Somente no ano passado, 288.766 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) foram expedidas
Em 2024, foram expedidas 288.766 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), documento também conhecido como "Novo RG", quantidade 70,14% superior à registrada no ano de 2023, quando foram confeccionadas 169.727 carteiras. Os números foram divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul e do Instituto de Identificação.
Os agendamentos são abertos no dia 30 de cada mês, com cerca de 750 vagas diárias para Campo Grande e aproximadamente 1.300 vagas para os demais municípios do Estado.
Atendimento emergencial e vagas extras
Nesta semana, em um esforço para atender à população da Capital, foram disponibilizadas 450 vagas extras no Pátio Central, reforçando a capacidade de atendimento. Além disso, em casos de comprovada necessidade, todos os postos de identificação realizam atendimentos por encaixe para situações emergenciais.
Conscientização sobre agendamentos
Divulgação: Governo do Estado. Um levantamento, realizado pelo Correio do Estado em outubro do ano passado, mostrou que quase 30% das pessoas que agendam o serviço de emissão do documento não comparecem.
Dados do Instituto de Identificação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostraram que, de janeiro a outubro, 59 mil pessoas faltaram ao compromisso, firmado por elas mesmas. Se considerarmos que o estado tem 2.100 vagas diárias para a emissão, há uma média de 630 ausências por dia.
Para evitar desperdício de vagas e aprimorar o fluxo de atendimento, o Instituto de Identificação reforça a importância de comparecer aos agendamentos ou cancelá-los caso necessário. O cancelamento pode ser feito diretamente no mesmo site onde o agendamento foi realizado, permitindo que outras pessoas utilizem a vaga disponível.
Vantagens do novo documento
O novo RG digital unifica o número do CPF como registro geral de identificação e inclui informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo e dados sobre doenças. O documento possui um QR Code que pode ser lido por dispositivos apropriados, permitindo a validação eletrônica de sua autenticidade.
Além disso, o novo RG adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o MRZ (Machine Readable Zone), reduzindo a probabilidade de fraudes.
A primeira via do novo RG é gratuita e válida em todo o território nacional. O prazo de validade varia conforme a faixa etária: de 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; de 12 a 60 anos, a validade é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
A gratuidade para a emissão da primeira via do novo RG em Mato Grosso do Sul vai até 2032, conforme estipulado pelo Governo Federal.
Confira o passo a passo para emitir o 'Novo RG':
As pessoas devem agendar de forma online a emissão pelo link: http://servicos.sejusp.ms.gov.br. (confira o passo a passo aqui).
Na data marcada, é necessário ter em mãos os seguintes documentos obrigatórios:
- CPF;
- Certidão de Casamento/Divórcio ou Certidão de Nascimento;
Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.
Assine o Correio do Estado.