Cidades

Desaparecido

Devendo para agiotas, suplente de vereador some em Campo Grande

Sem notícias desde sábado (09), a esposa relatou que Ronaldo Cardoso teria sido ameaçado de morte por uma dívida adquirida com agiotas

Continue lendo...

Ronaldo Cardoso, de 45 anos, que está desaparecido desde sábado (09), suplente de vereador pelo Podemos, pode ter contraído dívidas com um agiota.

O boletim de ocorrência foi registrado nesta segunda-feira (11) na 4ª Delegacia de Polícia de Campo Grande como desaparecimento de pessoa.

A reportagem do Correio do Estado conversou com a esposa de Ronaldo, a servidora pública Susi Adriana Martins, de 50 anos, que contou ter tido conhecimento pela sogra de que ele havia feito empréstimo com agiotas.

“A mãe dele falou para mim que ele estava devendo a umas pessoas e que esse pessoal estava ameaçando ele. Eu cheguei a perguntar isso e ele negou. Aí, a mãe dele, depois que ele sumiu, falou que era verdade sim, que o povo tinha ligado para ela de número privado, falando que ia matar ele”, disse a esposa de Ronaldo.

O casal reside no bairro Paraíso do Lageado, e está casado há 4 anos. Segundo Susi, o esposo nunca saiu de casa ou passou a noite fora, por isso ela acredita que ele esteja preso em algum lugar.

Ela relatou que, na sexta-feira (08), Ronaldo, que antes de disputar uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande trabalhava como gerente de casa noturna, disse que pela manhã iria para uma reunião de trabalho.

“Ele disse que tinha que estar lá às 8h da manhã porque ele tinha que fazer uma tratativa com uma pessoa da Funsat”, relatou Susi.

Embora tivesse que estar no suposto local da reunião às 8h da manhã, ela se recorda que ele saiu de casa nesse horário. A última imagem que teve do marido foi dele saindo da residência.

Por volta das 9h15, a servidora pública relatou que estava no salão de beleza e recebeu uma mensagem de áudio no WhatsApp, enviada por Ronaldo, de visualização única, mas, devido ao barulho, não conseguiu escutar do que se tratava.

“Como estava no salão, não consegui ouvir por conta do barulho. Aí, quando fechou, sumiu a mensagem. Quando cheguei em casa, liguei para ele, e o celular deu como desligado.”

Susi ainda enviou mensagens ao marido, mas elas não foram entregues. No dia seguinte, no domingo (10), telefonou para o homem da Funsat que o marido disse que encontraria, mas ele negou qualquer reunião marcada entre os dois.

Reprodução TSE

Comportamento equilibrado

“Ele nunca ficou muito tempo fora de casa, nunca dormiu fora de casa. Depois da meia-noite, ele não sai.”

Susi contou que não sabe se o carro que Ronaldo Cardoso foi visto saindo de frente de casa trata-se de um motorista de aplicativo, pois ele teria dito "que os meninos passariam para pegá-lo".

Antes de sair, ele disse à esposa: “Já vou, que eles estão aí na frente. Só que não sei se é carro de aplicativo, não sei o que é aquele carro.”

 

 

Sem contato

Após sair de casa, Ronaldo não telefonou para os pais, os filhos ou para ninguém com quem Susi tenha conversado. Ele, de acordo com o que Susi relatou, estaria em tratativas para conseguir um cargo relacionado à política.

Apelo

A esposa pede que, caso o carro no vídeo que o marido tenha saído seja de um motorista de aplicativo, ele procure a polícia para contar onde deixou Ronaldo.

Além disso, segundo ela, os dois promovem trabalho comunitário no bairro - o Centro de Apoio aos Bairros (CAB MS). Por esse motivo e pela campanha, Ronaldo é muito conhecido na capital.

“A gente trabalha ali fazendo ação social, ajudando o próximo, então o Ronaldo é bem conhecido também. Eu tô achando estranho ele ter saído e mais ninguém viu. Em lugar nenhum. Ele é conhecido fora do bairro também, por conta da campanha, dos vídeos, das redes sociais, de tudo. E ninguém sabe dele”, disse Susi, e completou:

“Não sei se alguém pode ter chamado ele e falado assim, ‘Ah, vem aqui para a gente negociar’. Ele pode estar sequestrado em algum lugar ou eles podem ter feito até coisa pior. Não sei, não sei mais o que pensar.”

 

 

 

O fato de ninguém ter visto Ronaldo depois que ele deixou a residência a deixou consternada. Conforme Susi, o próximo procedimento será tomado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios (DHPP), que investiga casos de pessoas desaparecidas.

Caso tenha visto Ronaldo Cardoso, ligue para a polícia pelo número 190.

Assine o Correio do Estado

INTERIOR

Dourados faz 90 anos hoje (20) e 'sopra velinhas' com dois outros municípios

Tanto o "Portal do Mercosul", como a "Princesinha dos Ervais" e a "Capital do Boi" também conhecida como "Cidade do Sorriso" fazem aniversário faltando cinco dias para o Natal

20/12/2025 11h01

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como Reprodução/PrefeituraMunicipal/Dourados

Continue Lendo...

Em Mato Grosso do Sul, este sábado (20 de dezembro) marca mais de um aniversário, com a "Capital do Agronegócio", Dourados, celebrando 90 anos de história e soprando velinhas hoje junto com dois outros municípios: Caarapó e Nova Andradina. 

Com uma população de 243.368 habitantes, distante aproximadamente 231 quilômetros da Capital do Estado, o município também conhecido como "Portal do Mercosul" ainda está uma década de distância de alcançar seu centenário, porém, as mais de 20,4 mil empresas ativas em seu território, com as 15 festas tradicionais, mostram uma Dourados pulsante. 

Habitada ancestralmente pelos povos originários Terena e Kaiowá, presentes ainda hoje como uma das maiores populações indígenas do País, a Colônia Militar de Dourados foi colonizada pelo homem branco e fundada em 10 de maio de 1.861, comandada pelo histórico tenente Antônio João Ribeiro.

Dourados serviria ainda de moradia para famílias paulistas, mineiras e gaúchos, que buscavam novas terras na região no final do século XIX, para o município de Dourados em si ser criado somente em 20 de dezembro de 1935, por decreto do então governador Mário Corrêa da Costa, com áreas que foram desmembradas de Ponta Porã. 

Como bem descreve o Executivo Municipal, a principal atividade econômica hoje de Dourados é a agropecuária, aliada ao comércio e a indústria, sendo um prestador de serviços, como o médico-hospitalar, para outros 38 municípios que compõem as regiões da Fronteira, Vale do Ivinhema, Conesul e Grande Dourados.

Caarapó

Em Caarapó, o 20 de dezembro de 2025 serve para celebrar 67 anos de emancipação político-administrativa, em um progresso regional erguido com base na extração da erva-mate, implantada pela Cia. Mate Laranjeira que, com a exploração, entregava a terceiros algumas áreas previamente delimitadas, chamadas sesmarias, em que deveriam construir uma “Rancheada” e trilha no seio da floresta, permitindo a passagem dos veículos de tração animal que levavam o escoamento da produção.

Conhecida como "Princesinha dos Ervais", Caarapó - que do Guarani significa "raiz de erva mate" - foi desmembrada do município de Dourados  pela lei estadual nº 1190, de 20 de dezembro de 1958, elevado à categoria de município com uma área que se estende por cerca de 2 089,6 km². 

Para o aniversário de 67 anos, neste sábado (20), o município traz uma noite de festa para o Parque de Exposições Pedro Pedrossian, com abertura de portões por volta de 20h30, apresentações a partir das 21h e show com a dupla Ícaro e Gilmar previsto para iniciar às 23h. 

Nova Andradina

Longe aproximadamente 300 quilômetros de Campo Grande, Nova Andradina também foi fundada em 20 de dezembro de 1958, pelo pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, que também colonizou Andradina no interior de São Paulo.

Também conhecida como a “Capital do Vale do Ivinhema”, Nova Andradina fica estrategicamente localizada na confluência entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, o que segundo o Executivo Municipal contribui para a expansão da economia local. 

Favorável principalmente no tocante à criação e abate de bovinos, a atuação nessa área ainda rendeu o título de “Capital do Boi” para Nova Andradina, pela importância de ser um dos principais pólos pecuários do Brasil.

Sétima maior cidade de Mato Grosso do Sul atualmente, Nova Andradina, ou também "Cidade do Sorriso", possui uma área calculada em 4.776,10 km² e banhada pelos rios Anhanduí, Ivinhema, Ribeirões São Bento e Laranjal, além dos Córregos Baile, Papagaio, Bernardo e Samambaia.

No município hoje (20) também haverá uma celebração, programada para acontecer no Centro de Eventos “José Antônio Zanchetta”, com show da dupla Rick & Renner, que retorna ao município após duas décadas de sua última apresentação local. 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Adolescente comete latrocínio e capota carro da vítima em MS

Vítima foi encontrada carbonizada após incêndio causado pelo jovem

20/12/2025 10h30

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Rio Verde e com apoio da Polícia Militar, na madrugada da última sexta-feira (19). O jovem foi responsável por cometer  ato infracional análogo ao crime de roubo seguido de morte (latrocínio). 

Por volta das 4h30, os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de incêndio em uma casa no bairro Jardim José Antônio. Dentro do imóvel, foi encontrado um corpo carbonizado. A identificação da vítima será confirmada por exames periciais.

LATROCÍNIO

Conforme apurado durante a investigação, o adolescente teria agredido a vítima com o objetivo de subtrair bens. Ele levou dinheiro, um aparelho celular e um carro.

O automóvel foi localizado capotado na BR-163. O adolescente foi socorrido e encaminhado ao hospital municipal.

Na casa do jovem, foram apreendidos dinheiro e o aparelho celular pertencentes à vítima.

Após deixar a unidade de saúde, o adolescente foi apreendido e encaminhado à delegacia, onde foram adotadas todas as providências legais, com comunicação ao Juízo da Infância e Juventude e ao Ministério Público, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e para verificar eventual participação de outras pessoas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).