Cidades

Cidades

Estado abre inscrições para o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

Evento acontece nos dias 27 e 28 de novembro, em Campo Grande; saiba como se inscrever

Continue lendo...

O Governo de Mato Grosso do Sul abriu as inscrições para o II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, evento que acontece nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório do Serviço Brasileiro de Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) em Campo Grande.

Os interessados em garantir um assento devem acessar o site oficial do evento, que disponibiliza a seção "reallizar inscrição", bem como o cronograma de atividades do evento, que terá painéis, palestras e rodas de conversa.

Ao clicar em "realizar inscrição", o interessado deverá preencher nome, e-mail, localidade e instituição vinculada. A inscrição é feita de forma gratuita.

O Fórum é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

O governador Eduardo Riedel e o titular da Semadesc, Jaime Verruck, farão pronunciamentos na abertura detalhando os compromissos do Estado com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Importantes estudiosos do tema foram convidados para palestrar no evento, que contará ainda com rodadas de conversa e reuniões técnicas.

A intenção da segunda edição do fórum é avançar no debate e criar "oportunidade para o fortalecimento das políticas ambientais em níveis estadual e municipal, a partir do momento em que propicia a troca de experiências e a integração de práticas sustentáveis", ponderou o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette.

Haverá uma programação extensa com palestrantes renomados abordando diversos assuntos dentro do tema 'mudanças climáticas'.

No primeiro dia (27) acontecem as palestras e no dia 28 as câmaras técnicas do Fórum se reúnem para discutir, dentro de um processo de mediação, a definição das principais diretrizes dos trabalhos e demais direcionamentos resultantes dos debates.

O I Fórum Estadual de Mudanças Climáticas foi realizado em abril deste ano, também em Campo Grande, e teve como um dos principais palestrantes o pesquisador Daniel Vargas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em sua exposição, Vargas ofereceu elementos para provocar uma reflexão sobre a postura que o Brasil e outros países tropicais devem adotar nos fóruns mundiais que criam as regras ambientais. Vargas salientou que o Brasil tem muito a oferecer para o equilíbrio mundial das emissões de GEE (gases do Efeito Estufa), no entanto é tratado como parte do problema.

Serviço:

II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas.
Data: 27 e 28 de novembro de 2024.
Local: Sebrae/MS – Av. Mato Grosso, 1661, Campo Grande – MS.
Inscrições: acesse o site oficial do evento.

Assine o Correio do Estado. 

Douradina

Médico morre esfaqueado em posto de saúde no interior de MS

O profissional da saúde foi atingido por pelo menos sete facadas e morreu enquanto era levado ao hospital. O crime aconteceu na cidade de Douradina, região sul do Estado

18/11/2024 13h30

Poças de sangue se espalharam pelo saguão da unidade de saúde.

Poças de sangue se espalharam pelo saguão da unidade de saúde. Divulgação/

Continue Lendo...

O médico Edivandro Gil Braz foi morto na manhã desta segunda-feira (18), após ser esfaqueado diversas vezes dentro do consultório onde atendia, em um posto de saúde no município de Douradina, localizado a 191 quilômetros de Campo Grande.

A vítima recebeu atendimento inicial em uma ambulância no município. Devido à gravidade dos ferimentos e à falta de um veículo de socorro mais especializado em Douradina, foi necessário acionar equipes de resgate da expedição CCR MSVia, na BR-163. O médico foi então encaminhado ao Hospital do Coração, em Dourados, a 40 quilômetros do local do crime.

De acordo com testemunhas que presenciaram o crime, o médico foi atingido por sete facadas. O autor, um homem de 27 anos, foi preso pela Polícia Militar, que chegou rapidamente ao local.

Além da Polícia Militar, equipes da Polícia Civil também serviram na unidade de saúde. Inicialmente, circularam a informação de que o médico teria sido esfaqueado por um paciente, mas a polícia investigará todas as possíveis motivações para o crime.

 

 

Números

PEC 6x1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor

Constatação é da pesquisa realizada pela Nexus

18/11/2024 13h00

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Continue Lendo...

A discussão sobre o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de folga, a chamada escala 6x1, proposta pelo Movimento Vida Além do Trabalho, se transformou em fenômeno nas redes sociais. A conclusão é do levantamento Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, que analisou cerca de 30 mil publicações sobre o tema nas cinco principais redes: X, Facebook, Instagram, Linkedin e Tique Tok.

O estudo aponta crescimento de 2.120% no número de postagens sobre o tema nas cinco plataformas, saindo de 539 no dia 7 para 11.969 no dia 12. No mesmo período, o volume de interações - curtidas, comentários e compartilhamentos de posts - cresceu 5.513%, passando de 267.124 para 14.995.806 interações.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), na Câmara dos Deputados, estabelece a jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana no Brasil, acabando com a escalada de 6 por 1. 

Do total de conteúdos, 67% foram favoráveis à PEC da extinção da escala 6x1, 26% neutros e apenas 7% contrários. Os dados foram coletados de 7 de novembro a 12 de novembro. Ao todo, 40% de todas as interações se concentraram em 12 de novembro, dia de pico no tema no ambiente digital.

“O tema se transformou em fenômeno nas redes. Além de mostrar a eficiência da narrativa dos promotores da PEC, o fenômeno demonstra ainda o interesse dos brasileiros, independentemente de sua posição político partidária, em se manifestar sobre o tema nas redes sociais. O assunto uniu fortemente a sociedade, sejam pessoas de direita, de centro ou de esquerda”, avaliou Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, em nota.

Foram analisadas ainda as 100 postagens consideradas mais relevantes, sendo as que mais engajaram, em cada uma das redes sociais analisadas. Juntas, essas 500 publicações concentraram 91% do engajamento total - considerando as 30 mil postagens. O engajamento inclui as interações com as postagens, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos.

“A gente observou que a grande maioria das pessoas que se manifestam nas redes sociais defendem a PEC que quer mudar a jornada de trabalho para 5x2, em vez da jornada de trabalho com apenas um dia de descanso”, apontou Tokarski.

Ele pondera que o resultado não quer dizer necessariamente que apenas 7% dos brasileiros são contrários à proposta, já que pessoas que criticam a PEC podem não ter se manifestado até por serem minoria ou por conta de o assunto ser sensível. “Mas deixa clara a tendência de o Congresso receber forte pressão popular pela aprovação da PEC”, ressaltou.

Com informações de Agência Brasil 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).