Cidades

FIEL LEIGO ELEVADO

Com milagres na Capital, Carlo Acutis é elevado a 'Santo' pelo Papa Francisco

Campo Grande foi palco de graças concedidas à criança e jovem pela intercessão do "Padroeiro da Internet"

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Com autorização de decretos do chamado "Dicastério das Causas dos Santos", na manhã desta quinta-feira (23) o Papa Francisco reconheceu o milagre de Carlo Acutis - que tem duas graças concedidas em Campo Grande -, e agora eleva o 'status' do conhecido "padroeiro da internet" a Santo. 

Pelo boletim publicado hoje pela agência de notícias do Vaticano, o prefeito do Dicastério, Cardeal Marcello Semeraro, levou milagres e martírios e virtudes heroicas de beatos e serva, além da ação referente a Carlo. 

"O milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis, Fiel Leigo; nascido em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra) e falecido em 12 de outubro de 2006 em Monza (Itália)", expõe o documento, em tradução livre do original em italiano. 

Campo Grande aparece na jornada santa de Carlo desde o milagre que concedeu a beatificação ao então "padroeiro da internet". 

"Além disso, o Sumo Pontífice aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais Padres e Bispos para a canonização do Beato Emanuele Ruiz e 7 Companheiros, da Ordem dos Frades Menores, e de Francisco, Abdel Mooti e Raffaele Massabki, Fiéis Leigos, morto por ódio à Fé em Damasco (Síria) entre 9 e 10 de julho de 1860, e decidiu convocar um Consistório, que tratará também da canonização dos Beatos Giuseppe Allamano, Marie-Léonie Paradis, Elena Guerra e Carlo Acutis", conclui o boletim desta quinta-feira (23) do Vaticano

Milagres locais

Cerca de sete anos após a morte de Carlo, um milagre por intercessão do padroeiro foi registrado na Cidade Morena, quando uma criança com condição rara no pâncreas foi levada até a uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande. 

Ainda aos três anos Matheus Lins Vianna já convivia com o diagnóstico de anomalia congênita rara no pâncreas anular, sendo que o contato com uma relíquia de Carlo, momento em que a criança pediu de forma espontânea ‘para parar de vomitar’, indicou o padre Marcelo Tenório, da paróquia São Sebastião da qual a capela faz parte. 

"E assim aconteceu, não vomitou mais", expõe o padre em relato divulgado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em celebração ao jovem Carlo Acutis. 

Já em 2020, no dia 10 de outubro, Carlo foi beatificado em função dessa graça concedida, quando em 2017 surgiu o segundo suposto milagre atribuído ao padroeiro da internet, quando um campo-grandense de 25 anos entrou em estado vegetativo após uma parada cardíaca. 

Gabriel Terron Nunzio estava em um ponto de ônibus, próximo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quando foi vítima da parada cardiorrespiratória, em 2016

O milagre veio após exposição do jovem através da unção dos enfermos, com parte do pijama e pedaço de cabelo de Acutis. 

 

 

Conheça o santo

Natural de Londres, Carlo nasceu em 03 de maio de 1991, descobrindo uma leucemia violenta que ceifou sua vida após 15 anos, em 12 de outubro de 2006 na comuna italiana de Monza, região da Lombardia.

Habilidoso com informática, em uma época em que a internet engatinhava no mundo, o jovem aproveitou o espaço eletrônico para divulgar materiais cristãos e expôr uma série de milagres eucarísticos. 

Fulminante, a leucemia demonstrou seus primeiros sintomas em setembro de 2006, com o jovem dedicando uma vida católica de devoção a Deus até 12 de outubro de 2006. 

Diante do evento de Carlo, o próprio Papa Francisco reforçou que Acutis "não se acomodou numa imobilidade confortável. 

"Mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-o nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual", completou o Papa. 

Com seus restos mortais repousando na cidade italiana de Assis, a comunidade local também entrou em festa, como destacou o bispo da cidade, dom Domenico Sorrentino, celebrando que Carlo será proclamado santo. 

"Passando assim do culto local, por sua condição de beato, ao culto universal que caracteriza os santos canonizados. A Igreja de Assis está em festa. Ele poderá ser chamado de “Santo” e venerado com o culto litúrgico devido aos Santos somente após a canonização - explica o prelado. Liturgicamente, portanto, tudo permanece como antes", expõe o bispo em nota pública.

O corpo de Carlo que está no Santuário da Espoliação, ainda em 2022, foi aberto para peregrinação e exposto de modo permanente por dom Domenico Sorrentino após a missa de 1º de junho daquele ano. 

Seu túmulo foi reaberto dias após inaugurada a chamada "porta de São Francisco", que segundo o portal do Vaticano foi "trazida a luz após 800 anos" para que os fiéis revivam o gesto quando o "Pobrezinho" abriu mão de todos os bens terrenos. 

 

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Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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Cidades

TCE suspende licitação para reforma de ponte sobre o rio Paraguai

Inconsistências e riscos de gastos excessivos na licitação levaram o Tribunal de Contas do Estado a suspender o certame

13/12/2025 13h30

Imagem divulgação

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Menos de um mês depois de assumir como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-integrante do governo do Estado, Sérgio de Paula, suspendeu a licitação de R$ 11,7 milhões para obras na ponte da BR-262, sobre o Rio Paraguai.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12), em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de novembro, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) lançou a licitação prevendo investimento de até R$ 11.728.608,10 para a execução de obras de recuperação estrutural.

Os envelopes com as propostas feitas pelas empreiteiras seriam abertos na segunda-feira (15). No entanto, foi determinada a suspensão do certame após a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) identificar “inconsistências e lacunas” em informações como:

  • Caderno de desenhos;
  • Relatório de critérios e especificações técnicas;
  • Verificação estrutural;
  • Projeto de recuperação estrutural;
  • Projeto de sinalização temporária;
  • Plano de execução.

A justificativa para suspender o processo licitatório da reforma da ponte foram inconsistências no Projeto Básico, que podem gerar gastos acima do necessário. Para isso, foi apontada a necessidade de atualização dos dados técnicos.

“Tais inconsistências podem acarretar riscos de sobrepreço, aditivos contratuais futuros e execução inadequada da obra, comprometendo a economicidade e a eficiência, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Embora o projeto tenha avançado em sua conformidade com a nova Lei de Licitações, as lacunas técnicas e a necessidade de atualização são significativas. Para uma decisão embasada e para mitigar risos futuros, é crucial que as informações complementares e as atualizações necessárias sejam providenciadas e analisadas”, consta no ato.

Diante dos indícios de irregularidades no Estudo Técnico Preliminar (ETP) e no Projeto Básico, o relator, conselheiro Sérgio de Paula, determinou a aplicação de medida cautelar para suspender o processo licitatório até a regularização dos pontos apontados.

Previsão

Com previsão de início das obras somente no segundo trimestre de 2026, o valor estimado, como adiantou o Correio do Estado, indica que a reforma da ponte pode custar o dobro do apontado pelo ex-secretário de Obras, Hélio Peluffo.

Em 2023, ele previu gastos em torno de R$ 6 milhões na recuperação da estrutura da ponte, que tem sofrido diversas intervenções e situações que resultaram em tráfego em meia pista.

Essa situação ocorreu em 2023, quando a interdição durou mais de um ano, até que os reparos emergenciais fossem concluídos na pista de rolamento.

Além disso, há situação emergencial nos “amortecedores” instalados entre as pilastras e a parte superior da ponte (pista), que apresentam desgaste por falta de manutenção. Essa obra deverá ser bancada, agora, com recursos públicos.

Pedagiada "até ontem"
 

Investimento público em uma ponte seria algo normal não fosse a cobrança de pedágio, feita até setembro de 2022. Pequena fatia da receita era repassada ao Estado e a única obrigação da empresa era fazer a manutenção da estrutura, que tem dois quilômetros e foi inaugurada em 2001.

Porém, em 15 de maio de 2023 a empresa Porto Morrinho encerrou o contrato e devolveu a ponte Poeta Manoel de Barros sem condições plenas de uso, embora tivesse faturamento milionário.

Em 2022,  com tarifa de R$ 14,10 para carro de passeio ou eixo de veículo de carga, a cobrança rendeu R$ 2,6 milhões por mês, ou R$ 21 milhões nos oito primeiros meses daquele ano.

No ano anterior, o faturamento médio mensal ficou em R$ 2,3 milhões. Conforme os dados oficiais, 622 mil veículos pagaram pedágio naquele ano. Grande parte deste fluxo é de caminhões transportando minério. A maior parte destes veículos têm nove eixos e por isso deixavam R$ 126,9 na ida e o mesmo valor na volta.

Esse contrato durou longos 14 anos, com início em dezembro de 2008, e rendeu em torno de R$ 430 milhões, levando em consideração o faturamento do último ano de concessão. 

Em março de 2017, a Porto Morrinho conseguiu um abatimento de 61% no valor da outorga. Na assinatura, em 22 de dezembro de 2008, o acordo previa repasse de 35%  do faturamento bruto obtido com a arrecadação tarifária estabelecida em sua proposta comercial. A partir de março de 2017, porém, este valor caiu para 13,7%. 

Se tivesse de repassar 35% dos R$ 2,6 milhões arrecadados por mês em 2022, a Porto Morrinho teria de pagar R$ 910 mil por mês ao Estado. Com a repactuação do contrato, porém, este valor caiu para a casa dos R$ 355 mil. Em ambos os casos os valores teriam alguma variação porque ainda seria necessário descontar impostos.

Ou seja, a repactuação garantiu R$ 555 mil mensais a mais aos cobres da concessionária, que mesmo assim não cumpriu com sua única obrigação, que era manter a ponte em condições de uso. 

E, mesmo depois de parar de cobrar pedágio, ela continuou cuidando da ponte, entre setembro de 2022 até maio de 2023.  Neste período, recebeu indenização milionária, de pouco mais de R$ 6 milhões. 

O pedágio acabou por causa do fim do acordo do governo estadual, que construiu a ponte, com o DNIT, já que a rodovia é federal. Porém, o governo federal só aceita receber a ponte depois que estiver em boas condições de uso. 

** Colaborou Neri Kaspary

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