Em Mato Grosso do Sul, 80 mil cobertores serão distribuídos nos 79 municípios do Estado, os quais serão destinados às famílias cadastradas no CadÚnico e à população indígena. A definição da quantidade a ser distribuída por município foi publicada nesta quarta-feira (04), no Diário Oficial do Estado (DOE-MS).
Conforme a publicação, a distribuição dos cobertores será executada diretamente pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município.
Ainda não há uma data definida para o começo das entregas dos cobertores.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a Comissão de Intergestores Bipartite da Assistência Social em Mato Grosso do Sul (CIB/MS) pactuou positivamente sobre a compra dos 80 mil cobertores.
Para o Governo do Estado, a ação deve beneficiar diretamente pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, as quais, muitas vezes, não têm condições financeiras de adquirir cobertores.
A secretária da Sedhast e coordenadora da CIB/MS, Elisa Cleia Nobre, destacou que a compra de cobertores é indispensável e atende a quem mais precisa.
“Para quem tem como se proteger do frio, um cobertor pode não significar muito. Mas para quem não tem, essa entrega é a diferença entre dias congelantes ou com mais dignidade”, disse.
Saiba mais
Em 2021, a mesma quantidade de cobertores foi distribuída em todo o Estado. A compra anterior contou com um investimento de pouco mais de R$ 2 milhões de reais, com cada unidade saindo por R$ 33,39.
No ano passado, os cobertores foram entregues pela empresa Altomax comércio de meias e cobertores, importação e exportação Eireli.
O cobertor é do tipo casal, sendo o material de manta em microfibra, 100% poliéster, com medida mínima de 1,80 x 2,20 e gramatura mínima 190 g.
Segundo a divulgação, os recursos para a compra provém do Fundo de Investimento Social (FIS).
A Defesa Civil de MS também é parte atuante no processo, ajudando, muitas vezes, a alcançar localidades de difícil acesso e em situações de calamidade.
A secretária Elisa relembrou um pouco sobre as entregas do ano passado.
“Em todas as entregas é possível observar o quão importante é esse cobertor para quem recebe e neste ano, em parceria com os municípios, vamos continuar aquecendo as famílias de nosso estado”, destacou.




