Cidades

PASTORA

Flordelis é condenada a 50 anos e 28 dias de prisão por assassinato do marido

Outras quatro pessoas foram julgadas, das quais apenas Simone dos Santos Rodrigues foi condenada junto com a pastora

Continue lendo...

A cantora, pastora evangélica e ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza, de 61 anos, foi condenada a 50 anos e 28 dias de prisão.

A condenação foi pelo assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, ocorrido em 16 de junho de 2019 na garagem da casa em que a família morava, em Niterói, região Metropolitana do Rio.

O julgamento, iniciado às 9h da segunda-feira, 7, acabou às 7h20 deste domingo, 13.

Flordelis foi julgada pelo Tribunal do Júri, composto por sete jurados (três mulheres e quatro homens) sorteados entre cidadãos previamente alistados, sob o comando da juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói.

Segundo o Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), responsável pela acusação, Flordelis e familiares próximos dela estavam descontentes com a conduta do pastor, que gerenciava a carreira da pastora e cantora e administrava o dinheiro.

Por isso, decidiram matá-lo, primeiro tentando fazer por envenenando e, por fim, acabaram matando-o a tiros. A pastora sempre negou o crime.

Mais quatro filhos foram julgados: 


Além de Flordelis, também foram julgados quatro familiares dela:

Marzy Teixeira da Silva, filha adotiva de Flordelis,

Simone dos Santos Rodrigues, filha biológica de Flordelis,

Rayane dos Santos Oliveira, filha de Simone e neta de Flordelis,

André Luiz de Oliveira, filho adotivo de Flordelis.

Só Simone foi condenada a 31 anos e 4 meses.

Os demais foram absolvidos.

O JÚRI

Flordelis foi interrogada pelo Justiça no sábado (12), por cerca de 40 minutos, sendo que durante esse tempo ela sempre reafirmou sua inocência.

A pastora disse que amava Anderson do Carmo, ao mesmo tempo em que sustentou que o pastor cometia abusos contra ela e seus filhos.

Segundo o relato, teria havia tanto agressões físicas como sexuais.

“Ele só tinha prazer se me machucasse. Eu acreditava que era pelos problemas familiares que tinha passado, então me sujeitava a isso, era submissa. Foi assim que minha mãe me ensinou e o que eu achava que era certo", disse em um momento.

Os interrogatórios de Flordelis e de outros quatro réus tiveram início nesse sábado (12), após a conclusão dos depoimentos das testemunhas. Entre segunda-feira (7) e sexta-feira (11), 24 pessoas foram ouvidas.

Anderson foi morto a tiros na noite de 16 de junho de 2019, logo após chegar na casa da família no bairro de Pendotiba, em Niterói (RJ).

O Crime

Em um primeiro momento, Flordelis disse se tratar de uma tentativa de assalto.

Posteriormente, ela abandonou essa versão e passou a dizer que o crime teria ocorrido em reação ao comportamento abusivo do pastor. Ela, no entanto, nega saber a autoria.

De outro lado, o inquérito policial concluído em agosto de 2020 indicou ter ocorrido um homicídio a mando da então parlamentar.

As investigações também implicaram parte de sua família, composta ao todo por mais de 50 filhos, dos quais três são biológicos e os demais adotivos ou classificados como afetivos.

O motivo do crime teria sido a disputa por poder e pelo controle financeiro na família.

Autismo Sem Fronteira

OAB-MS lança congresso internacional sobre autismo nesta terça-feira

Lançamento oficial acontece na Câmara Municipal de Ponta Porã

09/02/2026 14h40

Presidente da OAB-MS, Bitto Pereira

Presidente da OAB-MS, Bitto Pereira Foto: Marcelo Victor /Correio do Estado

Continue Lendo...

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), promove o Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira 2026, cujo lançamento oficial acontece nesta terça-feira (10), em Ponta Porã, no interior do Estado.

Aberto ao público, o evento volta-se ao diálogo, à capacitação e à inclusão, reunindo especialistas, profissionais, famílias e a comunidade em geral para debater o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em sua 3ª edição, o congresso foi realizado duas vezes em 2025, em Ponta Porã e em Campo Grande, respectivamente. 

A iniciativa é uma realização da OAB-MS e do Instituto IEPSIS, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Ponta Porã, reforçando o compromisso institucional com a pauta da inclusão e dos direitos das pessoas com autismo.

Idealizadora do primeiro congresso e membra consultora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-MS, Chayene Marques Georges do Amaral destaca que o lançamento simboliza apenas o começo de um projeto de grande impacto. Segundo ela, o congresso se consolida como um dos maiores do país sobre autismo, reunindo profissionais renomados e promovendo debates que deixam legado para a sociedade.

"Se você é familiar de autista, profissional da saúde, da educação, do direito ou simplesmente acredita que a sociedade precisa aprender mais sobre autismo, esse evento é pra você. A exemplo das edições anteriores, profissionais renomados estarão compartilhando conhecimento na edição 2026 do congresso. Espero vocês para o lançamento e para os dois dias do evento, que será um dos maiores sobre inclusão do Brasil", afirmou. Confira a lista de palestrantes confirmados aqui!

Serviço

O lançamento será realizado no auditório da Prefeitura de Ponta Porã, localizado na Rua Guia Lopes, nº 663, na região central. Já o Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira 2026 acontecerá nos dias 14 e 15 de março, reunindo ciência, inclusão e grandes debates sobre o TEA, fortalecendo o compromisso da OAB-MS e do Instituto IEPSIS com a construção de uma sociedade mais informada, acolhedora e inclusiva.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Motorista de 39 anos morre em colisão entre carro e carreta em MS

A vítima seguia em um veículo de passeio e morreu após colisão frontal com uma carreta na BR-262

09/02/2026 14h01

Crédito: O Pantaneiro

Continue Lendo...

O motorista Sergio Jara Paz, de 39 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (9) após o veículo em que seguia colidir frontalmente com uma carreta, na BR-262, em Aquidauana.

O acidente ocorreu por volta das 5h40, no quilômetro 527 da rodovia, próximo ao distrito de Taunay, segundo informações do site O Pantaneiro.

A vítima conduzia um VW Gol no sentido Anastácio–Miranda quando houve a batida com a carreta, que trafegava na pista oposta. O Corpo de Bombeiros de Miranda foi acionado, mas o motorista não resistiu e morreu no local.

A ocorrência foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polícia Civil e da Polícia Científica. As circunstâncias do acidente ainda não foram divulgadas.
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).