O Hemosul irá promover de 21 a 26 deste mês, a Semana do Doador de Sangue, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A campanha tem como objetivo incentivar a população de Mato Grosso do Sul a fazer doações voluntárias, diante de um estado crítico que os estoques sanguíneos se encontram.
Conforme a assessoria do hemocentro, os bancos sanguíneos dos tipos O- e +, além do A- e + encontram-se em estado crítico no Hemosul, desde o último sábado (19), os estoques estão com capacidade inferior à necessária para atender as demandas do Estado.
Durante o período da ação de icentivo, as unidades do hemocentro na Capital e no Interior – nas cidades de Dourados, Três Lagoas, Paranaíba e Ponta Porã – terão funcionamento normal. Apenas na quinta-feira (24), na estreia do Brasil na Copa do Mundo 2022, o horário de funcionamento para coleta de sangue no Hemosul Coordenador será das 7h às 13h.
A campanha tem como objetivo incentivar a população de Mato Grosso do Sul a ir aos pontos de coleta de sangue e realizar a doação. Como forma de reafirmar a importância da doação, o hemosul irá disponibilizar petiscos e brindes aos doadores que aderirem ao movimento de salvar vidas, através da doação.
“Na sexta-feira (25), teremos um mimo para os doadores pelo Dia deles. Só pedimos que a população se mobilize durante a semana, venha ao Hemosul, faça a doação e ajude salvar vidas. Nós estamos com baixas nos estoques e precisando da solidariedade de todos. Aqueles que nunca doaram, ou doaram só uma vez, o desejo é que sejam frequentes. Nós realmente precisamos muito de todas as doações. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas” apela a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.
Como doar?
Para os voluntários que desejam realizar doações de sangue, é necessário comparecer à unidade do Hemosul Coordenador com os documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde.
Além dos tradicionais critérios como: ter idade entre 16 a 69 anos e pesar 51 kg ou mais, é importante também ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra o Covid: Coronavac são 48h e para a Astrazeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.
Doar Sangue Salva
No dia 21 de novembro de 2003, foi publicado o decreto 10.036/03, que institui a última semana do mês de novembro, como a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A semana é marcada por campanhas de conscientização sobre a importância da doação voluntária.
Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de sangue retirada do doador não afeta a sua saúde porque a recuperação é iniciada imediatamente após a doação. Com uma média de cinco litros de sangue, uma pessoa adulta tem no máximo 450 ml de sangue coletados, durante a doação.
A pasta relembra que o gesto de doar sangue trata-se de uma atitude de solidariedade, já que a pequena quantidade que é doada pode salvar até quatro vidas. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.
Mais informações estão disponíveis no site do Hemosul, pelo telefone (67) 99298-6316 (whatsapp).
O Hemosul Coordenador fica na Av. Fernando Correa da Costa, 1304, centro de Campo Grande.



Trecho perto do Auto Posto Litro foi bloqueado e exige desvio. Reproduçção


