Neste domingo (26), 25.062 docentes de Mato Grosso do Sul farão a Prova Nacional Docente - (PND), mais conhecida como Enem dos Professores. Sete cidades de MS terão as provas aplicadas, sendo elas: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
No Brasil, 1.086.914 pessoas se inscreveram para fazer o exame, que é voltado para estudantes concluintes de licenciaturas e para licenciados formados, que têm interesse em entrar no magistério da rede pública por meio de processos seletivos nos estados e municípios.
Apelidado de CNU (Concurso Nacional Unificado) dos Professores ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos Professores, o exame será aplicado no horário de Brasília, com abertura dos portões às 12h, fechamento dos portões às 13h e início da prova marcado para as 13h30. O término está previsto para as 19h.
Segundo o Ministério da Educação, a PND foi criada para estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino públicas do Brasil.
Com duração de cinco horas e trinta minutos, a prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) das licenciaturas, que, desde a sua edição em 2024, foca nos cursos de formação docente.
De acordo com o edital da PND 2025, a prova será composta por duas partes: a primeira terá questões de formação geral e a segunda, conteúdo específico.


