Encerra nesta sexta-feira (28) o período de inscrição para o curso Preparação para a Adoção - Nasce uma Família, que ocorrerá dos dias 1º de abril a 31 de maio. Nesta edição, foram disponibilizadas 360 vagas, distribuídas em 9 turmas. O curso será realizado no modo EaD - Educação à Distância, com carga horária de 40 horas-aula.
As inscrições devem ser feitas no site da Secretaria Virtual da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul.
O projeto é uma iniciativa do TJMS por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude e da Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo alcançar candidatos à adoção residentes no estado, para garantir que os adotantes entendam os aspectos emocionais, jurídicos e sociais envolvidos no processo de adoção, além de proporcionar uma experiência mais segura e estável para os envolvidos.
Também pretende preparar os participantes para lidar com os desafios de adaptação, construção de vínculo e o respeito ao adolescente ou criança e suas histórias de vida.
Segundo o ECA, a inscrição de candidatos postulantes à adoção “será precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infancia e da Juventude”.
É recomendado, também, que este período de preparação inclua o contato com as crianças e adolescentes em acolhimento familiar ou institucional em condições de serem adotados.
Assim, os adotantes precisam estar capacitados para compreender que a adoção exige acolhimento, escuta sensível e expectativas de ambas as partes.
O curso possibilita um espaço de troca de aprendizado e experiências, fornece reflexões temáticas essenciais e se mostra uma ferramenta de fortalecimento à proteção integral de crianças e adolescentes, assegurando-lhes o direito à convivência em família de maneira responsável e estruturada.
Projeto Laços do Pantanal
O projeto desenvolvido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional de MS (Cejai), vinculada à Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS, pretende simbolizar, por meio de registros fotográficos, o início de uma nova jornada familiar.
Através de um álbum, a nova história da família é contada através de uma nova certidão de nascimento, registros fotográficos do período de convivência, informações sobre os gostos pessoais da criança como cor, brincadeiras e comidas preferidas.
Na última segunda-feira (24), um casal de italianos e seu filho adotivo, natural do interior de Mato Grosso do Sul, receberam o álbum do projeto intitulado “Laços do Pantanal: uma história contada”, incluído oficialmente pela Portaria nº 049.557.082.0001/2025 no âmbito dos procedimentos de habilitação para adoção internacional que tramitam no Cejai/MS.