Neste domingo se inicia o período de duas semanas de toque de recolher em Mato Grosso do Sul. Neste período, a restrição se estende das 20h às 5h em todo o território Estadual. A medida foi tomada com o objetivo de conter o aumento nos casos de Covid-19 e lotação dos leitos de UTI.
Aos sábados e domingos, os serviços não classificados como essenciais, poderão abrir e atender o público entre às 05h e às 16h. Quanto à circulação de pessoas e veículos, durante todos os dias, fica proibida no período entre às 20h e 5h. As exceções são motivos de trabalho, emergência médica e urgência inadiável.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Durante o toque de recolher, é permitido o funcionamento apenas dos serviços de saúde, transporte, alimentação por meio de delivery, farmácias e drogarias, funerárias, postos de gasolina e indústrias.
A decisão tomada veio para tentar frear o avanço da doença e o colapso na saúde, quando os hospitais apresentaram uma ocupação de 106% dos leitos de UTI na macrorregião de Campo Grande e superlotação no interior do Estado.
SUPERMERCADOS
Em supermercados e estabelecimentos similares passam a ser proibidos o consumo de comidas e bebidas e o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família, exceto nos casos em que for necessário acompanhamento especial.
HOSPITAIS
As cirurgias eletivas pelos hospitais das redes pública estadual e contratualizada estão suspensas. No entanto, estão permitidas as que já haviam sido agendadas, assim como as cardíacas, oncológicas e aquelas que, mesmo sendo eletivas, possam causar danos permanentes aos pacientes caso não sejam realizadas durante o período de suspensão.


