Cidades

primeiro alistamento

Disputa por vaga feminina no Exército e Marinha em MS fica abaixo da média

Em mato Grosso do Sul são quase sete candidatas por vaga, sendo que a média nacional ficou em 23 candidatas por vaga

Continue lendo...

Com pouco mais de cem vagas disponíveis para prestação do serviço militar no próximo ano, Mato Grosso do Sul teve 722 mulheres inscritas para prestação de serviço militar no Exército e na Marinha, o que equivale a quase sete candidatas por vaga. A disputa é bem inferior à média nacional, que é de 23 candidatas por vaga.

O primeiro ano de alistamento feminino nas Forças Armadas somou 33.721 inscrições, conforme dados divulgados pelo Ministério da Defesa nesta terça-feira (01), um dia depois do prazo final para as inscrições. 

O número de mulheres interessadas em seguir carreira militar a partir do ano que vem supera em 23 vezes as 1.465 vagas que foram disponibilizadas no Exército, Força Aérea e na Marinha.

As vagas foram oferecidas para mulheres que nasceram em 2007 e se alistaram em Campo Grande, em Ladário e em Corumbá, além de Brasília e outros 25 municípios, espalhados em 13 estados. São 1.101 vagas para o Exército, 300 na Aeronáutica e 155 para a Marinha. 

Em Mato Grosso do Sul, o Exército abriu 99 vagas, todas para Campo Grande. Destas, 27 são para o Colégio Militar; 60 para atuação na parte administrativa do Comando Militar do Oeste e outras 12 para o Hospital Militar. 

A Marinha não informou quantas vagas serão preenchidas em Ladário, mas divulgou que as 155 vagas foram disponibilizadas para 11 municípios. Segundo a prefeitura de Ladário, 33 mulheres fizeram alistamento militar desde o começo do ano no município. Em Corumbá, até março, haviam sido em torno de 90 alistamentos

De acordo com o ministério, cerca de um quarto das inscritas (8.102) são do Rio de Janeiro. Na sequência do ranking de candidaturas, vêm São Paulo (3.152), Distrito Federal (2.368), Amazonas (2.334) e Pará (2.164).

Ranking:

    1. Rio de Janeiro: 8.102
    2. São Paulo: 3.152
    3. Amazonas: 2.334
    4. Distrito Federal: 2.368
    5. Pará: 2.164
    6. Rio Grande do Sul: 2.161
    7. Bahia: 2.029
    8. Minas Gerais: 1.930
    9. Pernambuco: 1.744
    10. Paraná: 944
    11. Ceará: 933
    12. Goiás: 768
    13. Santa Catarina: 715
    14. Mato Grosso do Sul: 722
    15. Maranhão: 528
    16. Rio Grande do Norte: 459
    17. Paraíba: 354
    18. Piauí: 337
    19. Espírito Santo: 311
    20. Mato Grosso: 300
    21. Rondônia: 271
    22. Roraima: 252
    23. Alagoas: 239
    24. Sergipe: 236
    25. Amapá: 144
    26. Acre: 123
    27. Tocantins: 87
    28. Outras 14 voluntárias se alistaram no exterior

Após a inscrição, o recrutamento contará com mais quatro etapas: seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação. Quem permanecer será incorporada no primeiro ou segundo semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto), ocupando a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha. Essa é a data limite na qual as militares ainda podem manifestar o desejo pela desistência. 

Cidades

PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia

Ministro Alexandre de Moraes solicitou perícia, que apontou que o ex-presidente precisa passar por cirurgia

19/12/2025 16h15

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

A Polícia Federal (PF) enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um laudo médico sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os peritos confirmaram que o ex-presidente é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de uma cirurgia, que foi solicitada por médicos particulares de Bolsonaro. 

O laudo também confirmou quadro de soluços e de insônia.

“Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, concluiu o laudo.

A perícia foi realizada nessa quarta-feira (17) na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O procedimento foi determinado pelo ministro. 

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), na capital federal, onde cumpre pena definitiva pela condenação a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista.

Solidariedade

Bazar do HCAA terá itens da Receita Federal a partir R$ 2

Com celulares, perfumes, roupas e diversos produtos, o Bazar do Bem será realizado na terça-feira (23), no Hospital de Câncer Alfredo Abrão

19/12/2025 15h33

Imagem Divulgação / HCAA

Continue Lendo...

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) promove a 2ª edição do Bazar do Bem, com doações de 20 mil itens da Receita Federal, a partir de R$ 2, em prol do tratamento de pacientes com câncer.

Com o tema “Solidariedade que Salva Vidas”, os recursos arrecadados com a venda serão destinados à construção do bunker do novo Acelerador Linear de última geração, equipamento utilizado na realização de radioterapia em pacientes oncológicos.

Trata-se de uma tecnologia de ponta, que trará mais segurança, qualidade e agilidade aos tratamentos, ampliando as chances de cura e a qualidade de vida.

Para quem deixou as compras de última hora, o bazar é uma boa opção, com preços abaixo do mercado em diversos produtos, como:

  • celulares;
  • roupas;
  • perfumes;
  • acessórios e eletrônicos.

Os produtos foram doados pela Receita Federal de Ponta Porã, e a venda será realizada nas dependências do hospital.

As opções de pagamento incluem Pix, dinheiro, débito e crédito.

Imagem Divulgação / HCAA

Como acompanhou o Correio do Estado, o primeiro Bazar do Bem foi fundamental para a aquisição de um Acelerador Linear, com recursos arrecadados a partir da venda de itens também doados pela Receita Federal.

Nesta nova fase, o momento é considerado decisivo, uma vez que a estrutura permitirá o pleno funcionamento do Acelerador.

“A construção do bunker é prioridade. Ele abrigará este equipamento, que simboliza um marco histórico para a oncologia no Estado e um grande avanço para nossos pacientes. Cada contribuição, cada compra realizada no bazar, se transforma em esperança, em mais chances de tratamento e em vidas salvas”, destacou a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles.

Serviço

  • Bazar do Bem
  •  Data: 23 de dezembro, das 8h às 18h
  • Local: Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA)
  • Endereço: Rua Marechal Rondon, 1053

Neste Natal, o convite está feito: participar do Bazar do Bem é mais do que comprar. É fazer o bem, compartilhar amor e ajudar a escrever histórias de superação.
 

Assine o Correio do Estad

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).