Cidades

PODE E NÃO PODE

Entenda quais são os direitos na hora de trocar o presente indesejado de Natal

Lojas só são obrigadas a fazer troca em caso de problema ou defeito na mercadoria, mas Procon-MS defende: "o que vale é a promessa do vendedor"

Continue lendo...

Passado a festividade natalina, com o tradicional "amigo oculto" e chegada de parentes distantes vêm junto os "ganhados indesejáveis", mas consumidor precisa estar atento na hora da troca, uma vez que lojas e fornecedores só são obrigados a repôr, ou oferecer algo novo, quando houver problema ou defeito no produto. 

Superintendente do Procon estadual, Rodrigo Vaz explica que, falas como, "qualquer problema, cor ou tamanho não deu, volta aqui na loja com etiqueta, cupom fiscal que a gente vai efetuar a troca", tem sido uma estratégia cada vez mais usada para fidelizar a clientela. 

Seja nas compras natalinas, quanto em qualquer outra festividade, como bem destaca ele em nome da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) de Mato Grosso do Sul, o que vale é a promessa do vendedor. 

"A promessa vincula, porque, pela lei, a troca só pode ser realizada se o produto estiver com defeito, não sendo o caso, se for mero arrependimento, o lojista não é obrigado a trocar", explica o superintendente. 

E vale ressaltar que, seja por erro na cor, tamanho, ou qualquer outro motivo, caso o comprador tenha ouvido a promessa de troca, isso basta para que haja o vínculo mesmo que a lei diga o contrário. 

"A maioria das empresas, os lojistas estão orientando os seus vendedores a fazerem a promessa, para assim é é fidelizar esses compradores", comenta. 

Ainda, é importante frisar que - mesmo diante do defeito apresentado na hora de requisitar uma trocar -, não é estipulado que essa troca aconteça de imediato. 

"O lojista tem até 30 dias para trocar, para corrigir aquele defeito, trocar o produto. De imediato pode ser política da empresa, se ela quiser, ela faz", ressalta Rodrigo Vaz. 

Direitos nas compras online

Ainda, com as compras online sendo uma alternativa cada vez mais atrativa - principalmente para quem não dispõe de tempo para andar atrás de presente -, muito se questiona quanto aos direitos de consumo no ambiente virtual. 

Mesmo neste cenário "nublado" da confiança das compras na internet, Rodrigo expõe que mesmo no caso de aquisições online, vale a máxima da lei. 

"Nas compras não presenciais, aquelas feitas por telefone e internet, a partir da data que o produto chegou na sua casa, você tem 7 dias para cancelar"

Nesse caso, como orienta o superintendente, dentro do prazo de uma semana o consumidor pode optar tanto por uma troca, quanto por ter seu dinheiro de volta. 

"A lei fala em cancelamento, mas quem pode mais pode menos e, logicamente, a loja vai preferir te dar outro produto se você não estiver satisfeito, ao invés de devolver o dinheiro. Mas aí é o consumidor quem escolhe", finaliza. 

 

Assine o Correio do Estado

CORUMBÁ (MS)

PF e Receita apreendem 15 toneladas de produto usado para produzir cocaína

Estima-se que aproximadamente 30 toneladas de cloridrato de cocaína poderiam ser obtidos com a utilização do produto apreendido

20/09/2026 16h30

Produto estava armazenado em tambores escondidos em uma carreta

Produto estava armazenado em tambores escondidos em uma carreta DIVULGAÇÃO/RFB e PF

Continue Lendo...

Receita Federal do Brasil (RFB) e Polícia Federal (PF) apreenderam 15 toneladas de insumo químico utilizado na produção de cocaína, na manhã deste domingo (20), na fronteira Corumbá (Brasil)/Bolívia.

O insumo em questão é o acetato de etila, que é conhecido como “solvente nobre”, pelo fato de propiciar a produção de uma droga de alta qualidade, obtida através da transformação da cocaína base no cloridrato de cocaína.

O produto estava armazenado em tambores escondidos em uma carreta.

De acordo com a RFB, estima-se que aproximadamente 30 toneladas de cloridrato de cocaína poderiam ser obtidos com a utilização do produto apreendido.

Conforme apurado pela reportagem, Grupo Regional de Vigilância E Repressão (GRVR) da 1ª Região Fiscal e a Polícia Federal fiscalizavam a região de fronteira, quando abordaram a carreta e deram voz de parada ao motorista.

Os agentes vistoriaram a carga e perceberam que a nota fiscal, apresentada pelo condutor, divergia em relação o produto carregado.

Com isso, o motorista e a carga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.

“A apreensão reforça o compromisso das instituições envolvidas no fortalecimento de trabalhos de inteligência capazes de monitorar desvios de precursores químicos nas fronteiras, com a finalidade de combater e prevenir o tráfico internacional de drogas e demais crimes associados. A ação representa impacto direto na logística das organizações criminosas envolvidas na produção de cocaína, além de provocar prejuízo financeiro significativo a esses grupos, reforçando a importância da atuação preventiva e do controle sobre insumos químicos. A Receita Federal e a Polícia Federal reafirmam o compromisso com o combate aos desvios de produtos químicos utilizados pelo tráfico de drogas e destacam que o aumento da fiscalização na região tem motivado tentativas recorrentes de circulação irregular desses insumos”, informou a RFB por meio de nota enviada à imprensa.

A Receita Federal não divulgou para qual cidade/estado a carga seguiria.

Oportunidade de Emprego

Feirão do Emprego oferece vagas exclusivas para PCDs em Campo Grande

Ação será realizada nesta segunda-feira (21), na Praça Ary Coelho, com vagas exclusivas, recrutadores de empresas e serviços gratuitos aos trabalhadores.

20/09/2026 16h18

Praça Ary Coelho recebe nesta segunda-feira (21) o Feirão do Emprego, com vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Praça Ary Coelho recebe nesta segunda-feira (21) o Feirão do Emprego, com vagas destinadas a pessoas com deficiência. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande.

Continue Lendo...

Pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho terão acesso, nesta segunda-feira (21), a vagas exclusivas e contato direto com empresas durante o “Feirão da Empregabilidade - Dia D”, realizado na Praça Ary Coelho, região central de Campo Grande.

A programação ocorre das 8h às 16h e terá a presença de recrutadores de empresas interessados na contratação de trabalhadores PCD.

A proposta é concentrar, em um único espaço, candidatos e empregadores, facilitando o encaminhamento para processos seletivos e ampliando as possibilidades de ingresso no mercado formal de trabalho.

A iniciativa é organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e ocorre simultaneamente em mais de cem pontos do País.

Em Campo Grande, a ação conta com a parceria da Fundação Social do Trabalho (Funsat), que levará à Praça Ary Coelho a estrutura itinerante do Emprega CG.

Durante o feirão, os candidatos poderão consultar as oportunidades disponíveis e receber encaminhamento para vagas compatíveis com seus perfis profissionais.

A presença de recrutadores também permitirá que parte do processo de aproximação entre trabalhadores e empresas seja feita no próprio evento.

O atendimento será gratuito, com distribuição de senhas pela equipe da Funsat. A ação é direcionada especificamente às pessoas com deficiência interessadas em ingressar no mercado de trabalho ou encontrar uma nova colocação profissional.

Serviços vão além das vagas de emprego

Além da intermediação de mão de obra, o feirão disponibilizará outros serviços voltados aos trabalhadores. Entre eles estão orientações sobre qualificação profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital e Seguro-Desemprego.

Com isso, mesmo quem não conseguir uma contratação durante a programação poderá aproveitar a estrutura para buscar informações, atualizar a situação profissional e conhecer alternativas de qualificação.

O “Dia D” integra o cronograma de ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e tem como foco ampliar o acesso das pessoas com deficiência às oportunidades de trabalho formal.

A realização também busca aproximar empresas que possuem postos destinados a trabalhadores PCD dos profissionais que enfrentam dificuldades para encontrar oportunidades compatíveis com suas qualificações.

Empresas e candidatos no mesmo espaço

Um dos principais diferenciais da programação é justamente a presença de empresas no local. Em vez de apenas consultar vagas e receber encaminhamentos, os participantes terão a possibilidade de estabelecer contato com recrutadores envolvidos na seleção dos candidatos.

A estratégia busca reduzir a distância entre quem procura emprego e quem precisa contratar, reunindo os dois públicos durante oito horas de atendimento no Centro da Capital.

Para participar, os interessados devem comparecer à Praça Ary Coelho nesta segunda-feira (21), entre 8h e 16h. O atendimento ocorrerá mediante distribuição de senhas e não haverá cobrança.

Serviço

Feirão da Empregabilidade - Dia D será realizado nesta segunda-feira (21), das 8h às 16h, na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande.

A programação é destinada às pessoas com deficiência, com atendimento gratuito mediante distribuição de senhas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).