Cidades

MEMÓRIA

Espaço Prof. José Barbosa Rodrigues na UFMS recebe placa comemorativa

Local também sediará exposição sobre a transformação humana

RAFAEL RIBEIRO E IZABELA JORNADA

22/07/2019 - 11h11
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Placa em homenagem ao professor José Barbosa Rodrigues foi reinaugurada pela reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante esta segunda-feira (22) de eventos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na Cidade Universitária, na região sul de Campo Grande.

O espaço será destinado para levantamento de dados históricos. Uma das primeiras ações do grupo será fazer senso para saber o número de refugiados no estado do Mato Grosso do Sul a fim de que a classe receba tratamento mais humano. 

O nome do professor ficará exposto no espaço em que é destinado a sala da disciplina de história na universidade. A escolha de Barbosa como patrono do espaço é devido à representatividade e a contribuição para a sociedade sul-mato-grossense. 

Dentro do espaço outras personalidades consideradas estadistas da paz também serão homenageadas. 

O professor de história benevides lembrou que a escolha do nome do espaço foi consenso entre todos os envolvidos. “O nome do professor se deve ao recolhimento que temos da importância dele para a sociedade, ele foi um dos patronos da história” declarou o professor Cezar Augusto Benevides.

HISTÓRIA 

Autor de livros importantes sobre a trajetória do Estado, José Barbosa Rodrigues não poderia receber uma homenagem mais simbólica do que ter o seu nome repousado permanentemente nas portas do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A mudança foi instituída em 2010, mas, em decorrência de reformas no prédio, uma nova placa comemorativa foi instalada com o nome do escritor e haverá ainda uma exposição especial, intitulada “Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz – Transformando o Espírito Humano”. O descerramento da placa “Espaço Prof. José Barbosa Rodrigues” aconteceu hoje, a partir das 9h50min, no setor 1, bloco 3, da Cidade Universitária, com a abertura da mostra logo em seguida. 

Escritor, historiador e empresário, José Barbosa Rodrigues foi autor de 10 obras,  entre elas, “Isto é Mato Grosso do Sul (Estudo Histórico e Geográfico)” e “História de Campo Grande”. O currículo extenso mostra as qualidades do homem visionário, as quais, nas palavras de um dos fundadores do curso de História da UFMS, o professor aposentado Cezar Augusto Benevides, não se sobrepõem à principal: de mestre. “Foi um verdadeiro professor, no sentido mais profundo da palavra”, afirma. 

Segundo Benevides, José Barbosa Rodrigues iniciou a carreira como professor na base, ensinando crianças na Escola Boa Vista, em uma colônia japonesa na Mata do Ceroula, junto de sua esposa, dona Henedina Hugo Rodrigues.
“Ele era professor no sentido oriental da palavra, com uma grande sabedoria. O curso tem sorte de ter um patrono de sua estirpe. Quando decidimos homenageá-lo com seu nome em nossa sede, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário e também nos outros conselhos”, explica. 

Depois do primeiro emprego em Campo Grande, José Barbosa Rodrigues lecionou em colégios tradicionais da cidade, como a E. E. Joaquim Murtinho e a Escola Nossa Senhora Auxiliadora. Como jornalista, Rodrigues trabalhou no Jornal do Comércio e no Correio do Estado,  tornando-se posteriormente proprietário do veículo. 

EXPOSIÇÃO

O corredor em frente à antiga reitoria, agora sede do curso de História e Espaço José Barbosa Rodrigues, será palco da exposição “Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz – Transformando o Espírito Humano”, entre os dias 22 e 26 de julho.

Composta por quatro alas temáticas e 38 painéis, que refletem os esforços, o significado da cultura de paz e buscam ampliar a compreensão dos visitantes sobre a problemática, a exposição integra a programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina e que ocorre de 21 a 27 de julho na UFMS. 

“Fui assistir à exposição em São Paulo e pedi para ser exposta durante a SBPC. O convite oficial para a vinda da exposição foi feito pela professora Vivina Queiroz, diretora da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS, ao presidente da BSGI [Associação Brasil Soka Gakkai Internacional], em São Paulo, dr. Miguel Shiratori”, explica Benevides. 

A ação, coordenada pela docente do curso de História da Faculdade de Ciências Humanas Vanderléia Paes Leite Mussi, tem como objetivo principal levar as pessoas a reflexão sobre os problemas da violência no mundo, despertando-as para a necessidade de mudança para uma cultura de paz e do papel de cada indivíduo nesta mudança.

“No atual contexto global e nacional de acirramento da cultura do ódio, da intolerância com o outro, do ressurgimento dos extremismos políticos belicosos, da irracionalidade obscurantista anti-ciência e dos fundamentalismos religiosos diversos é mais do que necessário focarmos todos os esforços na promoção de uma cultura política e social que reafirme os valores do humanismo, da razão, da liberdade, da fraternidade e solidariedade entre os povos e dos direitos inalienáveis a todos os seres humanos”, explica Vanderléia. 

A ação contará, ainda, com a exibição do documentário "Um Outro Modo de Ver as Coisas", escrito por Daisaku Ikeda e dirigido por Cory Taylor, com o apoio da Soka Gakkai Internacional. O filme trata de uma viagem do jovem historiador britânico Arnold Toynbee aos campos de batalha entre Grécia e Turquia, nos idos de 1920. A postura de Toynbee em "ouvir o outro lado", mostrando as crueldades cometidas pelos gregos contra civis turcos, não agradou a sociedade europeia da época, cúmplice das atrocidades da guerra greco-turca. Os visitantes poderão assistir ao filme em duas sessões diárias, às 15h e às 15h30. 

Desde sua primeira exibição, em setembro de 2007, em Nova York, durante o fórum com representantes da sociedade civil para promoção da abolição de todos os tipos de armas nucleares e o estabelecimento de uma cultura de paz, a exposição já esteve presente em mais de 230 cidades de 31 países, em locais como Escritório das Nações Unidas em Genebra, na Suíça; Casa do Parlamento em Wellington, Nova Zelândia; e em países como Canadá, Malásia, República Dominicana, Costa Rica e Argentina.

DEMOCRACIA

STF decide se tornará Bolsonaro e aliados réus por tramar golpe; veja ao vivo

Se o ex-presidente e seus aliados se tornarem réus, vão responder a uma ação penal, que poderá terminar com a condenação ou absolvição

25/03/2025 07h02

Bolsonaro, Braga Neto e o General Heleno são os principais nomes dos oito que serão julgado a partir desta terça-feira no STF

Bolsonaro, Braga Neto e o General Heleno são os principais nomes dos oito que serão julgado a partir desta terça-feira no STF

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O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta terça-feira (24) às 9h30, se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista vão se tornar réus na ação.

O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, colegiado formado por cinco dos 11 ministros que compõem o tribunal. Se o ex-presidente e seus aliados se tornarem réus, eles vão responder a uma ação penal, que poderá terminar com a condenação ou absolvição das acusações.

O Supremo vai decidir se recebe a denúncia apresentada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o chamado núcleo crucial, formado por oito dos 34 denunciados no caso. O Núcleo 1 é composto pelos seguintes acusados:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência - Abin;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
  • Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Primeira Turma

O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte. O colegiado é composto pelo relator da denúncia, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Pelo regimento interno do Supremo Tribunal Federal, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

Rito

A sessão está prevista para começar às 9h30 e deve ter uma pausa para o almoço. Em seguida, às 14h, o julgamento deve recomeçar. 

A turma também programou uma sessão na manhã de quarta-feira (26) para finalizar a análise do caso. As regras do rito do julgamento estão previstas no regimento interno do Supremo.

Confira o rito que será seguido:

Abertura: ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, fará a abertura da sessão;

Relatório: em seguida, Alexandre de Moraes vai ler o relatório da denúncia, documento que resume as acusações, as manifestações das defesas e a tramitação ocorrida no caso;

PGR: o procurador-geral fará sua sustentação oral para defender que os acusados virem réus. O prazo será de 30 minutos;

Defesas: advogados dos oito denunciados terão 15 minutos cada um para realizar as defesas dos acusados;

Relator: palavra voltará para Moraes, que proferirá voto sobre questões preliminares suscitadas pelas defesas (pedidos de nulidade de provas, alegações de falta de acesso a documentos);

Votação: demais ministros votarão as questões preliminares;

Mérito: encerradas as questões preliminares, Alexandre de Moraes iniciará voto de mérito para decidir se os acusados se tornarão réus;

Votos: demais ministros decidirão se acompanham ou não o voto de Moraes;

Encerramento: após a votação, o julgamento será encerrado.

Organização Criminosa

De acordo com a denúncia da PGR, Bolsonaro "liderou" uma organização criminosa para praticar atos lesivos à ordem democrática. Segundo a PGR, o grupo atuou entre julho de 2021 e janeiro de 2023 e era formado por militares e outros investigados que estavam na estrutura do Estado.

"A organização criminosa seguiu todos os passos necessários para depor o governo legitimamente eleito", diz a denúncia.

A denúncia cita que Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado Punhal Verde Amarelo, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A PGR também garante que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como "minuta do golpe".

Crimes

A PGR apontou que os acusados cometeram cinco crimes contra a democracia. A pena máxima para as condutas ultrapassa 30 anos de prisão:

Organização criminosa armada – de 3 a 8 anos de prisão;

Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito – de 4 a 8 anos de prisão;

Golpe de Estado – de 4 a 12 anos;

Dano qualificado pela violência e grave ameaça – de seis meses a 3 anos de prisão;

Deterioração de patrimônio tombado – de 1 a 3 anos;

Defesa

Na defesa apresentada ao STF antes do julgamento, os advogados de Bolsonaro pediram a anulação da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente e o afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino para julgar o caso.

A defesa também alegou que não teve acesso total às provas e pediu que o julgamento seja feito pelo plenário, e não pela Primeira Turma.

Denúncias
Nas próximas semanas, o STF também vai decidir se mais 26 denunciados pela trama golpista se tornarão réus. Os acusados fazem parte dos núcleos 2,3 e 4 da denúncia, que foi fatiada pela PGR para facilitar o julgamento.

(Informações da Agência Brasil)

Cidades

Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula

Medida visa promover a saúde mental dos estudantes

24/03/2025 20h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

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O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou hoje (24) resolução com as diretrizes operacionais nacionais sobre o uso de celulares e outros dispositivos digitais em salas de aula.Criança brincando com o celular Criança brincando com o celular

A medida orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e busque promover a saúde mental dos estudantes.

Está autorizado o uso desses aparelhos por parte dos estudantes do ensino fundamental e médio para fins pedagógicos, sempre com mediação dos profissionais de educação. Mas é vedado o uso para outros fins, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula. A decisão prevê exceções para estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade.

A recomendação é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia.

Cada escola poderá estabelecer os critérios de permissão sobre o porte dos aparelhos, assim como a forma pela qual eles serão guardados durante o período de aulas.

Uso de telas

No caso da educação infantil, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado, sendo visto como algo razoável apenas em caráter excepcional, com mediação de um professor.

Neste mês, o governo federal lançou a publicação Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais, com o objetivo de construir um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável.

O novo guia pode ser acessado aqui.

Segundo o CNE, órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), a Resolução CNE/CEB nº 2/2025 inclui ações daEstratégia Nacional Escolas Conectadas(Enec) para “garantir a educação e a cidadania digital nas escolas, promovendo o uso intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem”. E tem como eixo central a proteção da saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.

Outras orientações

A resolução do CNE orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e buscando promover a saúde mental dos estudantes.

Existe também a preocupação com a formação continuada dos professores, funcionários e profissionais da educação voltados para a implementação digital e o uso pedagógico dos aparelhos.

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