O Curso de formação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) começa nesta segunda-feira (1º) para os 388 candidatos aprovados nas cinco fases do concurso (prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico/toxicológico e investigação social).
A previsão é que o curso comece neste mês de agosto e termine em dezembro de 2022. Serão quatro meses de capacitação técnica-profissional. Os convocados realizaram a matrícula nos dias 20 e 21 de julho.
A aula inaugural será realizada às 14h, no bloco "C" da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A aula será ministrada pelo promotor de justiça, doutor Douglas Oldegardo.
O local, cronograma e horário das aulas do curso de formação serão repassados durante a aula inaugural. O curso terá carga horária total de 760 horas/aula.
O curso de formação será dividido em quatro módulos, sendo o quarto dedicado para a capacitação de armamento e tiro previsto na Portaria nº 9-CGCSP/DIREX/PF/DF de 14 de abril de 2022 da Polícia Federal.
No fim do curso de formação, os candidatos farão duas avaliações (teórica e prática) e, a partir de então, se aprovados, estarão habilitados para o uso de armamento letal e não letal.
Regras
O candidato convocado para o curso de formação deverá ter dedicação exclusiva ao concurso, no ato da matrícula, sob pena de eliminação.
O candidato será eliminado do concurso caso apresente tatuagem no corpo (pigmentação definitiva) que:
- ofenda valores éticos dos integrantes da corporação;
- faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária as instituições democráticas ou que pregue a violência e criminalidade;
- divulgue o preconceito à raça, credo, sexo e origem; contenha ideia de ato libidinoso;
- aparente vinculação a organização criminosa (facção);
- incentive ou apoie a indisciplina ou consumo de drogas ilícitas.
A frequência mínima exigida e obrigatória nas aulas teóricas e práticas será de 90% durante o Curso de Formação.
Os candidatos sabadistas devem apresentar declaração da entidade religiosa, no ato da matrícula, para ter a falta abonada.
A nota mínima exigida, em cada módulo do curso, será seis. O candidato que obtiver média final igual ou superior a seis será considerado aprovado no curso de formação.