Cidades

DOURADOS

Defensoria realiza 8 mil atendimentos em aldeias

Defensoria realiza 8 mil atendimentos em aldeias

da redação

12/04/2011 - 12h59
Continue lendo...

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul realizou aproximadamente 8 mil atendimentos a indígenas das aldeias Jaquapiru e Bororo, em Dourados (MS), entre os dias 8 e 10 de abril.

A ação do Comitê Gestor para Erradicação do Sub-Registro e Acesso à Documentação Básica de Mato Grosso do Sul (CEESRAD/MS), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visou iniciar o procedimento para registrar os indígenas das duas aldeias.

A ação foi possível pela atuação conjunta de todos os órgãos que compõem o Comitê, como o Exército Brasileiro, que manteve um contingente de 30 homens, a Polícia Militar Ambiental, as Secretarias de Governo Estadual e Municipal e a Defensoria Pública, que coordenou toda a ação com o apoio de 12 defensores públicos e 15 funcionários.

O mutirão de atendimento teve como objetivo principal a emissão de documentos civis, RG, CPF e carteira de trabalho, porém 95% dos indígenas cadastrados também estavam sem o registro de nascimento.

O CEESRAD/MS é vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e coordenado pela Defensoria Pública Estadual, atuando na expedição de documentos em todo o Estado, para que seja extinto o sub-registro e para facilitar o acesso a outros documentos.

Também são membros do Comitê a Corregedoria Geral de Justiça do TJ-MS, Sejusp, Funtrab, MPE, SES, SED, CPPIR, Coordenadoria da Mulher, Assembleia Legislativa, Funai, CMO, Marinha, Funasa, Receita Federal, CEF, BB e Anoreg.

Achado de cadáver

Corpo carbonizado é encontrado nos fundos de posto na Rua 13 de Maio

Vítima foi localizada por volta das 11h30 desta sexta-feira; testemunha relatou ter visto homem no local horas antes do incêndio

21/08/2026 13h30

Continue Lendo...

Um corpo em completo estado de carbonização foi encontrado por volta das 11h30 desta sexta-feira (21), nos fundos de um posto de combustível localizado na Rua 13 de Maio,  região central de Campo Grande.

Até o momento, a vítima não foi identificada. Também não há informações sobre a autoria ou as circunstâncias da morte.

Conforme relato de uma testemunha a Polícia Militar, um indivíduo foi visto no local por volta das 2h da madrugada de hoje. Cerca de uma hora depois, por volta das 3h, a testemunha percebeu que havia fogo nos fundos do posto, no mesmo ponto onde havia visto a vítima anteriormente.

O corpo foi localizado horas depois, já completamente carbonizado. As circunstâncias do incêndio e a identificação da vítima ainda deverão ser esclarecidas pelas autoridades. A Polícia Civil vai investigar o caso. 

MATO GROSSO DO SUL

Preso pela Polícia Civil do RS tentou feminicídio em MS no Dia da Mulher

Antes de março deste ano, vítima afirmou que era agredida pelo menos desde 2024, quando o casal ainda residia em São José dos Ausentes (RS)

21/08/2026 13h01

Esse indivíduo foi capturado com a ação de agentes da Delegacia da Mulher de Porto Alegre/RS. 

Esse indivíduo foi capturado com a ação de agentes da Delegacia da Mulher de Porto Alegre/RS.  Reprodução/PCMS

Continue Lendo...

Em ação integrada com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, foi preso na noite de quinta-feira (20) um indivíduo acusado de tentativa de feminicídio contra a vida de sua convivente no Dia da Mulher neste 2026, na cidade de Nova Andradina. 

O crime em questão ocorreu em 08 de março deste ano, foi registrado em uma residência que fica localizada no bairro São Vicente de Paula, no município distante aproximadamente 300 quilômetros da Capital do Mato Grosso do Sul. 

Essas investigações foram conduzidas pela DAM de Nova Andradina, com a prisão feita com apoio da  Equipe de Capturas da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM) de Campo Grande e da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (Defurv).

Antes dessa tentativa de feminicídio em março deste ano, as investigações apontaram ainda indícios de que esse não tratava-se de um episódio isolado, uma vez que a vítima relatou ter sofrido agressões anteriores. 

"Informou que, em 2024, quando o casal residia em São José dos Ausentes (RS), havia registrado ocorrência policial e solicitado medidas protetivas contra o investigado", cita a PCMS em nota. 

Entenda

Diante do caso de feminicídio na forma tentada no contexto de violência doméstica e familiar, esse indivíduo, identificado apenas com a idade, de 30 anos, passou a ser investigado. 

Conforme relato, o casal manteria até a ocasião um estado de união estável. É descrito em boletim de ocorrência que eles estariam recebendo amigos e uma discussão teria se iniciado por ciúmes. 

No momento, o acusado teria avançado contra a vítima com uma faca na mão, quando precisou ser contido pelos presentes. Logo em seguida, porém, ele teria largado a faca e se apoderado de uma tesoura. 

A Polícia Civil relata que o indivíduo conseguiu alcançar a vítima e acertá-la com golpes de tesoura que a atingiram na região do tórax e nas mãos. A todo momento ele teria feito ameaças contra a vítima. 

Essa mulher teria conseguido se desvencilhar num primeiro momento, até ser novamente alcançada e atingida com mais ataques físicos. 

Ela foi levada até a unidade do Hospital Regional de Nova Andradina e felizmente sobreviveu. Com as armas brancas apreendidas, as investigações feitas pelo trabalho de inteligência da Polícia Civil do MS identificou que o acusado teria se mudado para São José dos Ausentes. 

Munidos de medidas protetivas contra o investigado, esse indivíduo foi capturado com a ação de agentes da Delegacia da Mulher de Porto Alegre/RS. 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).