Cidades

Cidades

Em ano de eleição, bancada federal pode ficar sem coordenador

Em ano de eleição, bancada federal pode ficar sem coordenador

Redação

12/05/2010 - 00h08
Continue lendo...

Clodoaldo Silva, Brasília

As eleições deste ano podem deixar a bancada sul-mato-grossense no Congresso Nacional sem coordenador. Ontem seria realizado o primeiro encontro dos parlamentares federais do Estado para definir a liderança, mas nenhum dos que compareceram pleiteou o cargo, colocado à disposição pelo deputado federal Waldemir Moka (PMDB).

Na próxima semana será realizada outra reunião para definir quem comandará a bancada sul-mato-grossense. Em princípio, o único que admitiu aceitar a missão é o deputado federal Geraldo Resende (PMDB). “Não vou disputar. Se for convocado pela bancada e não houver disputa eu aceito a missão. Sou igual a Bombril, tenho mil e uma utilidades”, brincou, completando que a disputa pela reeleição não é empecilho para exercer a função de coordenador.
Moka quer deixar o cargo porque é também presidente da Comissão Mista do Orçamento, o que, segundo ele, demanda muito tempo. O parlamentar sugeriu o nome do senador Delcídio do Amaral (PT) para a função, porém não conseguiu conversar com ele ontem à noite para saber se aceitaria o cargo. “Nosso objetivo é fazer o rodízio entre deputados e senadores. Hoje, o coordenador é um deputado, o certo seria um senador na função”, comentou.

Dos oito deputados federais e três senadores que integram a bancada sul-mato-grossense, apareceram no local da reunião, em horários diferentes, os deputados Geraldo Resende, Nelson Trad (PMDB), Dagoberto Nogueira (PDT), Antonio Carlos Biffi (PT) e a senadora Marisa Serrano (PSDB).
A maioria deles não quer assumir a função porque pretende concentrar esforços na campanha eleitoral. “A prioridade número um para mim é a reeleição. Para mim, o Moka tem de ficar até o fim”, disse Biffi.
“Não tenho tempo de atuar desta forma, sou médico. Vou me preocupar com a candidatura de meu filho, o doutor Augusto Cruz, para deputado estadual”, contou o deputado Antonio Cruz (PP).

Também o deputado Vander Loubet (PT) descartou ser o coordenador em ano eleitoral. “Nunca pleiteei o cargo e não tenho interesse agora”.
Dagoberto Nogueira (PDT) também disse que não tem tempo para assumir a função. “Estou deixando a liderança da bancada do PDT porque quero me dedicar exclusivamente a minha campanha a senador”.
Três parlamentares que possivelmente não disputarão as eleições, o senador Valter Pereira (PMDB), Marisa Serrano e Nelson Trad, também não cogitam ocupar a coordenação de bancada.

O coordenador é o porta-voz de todas as decisões dos parlamentares e responsável por intermediar os pleitos junto à Comissão Mista do Orçamento, Mesa Diretora da Câmara e ministérios.

Cidades

PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia

Ministro Alexandre de Moraes solicitou perícia, que apontou que o ex-presidente precisa passar por cirurgia

19/12/2025 16h15

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

A Polícia Federal (PF) enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um laudo médico sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os peritos confirmaram que o ex-presidente é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de uma cirurgia, que foi solicitada por médicos particulares de Bolsonaro. 

O laudo também confirmou quadro de soluços e de insônia.

“Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, concluiu o laudo.

A perícia foi realizada nessa quarta-feira (17) na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O procedimento foi determinado pelo ministro. 

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), na capital federal, onde cumpre pena definitiva pela condenação a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista.

Solidariedade

Bazar do HCAA terá itens da Receita Federal a partir R$ 2

Com celulares, perfumes, roupas e diversos produtos, o Bazar do Bem será realizado na terça-feira (23), no Hospital de Câncer Alfredo Abrão

19/12/2025 15h33

Imagem Divulgação / HCAA

Continue Lendo...

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) promove a 2ª edição do Bazar do Bem, com doações de 20 mil itens da Receita Federal, a partir de R$ 2, em prol do tratamento de pacientes com câncer.

Com o tema “Solidariedade que Salva Vidas”, os recursos arrecadados com a venda serão destinados à construção do bunker do novo Acelerador Linear de última geração, equipamento utilizado na realização de radioterapia em pacientes oncológicos.

Trata-se de uma tecnologia de ponta, que trará mais segurança, qualidade e agilidade aos tratamentos, ampliando as chances de cura e a qualidade de vida.

Para quem deixou as compras de última hora, o bazar é uma boa opção, com preços abaixo do mercado em diversos produtos, como:

  • celulares;
  • roupas;
  • perfumes;
  • acessórios e eletrônicos.

Os produtos foram doados pela Receita Federal de Ponta Porã, e a venda será realizada nas dependências do hospital.

As opções de pagamento incluem Pix, dinheiro, débito e crédito.

Imagem Divulgação / HCAA

Como acompanhou o Correio do Estado, o primeiro Bazar do Bem foi fundamental para a aquisição de um Acelerador Linear, com recursos arrecadados a partir da venda de itens também doados pela Receita Federal.

Nesta nova fase, o momento é considerado decisivo, uma vez que a estrutura permitirá o pleno funcionamento do Acelerador.

“A construção do bunker é prioridade. Ele abrigará este equipamento, que simboliza um marco histórico para a oncologia no Estado e um grande avanço para nossos pacientes. Cada contribuição, cada compra realizada no bazar, se transforma em esperança, em mais chances de tratamento e em vidas salvas”, destacou a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles.

Serviço

  • Bazar do Bem
  •  Data: 23 de dezembro, das 8h às 18h
  • Local: Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA)
  • Endereço: Rua Marechal Rondon, 1053

Neste Natal, o convite está feito: participar do Bazar do Bem é mais do que comprar. É fazer o bem, compartilhar amor e ajudar a escrever histórias de superação.
 

Assine o Correio do Estad

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).