Cidades

Diplomata

Embaixador da Estônia passa por Campo Grande em missão que busca doações para a Ucrânia

O diplomata irá passar por todos os estados brasileiros, com o objetivo de arrecadar doações para ajudar famílias atingidas pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia

Continue lendo...

Campo Grande recebeu, nesta sexta-feira (8) a visita do diplomata Mart Tarmak, que passa pelo Brasil em uma missão em busca de doações e recursos que beneficiem as famílias afetadas pela guerra na Ucrânia. 

Mart começou sua expedição pelo País no dia 27 de julho partindo de Florianópolis e tem como objetivo percorrer os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal em um período de três meses. 

Serão 22 mil quilômetros rodados feitos de carro, ônibus e alguns trechos por vias aéreas, passando também pela Guiana, Suriname e Guiana Francesa, que fazem divisa com o País ao norte. 

“Eu conheço bastante o Brasil, conheço muitos estados, inclusive eu visitei Fernando de Noronha ano passado, a praia mais linda do mundo. Eu gosto muito desse país, da natureza, das pessoas, por isso eu estou fazendo essa viagem. Além de ser importante para a Estônia, eu acredito que podemos, mesmo que um pouco, levar ajuda até a Ucrânia”, afirma. 

Recebido pelo vereador Otávio Trad, Mart conta que, mais que uma viagem cultural, onde pode apresentar a Estônia, os Países Bálticos e a região Nórdica por onde passar, sua passagem pelo Brasil busca estreitar os laços entre os países e arrecadar recursos que atendam a população ucraniana, que sofre com a guerra com a Rússia desde fevereiro de 2014. 

“Na última viagem nós levamos três grandes geradores de energia para atender a população, principalmente escolas, que são alvos que a Rússia busca destruir. O objetivo é levar, dessa vez, mais um carro, mais geradores e o que precisar. As pessoas, muitas vezes, querem ajudar, mas não sabem como”, explica. 

“Por exemplo, muitos querem doar roupas, alimentos, mas eles têm isso lá na Ucrânia, eles têm roupas, têm alimentos, eles continuam exportando e importando alimentos mesmo com a guerra. Eles precisam de armas, medicamentos, ajuda para reconstruir as casas destruídas”. 

Em 2024, Mart fez uma viagem parecida com a missão no Brasil. Juntamente com amigos e apoiadores, saíram da Estônia e foram até a cidade ucraniana de Ovruch, percorrendo, em média, 1719 quilômetros, passando pela Letônia, Lituânia e Polônia, a fim de conseguir doações, expedição onde conseguiram os recursos necessários para a compra do veículo e dos geradores de energia. 

Embaixador residente

Mart Tarmkak foi o primeiro e único embaixador residente da Estônia no Brasil. Sua carreira começou em 1990 com sua representação estoniana na Lituânia e inclui missões como embaixador em Portugal, Marrocos, Finlândia, Chile, Peru e Colômbia. 

Eu sou o último embaixador residente do Brasil, por conta do fechamento da embaixada no país. Então eu continuo como embaixador não residente. A Estônia vai voltar a abrir a embaixada, mas agora, todas as nossas forças estão voltadas à prestar ajuda à Ucrânia, que é a coisa mais importante para nós agora”, contou. 

A embaixada da Estônia encerrou suas atividades no Brasil em 2017 por contenção de gastos. Na época, o governo estoniano afirmou que pretendia continuar desenvolvendo relações amigáveis com o Brasil e cooperar nas organizações internacionais. 

Mesmo aposentado, Tarmak ainda é destaque por seu relacionamento entre países, fato que foi destacado pelo vereador Otávio Trad na conversa. 

“A carreira de embaixador é eterna, é a nomenclatura que usamos aqui no Brasil, de embaixador, pelo alto posto que o senhor ocupou, mas ao mesmo tempo, eternizou a sua história entre a relação Brasil-Estônia”, destacou o parlamentar. 

Relação Estônia-Ucrânia

A Estônia e a Ucrânia estabeleceram relações diplomáticas em 1992, tornando a relação entre os países extremamente próxima desde então. 

Após o início da invasão russa à Ucrânia, em 2022, a Estônia impôs sanções à Rússia e, juntamente com outros países, declarou vários diplomatas russos como “Persona non grata”, além de introduzir uma proibição de canais de mídia em língua russa. Isso fez com que a Rússia colocasse todos os países da União Europeia na lista de “nações hostis”. 

Em outubro de 2022, o parlamento estônio reconheceu a Rússia como um estado terrorista. 
Em 2023, mais de 130 mil ucranianos entraram na Estônia solicitando asilo e 71 mil vivem no país atualmente. Em 2024, o presidente da Estônia, Alar Karis, prometeu alocar US$1,2 bilhão em ajuda para a Ucrânia até 2027. 

Nos três anos desde que a Rússia lançou sua invasão em larga escala, a Ucrânia perdeu 11% de suas terras, conseguindo recuperar algumas graças à ajuda militar de seus aliados ocidentais. Pelo menos 6,8 milhões de ucranianos foram deslocados e mais de 40 civis foram mortos ou feridos. 
 

Cidades

Bairros ficaram sem coleta de lixo por falta de trabalhadores, diz Solurb

Com a ausência de 40% dos funcionários, bairros e até a região central ficaram desassistidos

08/12/2025 17h00

Divulgação Solurb

Continue Lendo...

Alguns bairros, inclusive parte da região central, ficaram sem o serviço de coleta de lixo em Campo Grande. A Solurb informou que o problema ocorreu devido à falta inesperada de funcionários.

Por meio de nota, a empresa responsável pela coleta dos resíduos explicou que houve ausência de 40% do efetivo, o que afetou bairros na última sexta-feira (5) e no sábado (6).

A empresa negou que esteja ocorrendo qualquer tipo de greve por parte dos funcionários. Os seguintes bairros e regiões ficaram sem o serviço:

  • Na sexta-feira (05/12), ficaram sem coleta, parcial ou total, bairros como Jardim dos Estados, parte da região central e Vila Carvalho. Essas áreas foram regularizadas no sábado (06/12).
  • No sábado (07/12), devido à continuidade das ausências, não foi possível concluir a coleta na Vila Sobrinho, parte do Taveirópolis, Vila Planalto e Amambaí.
  • No São Francisco, a coleta prevista para sexta-feira foi executada no sábado, em turno diurno.

A empresa ressaltou que, para evitar que o problema ocorra novamente, está adotando algumas iniciativas para reforço das equipes. Entre as ações estão:

  • Redistribuição de rotas entre turnos e setores;
  • Contratação emergencial de novos coletores;
  • Retorno de colaboradores que estavam em férias;
  • Monitoramento intensivo das regiões pendentes para priorização da coleta.

Restabelecimento do serviço

A Solurb informou que espera regularizar a coleta nesta segunda-feira (08), quando os bairros que não foram atendidos terão prioridade.

“Para os demais setores atendidos rotineiramente no período noturno, a expectativa é de que a coleta ocorra normalmente, salvo nova ocorrência excepcional de ausências.”

Confira a nota da empresa:

“A Solurb orienta que os moradores mantenham o acondicionamento adequado dos resíduos e respeitem o calendário de coleta do seu setor.

A CG Solurb reforça que está integralmente empenhada em restabelecer a plena normalidade e a excelência na prestação dos serviços, padrão que sempre norteou sua atuação ao longo da concessão. Tão logo a recomposição da mão de obra seja concluída e os índices de ausência retornem à normalidade, a operação deverá seguir sem novos impactos.

A empresa reafirma seu compromisso com a cidade de Campo Grande e com a qualidade dos serviços de limpeza urbana, mantendo todos os esforços concentrados para garantir segurança operacional, regularidade e eficiência à população.”
 

Assine o Correio do Estado

DROGAS

Cão policial ajuda a prender traficantes em operação da Polícia Civil

Em dois dias, Operação Faro, em Campo Grande, interceptou cerca de 5 quilos de drogas em agência do Correios e quatro ônibus

08/12/2025 16h45

Cão farejador identificou drogas em quatro ônibus que vinham de Corumbá e tinham como destino a cidade de São Paulo

Cão farejador identificou drogas em quatro ônibus que vinham de Corumbá e tinham como destino a cidade de São Paulo Divulgação: Polícia Civil

Continue Lendo...

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), realiza, durante este mês de dezembro, a Operação Faro, que conta com a ajuda de cães farejadores para encontrarem drogas em malas dos ônibus e encomendas nos Correios.

Em uma das abordagens, a ação contou com apoio da Subgerência de Segurança Corporativa dos Correios. As embalagens foram enviadas de Paranhos e Ponta Porã. A primeira embalagem tinha como destino a cidade de Montes Claros (MG), com 2,248 quilos de skunk, divididos em sete porções. E a segunda encomenda iria para Aparecida de Goiânia (GO), com 100 gramas de haxixe marroquino.

Durante a triagem de encomendas, o cão Colt-K9 sinalizou positivamente para duas embalagens, indicando possível presença de substâncias ilícitas. Após a conferência, foram localizadas porções de maconha do tipo skunk e haxixe marroquino, totalizando 2,348 quilos de entorpecentes.

Uma outra fiscalização da Polícia Civil, junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Campo Grande, interceptou cerca de 2,860 quilos de cocaína.  

As autoridades receberam informações de que vários ônibus provenientes de Corumbá, rota do tráfico que faz fronteira com a Bolívia, estavam parados a poucos quilômetros do ponto onde eram realizadas fiscalizações. As equipes se deslocaram e encontraram quatro veículos, que foram encaminhados ao posto da PRF para revistarem os veículos. 

Durante a inspeção no ônibus que seguia de Corumbá para São Paulo, o cachorro indicou três mochilas pertencentes aos passageiros com idades de 38, 26 e 23 anos, todos de nacionalidade boliviana. No interior das bagagens foram localizadas embalagens de lenço umedecido e frascos de shampoo contendo cápsulas de cocaína.

Com o de 38, os policiais encontraram 66 cápsulas, totalizando 824 gramas. O de 26 transportava outras 66 cápsulas, pesando 834 gramas. Já com o de 23 foram apreendidas 100 cápsulas, somando 1.202 gramas. Os três informaram que receberiam R$ 2.500,00 pelo transporte da droga e que viajavam juntos desde a Bolívia.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).