Agora o Certificado de Registro e Licenciamento (CLV) para veículos pode ser impresso em casa no papel A4. Isso porque, depois de renovado, o documento fica em formato digital e pode ser acessado através de QRCode e aplicativo. O novo serviço pode ser feito em casa ou nas agências do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).
Para isso, o sistema que armazena os documentos passaram por testes durante uma semana, para que não haja nenhum problema durante a fiscalização, segundo o diretor de Veículos do Detran/MS, Arioldo Centuriao Junior. “A mudança no formato não terá mais a obrigatoriedade do papel-moeda, sendo formatado para um documento indexado em PDF que pode ser impresso em papel A4 em qualquer local. A validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento.”, explicou.
Segundo o departamento, para obter a versão impressa, o proprietário deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou o aplicativo, Carteira Digital de Trânsito (CDT). O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Para veículos de Pessoa Jurídica, a obtenção do CRLV-e só está disponível no Portal do Denatran, com login por Certificado Digital.
Para o diretor-geral do Detran Rudel Trindade, o Detran Digital já era prioridade para o Departamento e com atual situação sanitária do País acabou demonstrando claramente a necessidade de intensificar a utilização de canais digitais. “Temos incentivado nossos clientes a procurarem alguns serviços pelo nosso site e já temos várias situações que podem ser resolvidas pela internet ou pelo aplicativo do órgão. E essa facilidade é mais um avanço que o órgão está realizando”, afirmou.
Ele explica que a extinção do papel-moeda dará mais comodidade para a população, além de contribuir com o isolamento social, evitando a disseminação do novo coronavírus. “Não será mais necessário se deslocar até o órgão para imprimir o licenciamento e aqueles que optarem por não imprimir, também é possível emitir o documento pelo app CDT , que hoje mais de 50 mil pessoas já usam no Estado ”, comenta.
Conforme a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o prazo final para os Detrans do Estado adotarem o novo serviço é 30 de junho.
Os condutores que pagarem o licenciamento até o dia 31 de maio, ainda receberão o licenciamento no papel moeda. A partir do dia 1 de junho, todos passarão a utilizar apenas o papel comum ou aplicativo.