Cidades

Eleições 2024

Eleitorado de MS cresceu 5,2% desde as últimas eleições municipais

Dados do TRE mostram que 2.032.934 de pessoas estão aptas a participar da votação para escolher os prefeitos dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul no dia 6 de outubro

Continue lendo...

Em Mato Grosso do Sul, o número de eleitores cresceu 5,2% para as eleições de 2024 no comparativo com as últimas Eleições Municipais, realizadas em 2020. À época, somados, os 79 municípios de Mato Grosso do Sul contavam com 1,9 milhão de eleitores. Agora, o número ultrapassou os 2 milhões.

Os dados estão disponíveis no portal Estatística do Eleitorado, e fazem parte de um levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a nível nacional, divulgado com destaque a MS pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Dos 2.032.934 eleitores que vão às urnas em outubro, 1.065.636 são do sexo feminino, número que corresponde a 52,4%. Os homens são 47,5% do eleitorado, com 967.298 aptos a votar.

O aumento do número de eleitores foi maior justamente no sexo feminino, com crescimento de 5,5% se comparado com 2020. Entre os homens, o crescimento foi de 4,8%. Confira a tabela:

  2020 2024 Aumento (%)
Eleitores totais 1.932.293 2.032.934 5,2%
Eleitores do sexo feminino 1.009.531 1.065.636 5,5%
Eleitores do sexo masculino 922.762 967.298 4,8%

Em Campo Grande

Na Capital, 646,1 mil pessoas devem votar neste ano, número que aponta para um crescimento de 4,8% frente os 612.487 eleitores de 2020.

Eleitores do sexo feminino também são maioria na Capital, representando 54% do eleitorado nos dois períodos mencionados.

Eleições 2024

Confira, abaixo, os principais prazos que ainda estão por vir para partidos políticos, federações, candidatas e candidatos, assim como para eleitoras e eleitores.

Realização das eleições 

  • O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
  • A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. 
  • 19 de dezembro é o último dia para a diplomação de eleitas e eleitos. 

Fechamento do cadastro eleitoral 

  • Até 5 de novembro, fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, a transferência e a revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral (JE) e no Autoatendimento Eleitoral na internet. 

Convenções partidárias e registros de candidatura 

  • De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. 
  • Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agostopara registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Candidaturas femininas e de pessoas negras 

  • Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos e individuais no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.

Assine o Correio do Estado

ACIDENTE

Avião tomba durante pouso e dois ocupantes ficam feridos

Acidente aconteceu após problemas em procedimento de pouso na área rural de Mato Grosso do Sul; Perícia será realizada nesta quarta-feira

24/09/2024 17h31

Aeronave tombou e parou com as rodas para a cima

Aeronave tombou e parou com as rodas para a cima Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Uma aeronave de pequeno porte sofreu um acidente na tarde desta terça-feira (24), na área de rural de Chapadão do Sul. O avião era ocupado por quatro pessoas e duas delas sofreram ferimentos.

Informações preliminares apontam que o incidente aconteceu durante o procedimento de pouso, fazendo com a aeronave tombasse com as rodas para o ar.

Em nota, a Polícia Civil informou que o acidente é investigado pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), com apoio da Delegacia de Paraíso das Águas.

O local onde a aeronave tombou foi isolado e o Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o trabalho de resfriamento do avião para evitar explosões, tendo em vista que houve derramamento de combustível.

Ainda segundo a Polícia Civil, quatro pessoas estavam na aeronave no momento do acidente. Duas saíram ilesas e outras duas tiveram lesões consideradas leves e foram encaminhadas para atendimento no Hospital de Paraíso das Águas.

A delegada titular do Dracco, Ana Cláudia Medina, disse que, inicialmente, foram prestados auxílio as vítimas e providências para contenção de combustível que vazou da aeronave. A identidade das vítimas não foi divulgada.

"O local encontra-se isolado até a chegada de uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), através de uma equipe do Seripa IV [Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos], vinda de São Paulo, que se desloca nesta quarta-feira (25), juntamente com uma equipe do Dracco, para perícia e demais diligências especializadas no local e aeronave", diz a nota.

Em consulta ao portal de Registro Aeronáutico Brasileiro, no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), através do prefixo da aeronave, consta que ela se encontra em situação de aeronavegabilidade normal. O proprietário é um produtor rural de Mato Grosso do Sul.

Aeronave tombou e parou com as rodas para a cimaBombeiros foram acionados e fizeram o resfriamento da aeronave (Foto: O Correio News)

Mais alta do ano

Campo Grande registra a maior temperatura do ano, de 39,8ºC

A umidade do ar na Capital de Mato Grosso do Sul, chegou a 11%, ficando entre índices mais baixos do Estado

24/09/2024 16h15

Campo Grande registrou a temperatura mais alta do ano, com 39,8ºC, segundo dados do Inmet

Campo Grande registrou a temperatura mais alta do ano, com 39,8ºC, segundo dados do Inmet Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A estação da primavera, que costuma ser a mais quente, acabou de chegar, e Campo Grande registrou nesta terça-feira (24) a temperatura mais alta do ano, com 39,8ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura de hoje superou os 39,4ºC registrados em outubro do ano passado.

Em setembro de 2020, Campo Grande registrou 40,8ºC, que é o recorde de temperatura máxima registrada na Capital, segundo dados do meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão.

A tendência é que o calor continue intenso pelos próximos dias, não sendo descartados novos recordes.

O Climatempo divulgou ontem (23) que a nova onda de calor atinge o Centro-Oeste do país. A previsão é que, até quinta-feira (26), temperaturas fiquem acima de 39ºC em Campo Grande e 40ºC em cidades do interior do estado.

Na tarde de ontem, Aquidauana foi o município mais quente do país, com 42,8ºC, seguido por Corumbá com 42,5ºC, Coxim com 42,5ºC e Nhumirim com 42,3ºC.

Além do sol escaldante, os sul-mato-grossenses enfrentam a baixa umidade do ar. O município de Três Lagoas registrou umidade abaixo de 10% nesta terça-feira (24).

  • Três Lagoas 10%
  • Paranaíba 10% 
  • Cassilândia 10% 
  • Campo Grande 11%
  • Aquidauana 13% 
  • Corumbá 14% 
  • Ponta Porã 15% 
  • Coxim 15% 
  • Ribas do Rio Pardo 16% 

A onda de calor deve persistir, pelo menos, até quinta-feira (26).

Inmet alerta sobre o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, com a umidade variando entre 12% e 20%. O tempo seco também pode causar ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

Nas próximas 48 horas, as temperaturas devem variar entre 5ºC e 10ºC acima da média em Mato Grosso do Sul.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).