Cidades

SEMANA DE RESTRIÇÕES

Com linhas reduzidas, ônibus e terminais lotam no primeiro dia da semana de feriados

Consórcio Guaicurus disse que movimento de trabalhadores não diminuiu com as restrições

Continue lendo...

No primeiro dia de vigência do decreto que restringiu funcionamento de algumas atividades em Campo Grande, usuários do transporte coletivo enfrentaram lotação e longa espera nos terminais e pontos.

Devido às restrições, o Consórcio Guaicurus reduziu horários e número de linhas em circulação, funcionando com a tabela de domingo.

No entanto, como houve grande fluxo de passageiros, as linhas foram reforçadas ainda no início da manhã.

Últimas notícias

De acordo com um usuário do transporte coletivo, os pontos estavam "abarrotados" desde as 4h40. As linhas começam a circular às 5h, devido a ser o horário em que se encerra o toque de recolher.

O primeiro veículo passou às 6h50, lotado, e alguns passageiros que aguardavam na fila não conseguiram embarcar, segundo o usuário.

"Voltei para casa, não tem como pegar busão", disse.

O Consórcio Guaicurus informou, por meio da assessoria de imprensa, que as linhas foram reduzidas devido ao decreto da prefeitura, que determinou o fechamento de diversas atividades não essenciais durante toda a semana, com antecipação de feriados.

Dessa forma, a expectativa era de que o fluxo de passageiros fosse menor, o que não ocorreu.

Conforme o Consórcio, o governo havia informado que o trabalho nas repartições públicas estaduais seria remoto e, por este motivo, não estava programada para circular a linha Parque dos Poderes, que precisou ser ativada pela demanda de funcionários públicos que precisaram ir para o trabalho.

O Correio do Estado deu uma volta pelo centro da Capital e constatou que, mesmo com o comércio fechado, muitos funcionários foram escalados para trabalhar devido ao funcionamento por meio de delivery das empresas, que está permitido em decreto.

Ainda segundo o Consórcio Guaicurus, uma reunião será realizada com representantes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para redefinir o cronograma do transporte coletivo para esta semana. 

A expectativa é que a escala seja revista, com reforço nas linhas para atender a demanda.

Os itinerários e horários ficam disponíveis no sistema Mobilibus, utilizado pela empresa para informar os usuários em tempo real sobre a localização dos veículos.

Feriados antecipados

A Prefeitura de Campo Grande antecipou feriados municipais deste ano e do ano que vem, somando a medida com uma série de restrições que, segundo o poder público, devem barrar o contágio pela Covid-19.

Isso quer dizer que quando as datas comemorativas de fato chegarem, serão consideradas dias úteis normais, já que os funcionários já terão gozado a pausa remunerada ou trabalhado com hora extra dobrada agora.

Somente atividades essenciais podem funcionar neste período. Confira aqui a lista.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (27) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Tempo quente e seco seguem firmes

27/11/2024 04h30

Calor e tempo seco atingem todo o estado

Calor e tempo seco atingem todo o estado Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Nesta quarta-feira (27), a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade devido a atuação do sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco.

As temperaturas estarão em elevação e altas podendo atingir valores de 33° a 40°C. Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%. Por isso recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. Devido ao aquecimento diurno não se descartam pancadas de chuvas isoladas.

Os ventos atuam do quadrante norte (norte/nordeste) com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 26°C e máxima de 36°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 27°C e 37°C. Há previsão de tempestade.
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 29°C e a máxima de 38°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 24°C e máxima de 36°C. 
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 24°C e 37°C. 
  • Anaurilândia terá mínima de 26°C e máxima de 38°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 26°C e máxima de 37°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 25°C e 34°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 27°C e máxima de 36°C. 

Assine o Correio do Estado

energia renovável

Brasil atinge marco de 50 GW em energia solar e entra no top 6 mundial

Energia solar é a segunda maior fonte de energia do país, ficando atrás apenas das hidrelétricas

26/11/2024 22h00

Placas de energia solar

Placas de energia solar Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Brasil alcançou um marco significativo no setor de energia solar, superando 50 gigawatts (GW) de potência instalada operacional. Com esse feito, o país se junta a um grupo seleto de nações líderes em energia solar, ocupando a sexta posição no ranking global, atrás apenas de China, Estados Unidos, Alemanha, Índia e Japão.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração distribuída, que inclui pequenos e médios sistemas, lidera com 33,5 GW, enquanto as grandes usinas solares contribuem com 16,5 GW. Essa capacidade representa 20,7% da matriz elétrica brasileira, posicionando a energia solar como a segunda maior fonte, atrás apenas da hidrelétrica.

O setor solar tem impulsionado significativamente a economia brasileira desde 2012, gerando investimentos de R$ 229,7 bilhões e uma arrecadação de R$ 71 bilhões em impostos. Além disso, contribuiu para a redução de 60,6 milhões de toneladas de emissões de CO2.

No entanto, a recente decisão do governo de aumentar o Imposto de Importação sobre insumos e componentes de painéis solares de 9,6% para 25% tem gerado preocupações no setor. A Absolar critica a medida, argumentando que pode desacelerar o crescimento da energia limpa no país.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) defende a elevação do imposto como uma estratégia para fortalecer a indústria local e criar empregos no Brasil.

Ranking mundial de potência acumulada em energia solar:

China: 817 GW
Estados Unidos: 189,7 GW
Alemanha: 94,36 GW
Índia: 92,12 GW
Japão: 90,4 GW
Brasil: 50 GW

*Com informações de Agência Brasil

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).