Cidades

ALERTA

Excesso de velocidade é principal causa de multas no trânsito de MS

Levantamento aponta que trafegar acima do permitido neste ano resultou em mais de 180 mil notificações; além disso, atrasar a transferência do veículo e furar o sinal vermelho estão entre infrações mais cometidas

Continue lendo...

O excesso de velocidade foi a principal causa de multas este ano em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de janeiro a setembro deste ano, foram registrados mais de 180 mil notificações por transitar em alta velocidade no Estado.


O número é maior que o de 2021, porém, os órgãos de controle do trânsito alertam que isso se deve à pandemia da Covid-19, quando muitas pessoas ficaram em casa e muitos estabelecimentos não podiam abrir as portas.


Por isso, o comparativo é feito com os anos anteriores. Quando se olha o recorte de 2020 e de 2019, é possível ver que, apesar de o alto valor acumulado este ano, no mesmo período desses anos houve mais ocorrências de excesso de velocidade.


Em 2019, o Senatran contabilizou 298.237 multas pela infração no Estado, enquanto que em 2020 foram 316.106.


O segundo maior motivo de notificações no trânsito de MS é a falta de registro do veículo no prazo de 30 dias após transferência de proprietário - só neste ano foram 32,1 mil motoristas notificados.
Já o avanço no sinal vermelho vem logo atrás, com 31.706 multas neste ano. O valor é o maior no comparativo com 2019 e 2020.


Vale ressaltar que o Estado aponta queda de 36,9% no número de infrações de trânsito. Entre janeiro e setembro de 2022, cerca de 510 mil notificações, ao todo, foram realizadas, segundo o painel de transparência do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). No ano anterior, o número chegava a 834 mil.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO


De acordo com o chefe da Fiscalização de Trânsito do Detran-MS, Ruben Ajala, o policiamento contra as infrações de trânsito ocorre por meio de diversas ações promovidas pelo órgão.


“A atuação que realiza patrulhamento nas principais vias e realiza as notificações aos condutores recebe dados dos principais índices de acidentes para mapear os bairros onde as maiores infrações são recorrentes. Dessa forma, a autuação é mais rápida e eficaz”, diz Ajala.


O chefe de fiscalização do Detran-MS também afirma que as campanhas são essenciais para a contribuição da sociedade no controle das ruas. 


“Nós buscamos conscientizar os nossos futuros motoristas com visitas nas escolas, por exemplo. Mostrar para os jovens que a intenção é ser um bom condutor, seja você pedestre, seja ciclista ou condutor”, declarou.


Para Ivanise Rotta, chefe de educação da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), todos são corresponsáveis quando se fala em comportamento no trânsito.


“Temos como cultura colocar a culpa em alguém, mas todos somos corresponsáveis. Nós andamos rápido demais em Campo Grande. Queremos percorrer o mais rápido possível para tirar o atraso das coisas, mas isso é errado. Muitas pessoas têm medo da blitz, por exemplo, mas a blitz serve para tirar os perigos de uma rota, seja aquela pessoa que usa o celular no volante, seja o condutor que não usa cinto de segurança. Mais de 40% das apreensões são de pessoas que não têm carteira de motorista”, afirma.


Rotta assegura que a presença policial inibe o mau comportamento. “Quando o ser humano é fiscalizado, ele não comete infração. Uma multa significa um acidente a menos. Quando temos essa visão, há um coro que questiona, mas a multa existe para notificar um perigo. As empresas, as escolas e os canteiros de obras nos procuram para apresentar as palestras de educação no trânsito. Nesse primeiro momento, nós abordamos a população para debater sobre acidentes, os crimes cometidos e as seguranças de todos os trajetos’’, conclui.

LEGISLAÇÃO


Conforme Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há três tipos de multa por excesso de velocidade. No caso do condutor que dirige até 20% acima da velocidade permitida na via, ele comete infração média.

Nesse caso, a multa é de R$ 130,16 e é descontado cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Já dirigir em velocidade entre 20% e 50% acima do limite da via é classificado como infração grave, com multa de R$ 195,23 e quatro pontos na CNH.


E o condutor que dirigir em velocidade 50% acima do limite da via é classificado como infração gravíssima. Em casos assim, a multa é multiplicada por três e resulta no valor de R$ 880,41, com suspensão da carteira de habilitação.


Com as alterações do CTB feitas recentemente, o condutor que exceder 40 pontos na CNH perde o direito legal de dirigir de acordo com a lei 14.071/2020, que alterou Código de Trânsito Brasileiro.


Os pontos na carteira são somados de acordo com a classificação da multa. Leves equivalem a três pontos, as médias quatro, graves cinco e gravíssimas sete.

SAIBA

Mato Grosso do Sul se prepara para iniciar a campanha de adoção ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que visa beneficiar condutores que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses, como desconto na locação de veículos, pedágios e outras instituições interessadas em aderir o serviço. Para participar, os condutores deverão autorizar a inclusão da CNH no programa por meio do Portal de Serviços da Senatran ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, disponível na loja de aplicativos do iOS e Android.
 

 

TRANSITOEscreva a legenda aqui
 
 
 

POLÍCIA

Condenado a 60 anos por matar duas pessoas em incêndio é preso em MS

Foragido da Justiça de São Paulo foi localizado em um sítio no distrito de Culturama e ainda responderá por novos crimes após reagir à abordagem policial e publicar ameaças de extermínio nas redes sociais

26/06/2026 13h30

Homem condenado por incêndio que matou duas pessoas em Santos (SP) foi preso pela Polícia Civil em um sítio de MS

Homem condenado por incêndio que matou duas pessoas em Santos (SP) foi preso pela Polícia Civil em um sítio de MS Divulgação

Continue Lendo...

Um homem de 46 anos, condenado definitivamente a 60 anos de prisão por incendiar uma residência e provocar a morte de duas pessoas em Santos (SP), foi preso nesta quinta-feira (25) pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em um sítio localizado na 9ª Linha, no distrito de Culturama, em Fátima do Sul.

Além da condenação já existente, o suspeito também era alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça no âmbito de uma investigação por violência doméstica. Durante a captura, ele ainda acabou preso em flagrante por uma série de crimes praticados contra os policiais civis que cumpriam a ordem judicial.

Segundo a Polícia Civil, ao receber voz de prisão, o homem desobedeceu às determinações da equipe e fugiu para um milharal ao lado da propriedade rural onde estava escondido. Durante a perseguição, ele teria ameaçado e desacatado os investigadores, resistido à prisão e tentado tomar a arma funcional de um dos policiais.

Diante da reação, foram registrados, em tese, os crimes de resistência, desobediência, desacato, ameaça contra agentes públicos, lesão corporal, difamação contra funcionário público em razão da função e falso alarme.

As investigações foram intensificadas depois que o investigado passou a publicar vídeos nas redes sociais com ameaças direcionadas a autoridades e policiais civis. Em uma das gravações, segundo a Polícia Civil, ele afirmava que “exterminaria toda a cidade de Fátima do Sul”, provocando preocupação entre moradores e mobilizando as forças de segurança.

O temor aumentou porque o homem exercia a profissão de motorista profissional e havia trabalhado recentemente no transporte de combustíveis inflamáveis. Nas próprias publicações, ele utilizava essa informação para dar credibilidade às ameaças.

No decorrer das diligências, entretanto, os investigadores constataram que a fotografia utilizada nas postagens era antiga e que ele já não mantinha vínculo com a empresa responsável pelo transporte de combustíveis desde o início deste ano.

Crime em Santos

A condenação de 60 anos de reclusão é resultado de um crime cometido em 2005, na cidade de Santos, litoral de São Paulo.

Conforme a Polícia Civil, o homem ateou fogo em uma residência onde estavam cinco pessoas, entre elas uma criança de apenas três anos. O incêndio provocou a morte de Sandra de Souza Cordeiro e Maurício Cordeiro dos Santos.

Registros da execução penal apontam que o condenado cumpriu pouco mais de 25 anos da pena, mas ainda restam mais de 34 anos de reclusão a serem executados.

Além do cumprimento do mandado de prisão decorrente da condenação, a Polícia Civil informou que representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva pelos novos crimes supostamente cometidos durante a abordagem.

De acordo com a corporação, o pedido considera a gravidade da conduta, a violência empregada contra os agentes públicos, a reiteração criminosa e a periculosidade demonstrada pelo investigado ao longo das investigações.

Assine o Correio do Estado

INTERIOR

Licitação para bondinho no Salto do Sucuriú em MS fracassa pela 3ª vez

Será preciso agora a elaboração de novo processo licitatório, inclusive mais atrativo, com objetivo contratar empresa para construir o bondinho em uma nova situação futura

26/06/2026 12h55

Há uma série de atrações baseadas em esportes de aventura, como rapel e tirolesas oferecidos pelo Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú

Há uma série de atrações baseadas em esportes de aventura, como rapel e tirolesas oferecidos pelo Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú Reprodução/Pref.Costa Rica

Continue Lendo...

Pela terceira vez fracassou a tentativa de contratar uma empresa especializada para construir uma  Infraestrutura Turística tipo Plano Inclinado, o popular "bondinho", no Parque Natural. Agora, o Governo do Estado precisará tornar a licitação mais atrativa para proporcionar a obra no município de Costa Rica. 

Conforme o resultado da licitação divulgado na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial Eletrônico do Governo do Mato Grosso do Sul, esse certame mais uma vez ficou declarado como "deserto". 

Como repassado pela pregoeira e respectiva equipe de apoio, não houveram propostas cadastradas no sistema eletrônico para que houvesse, de fato, uma concorrência. Esta já trata-se da terceira tentativa de realizar a licitação, que resultou "deserta" em todas as sessões. 

Agora, os autos devem ser encaminhados para a Secretaria demandante para que seja feita análise da necessidade da contratação, bem como a elaboração de um novo processo licitatório, adequando os pontos que entender pertinente para inclusive tornar o certame mais atrativo, com objetivo de tentar contratar empresa para construir o bondinho em uma nova situação futura.

Entenda

No município distante aproximadamente 338 quilômetros de Campo Grande, há tempos existe a tentativa de tirar a obra do papel que, como bem acompanha o Correio do Estado, investe quase três milhões de reais em busca de trazer um "bondinho" no chamado Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, que fica distante aproximadamente 2km do centro de Costa Rica.

Ao todo, até o momento, estavam sendo investidos R$2.905.314,69 em busca da contratação de empresa especializada para a construção de infraestrutura turística tipo plano inclinado, no parque natural. 

Para o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, que pode ser acessado através da rodovia MS-316, rumo ao município de Paraíso das Águas, o município de Costa Rica busca dar um "bondinho" para esse local. 

Cercado por vegetação nativa, o Salto do Sucuriú consiste em uma queda d'água de 64 metros de altura, de onde pode-se admirar todo o parque.

Cabe destacar que, ali, há uma série de atrações baseadas em esportes de aventura, como rapel e tirolesas oferecidos pelo Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, que oferta ainda um acompanhamento com condutores especializados, o que garante proteção tanto aos turistas como para a própria natureza. 

Sendo que todas as atividades são asseguradas, no espaço o visitante poderá realizar trilhas autoguiadas, um circuito de arvorismo e até mesmo piscinas abastecidas com água do Rio Sucuriú, perto de onde ficam também quiosques com churrasqueira, piscina de biribol, parquinho infantil, restaurante e mais. 

Nesse caso, a dita infraestrutura turística tipo plano inclinado, também chamada de funicular, trata-se de um sistema de transporte sobre trilhos tracionado por cabos, consistindo na maioria das vezes em dois bondes ou cabines interligados para basicamente superar os mais variados obstáculos geográficos como morros e encostas. 

Vale lembrar que, há cerca de um mês, em 06 de maio deste ano, o município de Costa Rica divulgou um primeiro resultado para a concorrência em questão que foi declarada "deserta" pela "inexistência de propostas cadastradas no sistema eletrônico no período estabelecido para recebimento". 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).