Situação que pode acontecer em qualquer cozinha, incêndio em uma panela com óleo quente serviu como base para a 2º sargento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Patrícia Sabioni, gravar vídeo com orientações sobre como agir nesses casos.
Conforme publicação no perfil da sargento em uma rede social, a filha adolescente fritaria batatas e esqueceu a panela no fogo. Em alguns minutos, o óleo entrou em combustão e a panela pegou fogo.
Vídeo foi feito no dia 22 de julho, conta com quase nove mil visualizações e ganhou repercussão nacional.
Nas imagens, que a sargento chamou de "instrução prática de como apagar fogo em panela de óleo", ela molha um pano com água na torneira da pia, torce e, em seguida joga sobre a panela. Imediatamente o fogo é apagado.
Sabioni alerta ainda que é importante ter muita calma e torcer o pano até que não fique pingando água. Na publicação, sargento afirma também que a pessoa nunca deve jogar água, para evitar queimaduras.
Confira dicas para apagar fogo em panela com óleo:
Primeiro, avalie a segurança. Se o fogo estiver pequeno e limitado a uma panela, é seguro apagá-lo por conta própria. Se já tiver se espalhado para outras partes da cozinha, saia da residência e acione os bombeiros.
Antes de iniciar o combate as chamas, desligue o fogo no queimador do fogão. Não tente mover a panela e, se houve tempo, vista luvas de cozinha para proteger a pele.
Coloque alguma coisa por cima da panela, para remover a fonte de oxigênio. Itens adequados são um pano molhado, conforme orientação da sargento no vídeo, ou a tampa da própria panela, desde que não seja de vidro.
Se o fogo persistir, jogue bicarbonato de sódio, ingrediente que corta o fornecimento de oxigênio e funciona em incêndios pequenos causados por gordura. Nunca jogue outros alimentos, como farinha, por exemplo.
Em último caso, se houver um extintor de incêndio químico, ele pode ser usado.
Nunca jogue água em incêndio causados por gordura. Como eles não se misturam, água evapora rapidamente e espalha chamas em várias direções.
É importante manter a calma. Se a pessoa estiver com medo de chegar perto do fogo ou não ter certeza de como agir, ligue para a emergência, através do 193.


