Via Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (21), a Prefeitura de Corumbá anunciou abertura de licitação com o objetivo de prover internet para escolas de difícil acesso no município, como na área rural e na região das águas.
Para justificar a necessidade de instalação do serviço, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) afirma que a internet é uma das principais aliadas da comunicação, sendo possível melhorar a eficiência nos estudos e oferecer inovação nas práticas educativas, como a realização de atividades e pesquisas com maior facilidade, o que era considerado impossível há pouco tempo “devido ao alto custo na contratação deste tipo de serviço”.
Porém, a pasta salienta que esse recurso deve ser utilizado de forma objetiva, direcionada e adequada pelos profissionais e alunos para que todo o potencial seja alcançado. Além disso, a internet nas escolas “servirá também como uma forma de comunicação dos profissionais de educação destas unidades escolares que estão localizadas nessas regiões de difícil acesso, oferecendo uma segurança para quem trabalha nessa região”.
Ao todo, o projeto contempla 17 unidades escolares, que passarão a ter antena para conexão à internet banda larga, com velocidade média de download de 200Mbps e dados ilimitados, além de outras informações técnicas presente no edital. A ideia do executivo é que o serviço também consiga contribuir com eventos pedagógicos externos realizados pela Semed. Abaixo, a lista das unidades que serão contempladas:
- EMREI Polo São Lourenço e extensões;
- EMREI Polo Sebastião Rolon - Extensão Nazaré;
- EMREI Carlos Cárcano e extensões;
- EMREI Polo Paiolzinho e extensões;
- EMREI Polo Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres;
- EMREI Polo Eutrópia Gomes Pedroso;
- EMREI Polo Paraguai Mirim e extensões;
- EMREI Polo Monte Azul;
- EMREI Polo Santa Aurélia e extensões;
- EMREI Polo Sebastião Rolon e extensões;
- EMR Polo Porto da Manga e extensões;
- EMR Polo Porto Esperança e extensões;
- Extensão Castro Alves da EMR Polo Carlos Cárcano;
- Extensão Passo do Lontra da EMREI Polo Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres;
- Extensão Estância Esmeralda da EMREI Polo Luiz de Albuquerque de Melo;
- Extensão Nossa Senhora Aparecida da EMREI Polo Luiz de Albuquerque de Melo;
- Secretaria Municipal da Educação (eventos externos).
Segundo o plano orçamentário da licitação, é previsto um investimento de R$ 424.504,08 para realização do serviço durante os 12 meses estimados. A respeito das manutenções e assistências técnicas, elas serão de total responsabilidade da empresa contratada, além da questão da mobilização de material e pessoal.
O recebimento de propostas abriu às 9h desta segunda-feira e segue até às 9h29 do dia 04 de agosto. A partir das 9h30 da mesma data, será realizada a sessão pública com as empresas interessadas. Vencerá aquela que oferecer o menor preço e seguir os requisitos presentes no edital.


