Cidades

Contra o Aedes

Empresário detido por foco de dengue pode ser condenado
a 4 anos de prisão

Para ser liberado, comerciante pagou R$ 2 mil de fiança; Polícia continua fiscalização

RODOLFO CÉSAR

15/12/2015 - 16h12
Continue lendo...

O empresário de Campo Grande detido por crime de causar poluição foi liberado na tarde desta terça-feira (15) ao pagar fiança de R$ 2 mil.

Ele foi preso pela Polícia Civil durante operação que vistoriava imóveis com presença de focos do mosquito Aedes aegypti. Agentes de saúde e guardas civis municipais também reforçaram a ação que começou na manhã desta terça-feira em locais identificados como críticos.

O delegado da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat), Wilton Vilas Boas de Paula, explicou que o empresário responderá a inquérito que pode resultar, ao ser apresentado à Justiça, em pena de um a quatro anos de reclusão.

"É preciso dar um choque de ação. Houve a prisão porque a pessoa recebeu duas notificações sobre a situação e mantinha em um terreno ao lado da empresa um depósito onde havia engradados e lonas", afirmou o titular da especializada. No terreno foi identificada larvas do mosquito, que pode transmitir a dengue, chikungunya e agora zika vírus, que está ligada à ocorrência de microcefalia em bebês.

Como houve o flagrante, havia provas e ele já tinha sido notificado para limpar a área, o comerciante foi autuado na modalidade dolosa do crime de causar poluição. "Cada caso será analisado. As pessoas precisam ter consciência, mas também atitude. Todo mundo sabe que água parada causa problema, agora precisa agir", apontou o delegado.

Ele explicou que os policiais da Decat ficarão de prontidão para outras ocorrências e disse que denúncias sobre focos do mosquito ou de pessoas jogando lixo em áreas desocupadas podem ser feitas à delegacia pelo telefone (67) 3325-2567, de segunda a sexta, das 8h00 às 18h00.

Fotos e filmagens podem servir de provas no inquérito para auxiliar a Polícia Civil a realizar outros flagrantes e até mesmo prisões.

TEMPO

Com mínima de 1°C, MS volta a registrar geada em 12 municípios

Massa de ar polar mantém amanhecer congelante no Estado; Iguatemi registrou a menor temperatura desta quinta-feira (25), enquanto previsão do Inmet indica elevação gradual dos termômetros a partir de sexta-feira

25/06/2026 10h30

Geada voltou a cobrir áreas do sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25), após temperaturas próximas de 0°C em municípios da fronteira e da região cone-sul

Geada voltou a cobrir áreas do sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25), após temperaturas próximas de 0°C em municípios da fronteira e da região cone-sul Paulo Ribas

Continue Lendo...

A intensa massa de ar polar que atua sobre Mato Grosso do Sul manteve o frio rigoroso nesta quinta-feira (25) e provocou novo episódio de geada em pelo menos 12 municípios da região sul do Estado. A menor temperatura foi registrada em Iguatemi, onde os termômetros marcaram apenas 1°C ao amanhecer.

De acordo com levantamento do meteorologista Natálio Abrahão, além de Iguatemi, houve formação de geada em Amambai e Coronel Sapucaia, ambas com mínima de 2°C, Paranhos (2,2°C), Tacuru (1,4°C), Mundo Novo (4,3°C), Sete Quedas (4,4°C), Aral Moreira (4,8°C) e Caarapó (4,3°C).

Também registraram temperaturas bastante baixas Laguna Carapã (5,2°C), Ponta Porã (5°C), Caracol (5°C) e Dourados (7,3°C).

Na Capital, Campo Grande amanheceu com 9,9°C, enquanto Três Lagoas registrou mínima de 10,4°C e Corumbá, 12,8°C.

Os números mostram que, apesar de a massa de ar polar perder força gradativamente, o frio ainda permanece intenso principalmente na faixa sul do Estado, onde as condições atmosféricas favoreceram a formação de geadas pelo segundo dia consecutivo.

Os registros observados nesta quinta-feira ficaram próximos das temperaturas divulgadas pelos institutos meteorológicos ao longo da semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previa geada para municípios do cone-sul e da fronteira, especialmente em Amambai e Iguatemi. Para Amambai, a previsão indicava mínima de 1°C e ocorrência de geada durante a manhã. Já para Iguatemi, o instituto apontava possibilidade de geada com temperatura mínima prevista de 5°C.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) também havia alertado para a ocorrência do fenômeno entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), com temperaturas variando entre 0°C e 2°C em municípios do extremo sul do Estado.

A nova onda de geadas reforça o impacto da onda de frio considerada a mais intensa de 2026 até o momento em Mato Grosso do Sul.

Temperaturas começam a subir 

Apesar das manhãs ainda frias, a tendência para os próximos dias é de elevação gradual das temperaturas em praticamente todas as regiões do Estado.

Segundo o Inmet, Campo Grande deve sair dos 17°C de máxima previstos para esta quinta-feira e alcançar 24°C na sexta-feira (26). A mínima também sobe de 8°C para 12°C.

Em Dourados, os termômetros devem variar entre 9°C e 23°C na sexta-feira, enquanto em Ponta Porã a previsão indica mínima de 8°C e máxima de 25°C.

Nos municípios que registraram as menores temperaturas da atual onda de frio, o aquecimento também será perceptível. Em Amambai, a mínima prevista sobe de 1°C para 3°C, com máxima de 22°C. Já em Iguatemi, os termômetros devem oscilar entre 7°C e 22°C.

No Pantanal, a recuperação será ainda mais expressiva. Corumbá, que registrou mínima de 12,8°C nesta quinta-feira, pode alcançar máxima de 29°C na sexta-feira. Em Três Lagoas, a previsão varia entre 13°C e 22°C.

De acordo com Natálio Abrahão, a tendência é de elevação das temperaturas até domingo, com retorno gradativo das condições típicas de inverno mais ameno em Mato Grosso do Sul.

Embora o frio perca intensidade nos próximos dias, as madrugadas e manhãs ainda devem seguir geladas, principalmente nas regiões sul, sudoeste e fronteiriça do Estado, onde os efeitos da massa de ar polar permanecem mais evidentes.

Assine o Correio do Estado

PISO SALARIAL

Campo Grande cai para 6º no ranking salarial dos professores

Nesta quarta-feira (24), mais uma rodada de negociação aconteceu entre representantes do Município, da Câmara Municipal e da ACP para dar continuidade às tratativas relacionadas ao pagamento dos 5,4% de reajuste

25/06/2026 10h00

Professores municipais paralisaram todas as atividades no dia 12 e protestaram em frente à Prefeitura

Professores municipais paralisaram todas as atividades no dia 12 e protestaram em frente à Prefeitura Foto: Marcelo Vitor/Correio do Estado

Continue Lendo...

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) e seus 74 sindicatos filiados filiados publicaram, nesta quarta-feira (24), a atualização do Ranking Salarial dos(as) Professores(as) da Rede Estadual e das redes municipais de ensino.

O levantamento da FETEMS revelou que Campo Grande caiu uma posição no ranking salarial dos profissionais do magistério com formação superior.  Em 2025, a Capital sul-mato-grossense estava em 5ª na tabela, mas este ano perdeu espaço para o município de Aquidauana e caiu para 6ª colocação, com R$ 9.028,09 de remuneração.

Apesar de perder uma posição no ranking, o salário dos professores com nível superior em Campo Grande aumentou de R$ 8.851,42 para R$ 9.028,09. Apesar da melhora na remuneração, o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) afirma que esse resultado não é fruto de decisões isoladas da administração pública, mas sim de anos de organização, negociação e pressão exercidas pela categoria.

A presidenta da FETEMS, professora Deumeires Morais, afirma que o ranking é uma ferramenta de mobilização e conscientização social.

“Ao tornar públicas essas informações, a FETEMS busca estimular o debate sobre a valorização dos profissionais da educação e fortalecer a cobrança para que todos os gestores cumpram a legislação. Não basta pagar o piso; é preciso respeitar a carreira, valorizar a formação e garantir condições dignas de trabalho para quem constrói a educação pública todos os dias”, destacou.

Professores municipais paralisaram todas as atividades no dia 12 e protestaram em frente à Prefeitura
Os 10 melhores salários de professores com nível superior em MS no ano de 2026
Professores municipais paralisaram todas as atividades no dia 12 e protestaram em frente à PrefeituraOs 10 melhores salários de professores com nível superior em  2025

A tabela foi divulgada em meio às negociações da ACP com a Prefeitura de Campo Grande. Nesta quarta-feira (24), a comissão de negociação participou de mais uma reunião com representantes do Município e da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal para dar continuidade às tratativas relacionadas ao pagamento dos 5,4% reivindicados pelo magistério.

A ACP disse que não divulgará detalhes das tratativas antes da apreciação da categoria. Com isso, os profissionais filiados participarão de uma Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta-feira,(25), às 18 horas, no auditório da FETEMS, para avaliação e os encaminhamentos sobre a reunião da Comissão Mista de Negociação (ACP/PMCG/CMCG), responsável pelas discussões em torno do cumprimento da política do Piso 20h da REME.

A direção sindical ressalta que este será um momento decisivo para que a categoria conheça os resultados das negociações, avalie coletivamente os cenários apresentados e delibere sobre os próximos passos da mobilização.

Para o presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni, o processo de negociação evidencia a importância da organização sindical na conquista de direitos.

“A nossa história mostra que nenhum avanço acontece sem mobilização. Os direitos do magistério só são respeitados quando a categoria está organizada, participa das assembleias e fortalece a sua entidade sindical. É essa unidade que nos permite avançar nas negociações e seguir defendendo a valorização dos profissionais da educação”, destacou.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).