As brasileiras Geisa Coutinho, 32 anos, e Joelma Sousa, 28 anos, não conseguiram se classificar para a semifinal dos 400 m rasos, em corrida classificatória realizada nesta sexta-feira, mas terão uma nova chance de chegar à final no revezamento 4X400 m, cuja competição acontece na próxima sexta-feira (10), no Olympic Stadium, no Parque Olímpico, em Londres. A equipe formada por Geisa e Joelma ainda conta com as corredoras Lucimar Teodoro, 31 anos, e Jailma Lima, 25 anos.
Juntas, o trio formado por Geisa, Jailma e Joelma levaram a medalha de prata no revezamento 4X400 m junto com a atleta Bárbara Farias nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011. As veteranas do grupo, Lucimar e Geisa já participaram de outras Olimpíadas -, e embora o quarteto não esteja entre os favoritos a medalha, o objetivo das atletas é ficar entre os 8 melhores colocados na disputa.
"As quatro estão empolgadas, estão confiantes que pode ir pra final, e isso é muito bom. E isso traz pro nosso Brasil uma determinação muito grande", disse Geisa, após tentar a classificação nos 400 m rasos. "o foco mesmo é o revezamento que tem chances de ir pra final. Eu fiz o que eu pude no 400 m", admitiu a atleta.
Além do revezamento 4X400 m, a caçula da equipe, a paraibana Jailma Lima, também tentará avançar à final nos 400 m com barreiras, cuja etapa classificatória acontece neste domingo (5). No Pan-Americano do ano passado, no México, a atleta terminou em 5º lugar.
Joelma foi a melhor atleta do Brasil e concluiu a prova em 52s69, sendo a quarta colocada na sexta bateria e 28ª no geral. Já Geisa ficou no quinto lugar da primeira bateria com o tempo de 53s43. Na classificação geral, ela terminou em 32º. As 24 primeiras competidoras passaram para as semifinais.
Além de Joelma e Geisa, a saltadora Keila Costa também não conseguiu passar para a próxima fase do salto triplo, e foi eliminada após ficar com a 20ª posição. Ela queimou sua primeira tentativa, atingiu 13,69 m na segunda e no último salto alcançou 13,84 m - ainda muito abaixo que a primeira colocada, que atingiu 14,79. Decepcionada, Keila deixou o estádio em silêncio e não quis falar com a imprensa.
Ainda nesta sexta-feira, o Olympic Stadium receberá os atletas brasileiros Rosângela Santos (100 m rasos); Mauro Vinicius da Silva, o Duda (salto em distância); e Andressa de Morais (lançamento de disco); que também tentam uma classificação para as próximas etapas de suas categorias no atletismo.