Cidades

DIVERSÃO

Com picanha, sushi e drinks, Expogrande oferece fartura gastronômica no fim de semana

Nos últimos dois dias, evento oferece diversas opções de pratos, inclusive para almoço

Continue lendo...

Além das atrações musicais e das oportunidades de negócios do setor agro, a Expogrande também tem diversas opções de comida neste fim de semana. 

Os locais funcionam em horário de almoço, das 11h às 15h e depois a partir das 18h até o final dos shows. Confira algumas das opções de pratos disponíveis na feira: 

Almoço

Carne sendo assada para almoço na Expogrande. Foto: Gerson Oliveira

Quem quiser almoçar, pode escolher entre o Pavilhão do Fazendeiro e o Food Park da Expogrande. 
No Pavilhão há opções de almoço com diferentes cortes, como de beef ancho ou picanha, ou porções de linguiça ou cupim e espetinhos. Para beber, o local tem opção de chopp e cerveja, além de diversos drinks. 

No Food Park, diversos restaurantes oferecem também almoço e bebidas, além de abrirem novamente no final da tarde até de madrugada. Há opções de sushi, linguiça de costela, hambúrgueres, choripan e lanches. 
Para beber, além do chopp, tem também vinhos e sucos disponíveis nos stands. 

Produtos diversos

Quem também quiser comprar queijos artesanais, doces e até diferentes tipos de frutas, como tâmara, morango, uva ou melão. 

Fast food

No final da tarde, as barracas de comidas e bebidas próximas ao espaço reservado para os shows começam os atendimentos. Por ali, o público encontra espetinho de carne e frango, mais de 15 sabores de pizza, crepe ou batata chips. Na parte das bebidas alcóolicas, há stands com drinks como whisky com energético ou caipirinha. 

Programação

A Expogrande segue até domingo (23), no Parque de Exposições Laucídio Coelho. As atrações musicais de hoje são Gusttavo Lima e Pedro Sampaio. No sábado (22), sobem ao palco Luan Santana e Gustavo Mioto e no domingo (23), acontece o show gratuito de Almir Sater e Jads e Jadson. 

Foto: Gerson Oliveira

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Alinhamento dos planetas: o que é o fenômeno tão raro que poderá ser visto no Brasil?

Na próxima sexta-feira, 28, todos os planetas do Sistema Solar vão se alinhar

27/02/2025 20h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um evento astronômico raro próximo de acontecer vai, certamente, despertar a curiosidade dos apaixonados pela observação do céu. Na próxima sexta-feira, 28, todos os planetas do Sistema Solar - Terra, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio - vão se alinhar e poderão, na ausência de nuvens e outros obstáculos, ser vistos a olho nu e sem a necessidade de instrumentos ópticos.

O processo de alinhamento já vem sendo formado desde janeiro, mas vai atingir o seu auge no dia 28, com a chegada de Mercúrio à mesma linha de visada dos demais planetas. O alinhamento está relacionado com a velocidade com que os astros giram em torno do Sol. A Terra, por exemplo, leva um ano (365 dias) para completar uma volta, enquanto Júpiter, leva 12.

O fenômeno significa que os planetas vão estar todos como se fossem alinhados, próximos um do outro e com a possibilidade de serem vistos todos juntos no horizonte e em um mesmo horário.

"Óbvio que eles só vão estar aparentemente próximos, já que eles estão a distâncias muito diferentes da Terra, mas vão estar na mesma linha de visada, então vai ser possível observá-los no céu, em uma mesma direção", diz Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP)

Por isso que esse fenômeno é considerado muito raro, diz Costa. Para acontecer, ele explica, é necessário que todos os planetas - que possuem velocidades diferentes - consigam se posicionar em sua respectiva órbita a ponto de estarem em uma mesma linha. "É difícil que ocorra essa coincidência", afirma o especialista.

Ele dá uma dimensão dessa raridade: "Para os planetas se alinharem da mesma forma, no mesmo arranjo que estão agora, isso só vai acontecer daqui a mais ou menos quatro séculos, lá para o final do século 25". O que não significa que outros alinhamentos, com os planetas em posições diferentes, não possam acontecer neste tempo. "Para repetir este arranjo de posições sim (vai levar quatro séculos), mas outros alinhamentos tão ou mais bonitos ocorrerão", diz.

O que fazer para conseguir observar?

Conforme Costa, não é necessário equipamentos, como lunetas ou binóculos - embora eles facilitem. Mas, basta procurar um lugar que o horizonte oeste esteja desimpedido, sem prédios e árvores, que não tenha morros e em uma noite limpa, sem nuvens. "Minha sugestão para um observador leigo é sempre começar por Vênus. Ele é o objeto mais brilhante do céu exceto o Sol e a Lua", orienta.

Ele explica que o dia 28 é considerado o auge do alinhamento por conta da presença de Mercúrio, que também poderá ser visto, embora não seja uma tarefa simples. "O que pode atrapalhar um pouco a observação desta região no dia 28 é a presença da Lua também na direção oeste. Seu brilho torna mais difícil observar os planetas. Mercúrio fica quase impossível", diz Costa.

O professor, contudo, não considera impossível visualizar o planeta que é o mais próximo do Sol entre todos os demais. "É possível ver Mercúrio a olho nu, mas eu recomendo usar um programa tipo planetário, que reproduzem o céu para qualquer horário e local. Existem vários gratuitos que podem ser instalados como aplicativo de celular, ou no computador, como o Stellarium e o Sky Chart", recomenda, Roberto Costa.

Ainda existe a possibilidade de observar o alinhamento na próxima quarta, 4 de março. Isso porque a Lua vai estar mais afastada e, portanto, seu brilho não ofuscará tanto a visualização do fenômeno.

Refutando alguns mitos, o professor afirma que o alinhamento não altera em nada o que acontece na Terra. A força das marés, diz, é exercida pela Lua e pelo Sol. "Os planetas estão a distâncias muito, muito grandes e é absolutamente impossível que ocorram influências gravitacionais dos planetas sobre a Terra", ressalta "Não tem influência nenhuma, é apenas um belo espetáculo para se admirar".

*Com informações de Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

Cidades

Homem é preso após descumprir medida protetiva e agredir mulher a golpes de madeira

Criminoso teria invadido a casa da vítima, quebrado porta de vidro e a mantido em cárcere privado

27/02/2025 18h30

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa Reprodução

Continue Lendo...

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (27) após invadir a casa de uma mulher, de 25 anos, e agredi-la com golpes de madeira.

O crime ocorreu no bairro Tijuca, em Campo Grande. Além da gravidade dos fatos, o criminoso descumpriu medidas protetivas já solicitadas pela vítima.

Conforme o boletim de ocorrência, uma equipe da Polícia Militar foi acionada ao endereço da vítima após denúncias de violência doméstica.

Ao chegarem no local, os policiais identificaram o suspeito na varanda da casa, discutindo com a vítima que se encontrava no interior da residência.

Ao perceber a presença dos policiais, a mulher gritou que se encontrava trancada no local. A equipe policial então abordou o criminoso, que estava com duas chaves em seus bolsos, sendo uma do portão e outra do quarto onde a vítima estava.

Invasão

A mulher relatou aos agentes que o suspeito invadiu sua casa por volta das 6h da manhã, e logo depois quebrou uma porta de vidro, à procura de um cartão. 

Ao confrontar o criminoso sobre seus atos, o homem então a empurrou e passou a agredi-la com golpes de madeira. Depois, ainda trancou a vítima no quarto.

Diante dos relatos, o criminoso foi preso em flagrante e levado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Campo Grande (Deam). 

Após a prisão, a mulher relatou aos policiais que o suspeito possui fácil acesso à arma de fogo, em razão de já ter se envolvido com o tráfico de drogas.

Na delegacia, a vítima solicitou que as medidas protetivas sejam mantidas e pediu uma nova medida protetiva de urgência contra o criminoso.

Após feminicídio de Vanessa, ONU irá avaliar procedimentos da Casa da Mulher Brasileira

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciou, nesta quinta-feira (27), que a ONU Mulheres - entidade da Organição das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres - irá avaliar as regras e procedimentos da Casa da Mulher Brasileira a partir de março.

“A partir deste monitoramento [da ONU], vamos reestabelecer quais regras têm que ser colocadas não apenas nos serviços da casa, mas em todos os serviços especializados [de atendimento às mulheres]”, declarou a ministra.

A avaliação será em todas as dez Casas da Mulher Brasileira existentes no Brasil, entre elas, a de Campo Grande.

A manifestação da ministra foi causada por uma pergunta sobre o assassinato da jornalista e servidora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Vanessa Ricarte, de 42 anos, morta a facadas pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento, no dia 12 de fevereiro.

O caso ganhou repercussão nacional após divulgação de áudios da vítima, onde ela narrava ter sido tratada com descaso e não ter tido apoio policial solicitado após a concessão de medida protetiva contra o ex. Vanessa morreu horas depois.

Em 2015, Campo Grande foi escolhida para abrigar a primeira Casa da Mulher Brasileira, inaugurada para atender mulheres vítimas de violência, com a proposta de reunir, em um único espaço, todos os serviços especializados (delegacia, juizado, defensoria, promotoria, equipes psicossociais etc).

Desde então, a cidade é apontada como uma referência em relação a este tipo de política pública, mas a efetividade foram colocadas em xeque após o feminicídio de Vanessa, ao qual se seguiu uma série de desabafos de outras vítimas de violência doméstica, que denunciaram que passaram pelo mesmo tratamento no local, algumas afirmando, inclusive, terem sido desencorajadas a denunciar.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).