Cidades

SETEMBRO AMARELO

Exercícios podem fornecer a sensação de pertencimento à quem sofre de depressão

Compromisso com horário, grupo de amigos ou família, para fazer atividade física, geram efeitos positivos na vida de quem pondera o suicídio

Continue lendo...

Com o Brasil apresentando preocupantes índices de mortalidade por suicídio, a atividade física - além das medidas não médicas e farmacológicas -, pode ser uma grande aliada na prevenção da autodestruição e na luta contra a depressão. 

Atual coordenador técnico do Curso de Prevenção de Suicídio do HU UFMS, o Major Capelão RR do corpo de Bombeiros, Edilson dos Reis, há tempos atua na conscientização de necessidade de se alertar a sociedade sobre suicídio. 

Ele comenta que, na literatura e alguns artigos, baseiam a ideia - defendida por profissionais psicólogos e psiquiatras- de que o exercício frequente pode ter seus reflexos positivos no corpo humano, e ajudar quem sofre de depressão.

"Primeiro para condicionar o físicom, sair daquele processo de sofrimento. E também para ter um sentido de pertencimento, a um grupo e também a uma disciplina de horário, porque ele vai ter que sair da casa dele, se deslocar, fazer alguns exercícios que vão a ativá-lo positivamente", comenta ele. 

Dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde (do Ministério da Saúde), aponta que, na última década ocorreram no Brasil 112.230 mortes por suicídio, entre 2010 e 2019.

Esse número representa um aumento de 43% no número anual de mortes, com 9.454 sendo registradas em 2010, e 2019 já apontando para 13.523. 

Efeitos no corpo

Marcos Estevão dos Santos Moura é dr. psiquiatra pela Unimed Campo Grande, e defende os benefícios da atividade física classificando ele como boa tanto para tratar, quanto na prevenção do desenvolvimento de depressão e ansiedade.

Entre os bons reflexos, conforme o médico, praticar uma atividade física tira o foco de pensamentos negativos, já que libera  substâncias que desencadeiam hormônios ligados ao humor.

“A atividade física é um tratamento, feita isoladamente já ajuda muito, em família os benefícios são maiores, pois melhoram os laços, tiram às pessoas de dentro de casa, local que existem os problemas do cotidiano, e alivia a mente para suavizar esses problemas”, reforça o neurologista. 

Entre as atividades, pode-se listar: 

  • Caminhada: permitem o diálogo
  • Pedaladas em ambiente seguro: diminui o estresse, dá senso de segurança e tem a preocupação uns com os outros
  • Dança: é excelente, pois melhora a vida dos casais e, consequentemente, dos filhos
  • Exercícios com bola: melhoram a qualidade de vida entre pais e filhos

Segundo dados do Boletim da SVS, o Centro-Oeste é a região que aparece em 2.º lugar no ranking das maiores taxas de suicídio, atrás apenas da região Sul.

Esses números mostram ainda que, homens tem um risco que é quase quatro vezes maior de morte por suicídio que as mulheres.  

No último ano da amostra (2019), eles registraram uma taxa de 10,7 por 100 mil habitantes, enquanto entre as mulheres o número fica na casa de 2,9.  

Entretanto vale ressaltar que, ambas as taxas tiveram altos índices de manutenção no perído 2010 a 2019, com o índice delas crescendo 29% nas taxas de suicídios, e 26% das taxas entre homens.

Preocupação com os mais novos

Em análise do relatório, é importante frisar que no período verificado, o aumento mais significativo de taxas de morte por suicídio foi entre os adolescentes de 15 a 19 anos.  

Nessa faixa etária, as regiões Sul, Norte e Centro-Oeste apresentam os números mais preocupantes, sendo respectivamente 9; 9,7 e 9,8.  

Essas foram também as regiões que apresentaram o maior incremento percentual das taxas de suicídio entre 2010 e 2019, respectivamente 99%, 90% e 99%.

 

Assine o Correio do Estado

Capacitação

Campo Grande sedia Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio

Com inscrições gratuitas, evento vai de terça-feira (26) a quinta-feira (28)

25/11/2024 18h00

Parktec

Parktec Divulgação

Continue Lendo...

A Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio começa nesta terça-feira (26) no Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec-CG). 

O evento, que vai até 28 de novembro, reunirá agentes de tecnologia, representantes de empresas, instituições de ensino e gestores públicos do Brasil.

O evento abordará temas como:

  • Cidades Inteligentes
  • Inovação Aberta
  • Captação de Recursos
  • Fomento em Projetos de Inovação
  • Rota Bioceânica
  • GovTech

Programação

O diretor executivo adjunto da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Matheus Ferreira, abre o ciclo de palestras na terça-feira às 18h30. Em seguida, Álvaro Prata, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e que participou das discussões do Science20 (S20) - grupo de discussões do G20 sobre ciência e tecnologia -, falará sobre inovação e tendências tecnológicas no Brasil.

Programação completa:

26 de novembro

18h30 – 19h00: Credenciamento
19h00 – 19h15: Abertura oficial
19h15 – 19h30: Solenidade com Universidades e Instituições parceiras
19h30 – 20h00: Palestra: Confederação da Agricultura do Brasil
Matheus Ferreira – Diretor Executivo Adjunto
20h00 – 20h30: Palestra: Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)
Álvaro Prata – Diretor-Presidente
20h30 – 21h30: Coquetel

27 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 09h20: Potencializando Ambientes de Inovação
Ricardo Senna – Secretário Executivo da Semadesc
09h20 – 09h40: Fomento à Pesquisa Científica e Inovação em MS
Prof. Dr. Nalvo Franco – Diretor Científico da Fundect
09h40 – 10h20: Coffee break
10h20 – 12h00: Painel: Inovação Aberta e Captação de Recursos
Casos Bayer, Nestlé e outros
12h00 – 14h00: Pausa para almoço
14h00 – 16h30: Painéis sobre Cidades Inteligentes, Marco Legal e Startups

28 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 10h20: Palestras sobre Rota Bioceânica e Conexões Estratégicas
14h00 – 16h30: Painel: Tecnologia e Agronegócio no Mato Grosso do Sul

Como participar

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, podendo ser feitas pelo site do evento. As atividades ocorrerão no Parque Tecnológico de Campo Grande, localizado na Avenida Rachid Neder, 760, bairro Monte Castelo.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais

25/11/2024 17h30

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

A prefeitura de Campo Grande cancelou por meio de edital publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a convocação de 66 candidatos aprovados nos concursos para professor efetivo na Rede Municipal de Ensino (Reme) e profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Entre as anulações, estão cargos como: 

  • anos iniciais – ensino fundamental (3), 
  • arte (1)
  • educação infantil (4)
  • médico ultrassonografista (1), 
  • médico urologista (1), 
  • fonoaudiólogo (2), 
  • assistente de serviços de saúde (35), 
  • técnico de enfermagem (6), 
  • farmacêutico (2), 
  • técnico em saúde bucal (2), 
  • técnico em radiologia (2) 
  • auxiliar em saúde bucal (7)

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais. Com isso, a administração municipal considerou encerradas suas responsabilidades em relação aos convocados.

As anulações incluem vagas do concurso de 2023, que disponibilizou 323 postos para professores, com carga horária de 20 horas semanais e salário inicial de R$ 3.671,07. Também foram anuladas nomeações referentes ao edital de 2019 para profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Confira o edital completo abaixo:

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).