Cidades

Segundo caso

Dono de Porsche atropelou e deixou sequelas em outro motociclista no ano de 2014

Reincidente em acidentes de trânsito, há 10 anos, o empresário dono do Porsche que matou o entregador de Ifood, já havia causado uma fratura exposta na tíbia de outro motociclista, deixando-o com sequelas permanentes

Continue lendo...

Arthur Torres Rodrigues Navarro, empresário proprietário de um Porsche Cayenne avaliado em 1,2 milhão de reais, volta a ser manchete após se apresentar à Polícia Civil em Campo Grande (MS) devido ao atropelamento,fuga e morte do entregador de Ifood. Só que este é o segundo incidente grave em que Navarro está envolvido, revelando um padrão preocupante de comportamento ao volante.

O novo e fatal acidente de trâsnito ocorreu em 22 de março, quando Navarro atingiu o entregador de Ifood, Hudson de Oliveira Ferreira, de 39 anos, com seu Porsche em alta velocidade. Após a colisão, ele fugiu do local. Já Hudson teve fratura exposta na tíbia e agonizou na Santa Casa de Campo Grande por dois dias até sua morte, causada por politraumatismo e embolia pulmonar.

No entanto, essa não é a primeira vez que o empresário é alvo de investigações por acidentes graves no trânsito. Em 2014, ele foi responsável por causar também uma fratura exposta na tíbia e fíbula de outro motociclista, que resultou em sequelas físicas irreversíveis.

Sequela da primeira vítima. Foto/arquivo do processo.

Na época do primeiro acidente, Navarro dirigia um veículo de uma de suas empresas do ramo de engenharia, um Fiat/Uno Vivace 1.0. O incidente ocorreu quando ele não respeitou a sinalização de pare na Avenida Bom Pastor com a Avenida Coronel Porto Carreiro, atingindo um motociclista de 64 anos que se dirigia ao trabalho em uma motocicleta Shineray/Phoenix.

Ao contrário de Husdon, a vítima de 2014 sobreviveu e na ocasião, o empresário autor dos acidentes, não fugiu do local. Mas o motociclista ficou com sequelas graves que resultaram em perdas funcionais permanentes nos membros lesionados.

Mesmo diante dos novos fatos, o empresário permanecerá em liberdade durante o inquérito policial, com seu carro Porsche Cayenne apreendido como parte das investigações. Cabe destacar que na coletiva de imprensa, realizada ontem (5), a delegada do caso, Priscilla Anuda, disse o autor não possuia antecedentes. 

"Ele não tem antecedentes. Não preenche os requisitos legais para uma prisão preventiva. Se ele não tivesse se apresentado, entregue o carro, daí nós teríamos motivo, de acordo com a lei, para representar pela decretação da prisão preventiva dele. Então ele responderá em liberdade.", afirmou a delegada sem citar o acidente de 2014.

A família, as autoridades e a sociedade civil aguardam por um desfecho justo para esse novo caso que vitimou o entregador de Ifood, cobrando a responsabilidade individual no trânsito e a necessidade de medidas mais rigorosas para coibir comportamentos negligentes ao volante.

Assine o Correio do Estado.
 

POLIOMIELITE

Secretaria de Saúde começa a recolher vacina de gotinhas em MS

O Estado está seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde, que está substituindo o imunizante contra a poliomielite pelo injetável

26/09/2024 17h46

Vacina de gotinha deixará de ser usada no Brasil

Vacina de gotinha deixará de ser usada no Brasil Marcelo Camargo / Agência Brasil

Continue Lendo...

A Coordenação Estadual de Imunização começa a recolher, neste sábado (28), a vacina oral da poliomielite bivalente (VOPb), que ficou popularmente conhecida como vacina da gotinha.

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), está cumprindo o plano nacional do Ministério da Saúde, que substituirá a vacina de gotinhas pelo imunizante inativado da poliomielite (VIP), que é injetável.

Vacina de gotinha deixará de ser usada no Brasil Divulgação Ministério da Saúde

Entenda a mudança

Conforme a coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, pesquisas indicaram que o esquema vacinal injetável é ainda mais seguro.

“A VOPb utilizava o vírus vivo para promover a proteção; já a VIP conta com o vírus atenuado, reduzindo a chance de um evento adverso ou reação à imunização”, comenta Ana Paula.

Logística

Por meio de reunião remota (online), os responsáveis pela pasta da saúde dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul receberam instruções acerca do recolhimento das doses de gotinha.

“Haverá a coleta das doses em todos os municípios, num processo rigoroso de segurança biológica. Por ter o vírus vivo, a VOPb precisa ser descartada de maneira correta para evitar riscos e contaminações no solo. Após todas as doses serem devolvidas à Rede Frio, nós enviaremos ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) para o descarte correto”, explica.

Imunização

A partir da próxima segunda-feira (30), a imunização contra pólio em todo o Estado será com a VIP.

Enquanto isso, a nível nacional, o Ministério da Saúde inicia a aplicação no dia 4 de novembro.

Como fica o esquema vacinal?

A VIP será ministrada em três doses, e a de reforço terá apenas um ciclo aos 15 meses.

  • 2 meses – 1ª dose
  • 4 meses – 2ª dose
  • 6 meses – 3ª dose
  • 15 meses – dose de reforço

 

Como fica o Zé Gotinha?

Criado nos anos 1980, o Zé Gotinha é um personagem que marca a luta contra a poliomielite, mas ao passar dos anos também entrou em campo também para alertar sobre a prevenção de outras doenças imunopreveníveis, como o sarampo.

Desta forma, mesmo com a retirada da vacina de gotinha da poliomielite, o Zé Gotinha continuará trabalhando em prol da imunização. 

No início de 2024, o mascote da imunização venceu o prêmio oferecido às melhores figuras do universo digital na categoria Brand Persona, do iBest.

O personagem já atuou diversas vezes para mobilizar e incentivar a vacinação, o que, segundo o Ministério, surtiu resultados positivos, com crescimento da cobertura vacinal de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil em 2023, no comparativo com 2022.

Vacina de gotinha deixará de ser usada no Brasil

** Colaborou Glacuea Vaccari

Assine o Correio do Estado

Atenção

Alerta do Inmet para MS prevê tempestades com ventos de até 100 km/h

Em Campo Grande, o aviso prevê chuvas de até 50 mm, com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento de até 60 km/h

26/09/2024 17h14

Algumas regiões de Mato Grosso do Sul tem previsão de chuva.

Algumas regiões de Mato Grosso do Sul tem previsão de chuva. Álvaro Rezende/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Depois de uma onda de calor que elevou as temperaturas em Mato Grosso do Sul para mais de 40°C em vários municípios, nesta quinta-feira (26), o tempo ficou mais ameno, com chuvas isoladas em diversas regiões do estado. 

O clima mudou em menos de 24 horas, criando nebulosidade, e agora o Mato Grosso do Sul está sob alerta de tempestade em 48 municípios. Há possibilidade de queda de granizo, chuvas de até 100 milímetros e ventos entre 60 até 100 km/h, o que pode provocar risco de queda de árvores e alagamentos.

Um novo alerta de perigo severo divulgado pelo Inmet é direcionado às cidades de Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Guia Lopes da Laguna.

O municípios também de Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina estão também na rota das tempestades. 

Outro alerta amarelo de tempestade que atinge diretamente Campo Grande prevê chuvas de até 50 milímetros, com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora.

Além da Capital do estado, as cidades de Água Clara, Anaurilândia, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Corguinho, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Ladário, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora, Terenos e Três Lagoas., também estão na rota das chuvas. 

Próximos dias 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os municípios que devem registrar pancadas de chuva e trovoadas isoladas são Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Sonora, Bonito, Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, entre outros.

A chuva promete aliviar o calorão temporariamente, reduzir temperaturas, trazer frescor, aumentar a umidade relativa do ar e melhorar a qualidade de respiração.

As pancadas farão a temperatura máxima cair de 38ºC para 25ºC e a mínima de 24ºC para 15 na maioria dos municípios. Isto significa que permanecerá calor, mas não tão calor como nos últimos dias.

O tempo quente promete dar uma trégua na quinta (26), sexta-feira (27) e sábado (28), mas, no domingo, volta com tudo novamente.

De acordo com o meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC-MS), Vinicius Sperling, a chuva deve vir acompanhada de queda nas temperaturas.

"A chuva não é uma unanimidade entre os modelos de previsão, mas existe a possibilidade sim, lembrando que deverá ocorrer uma queda das temperaturas", explicou o meteorologista ao Correio do Estado.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).