele furtou uma máquina lavadora de alta pressão utilizada nos serviços do município. Com medo de ser atacado e agredido, o guarda do prédio não reagiu ao furto e permitiu a fuga do ladrão.

Após a evasão do criminoso, a Polícia Militar e a Polícia Civil foram convocadas e, pelas imagens das câmeras de segurança, identificaram o criminoso e iniciaram as buscas. 

No período da tarde, a equipe do SIG conseguiu localizar o suspeito na rua Arcênio Cardoso. Confrontado, ele confessou o crime e informou ter vendido a máquina lavadora poucas horas após o roubo.

Os policiais civis se deslocaram até o endereço indicado, onde identificou o receptador, de 36 anos, recuperou a máquina roubada e efetuou a prisão em flagrante de ambos os envolvidos.

Tanto o autor do roubo quanto o receptador possuem extensa ficha criminal por delitos patrimoniais na cidade de Caarapó e agora estão novamente presos à disposição da Justiça.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).