Cidades

FLAGRANTE

Força Tática estoura boca de fumo em Batayporã

Acusado disse que estava vendendo drogas há alguns dias

JORNAL DA NOVA

01/01/2015 - 07h45
Continue lendo...

Na noite desta quarta-feira (31), a Polícia Militar de Nova Andradina por meio da equipe da Força Tática, prendeu Flávio José Alves de 33 anos, vulgo Nandi, natural de Paraguaçu Paulista (SP), e morador do bairro Nídio Boffo, acusado de tráfico de drogas.

Segundo a ocorrência policial, a equipe policial recebeu informações que na rua Primavera, em Batayporã, estaria funcionando um ponto de venda de entorpecentes, ainda informaram que o responsável pelo local era uma pessoa de apelido Nandi.

Após campana realizada pela Força Tática, ficou constatada a grande movimentação de usuários de drogas entrando e saindo local. Logo os policiais entraram no local.

No interior da residência estava Flávio, que em revista pessoal foi encontrado com ele R$ 15 e, em continuidade as buscas foram encontrados 50 paradinhas de crack prontas para o comércio, uma pedra bruta de crack e uma porção de maconha.

De acordo com o 1º tenente Vieira, comandante da Força Tática, o acusado teria afirmado ser proprietário da droga e informou que comercializa no local há alguns dias, repassando ainda que cada paradinha era vendida a R$ 10.

“Materiais como tesoura e sacolas plásticas, utilizados na confecção das paradinhas também foram encontradas no local”, disse o policial.

Nandi recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia de Batayporã.

PUREZA

Índice de potabilidade da água é de 99,22% em Campo Grande

Percentual é considerado muito bom, em comparação a outras cidades, cuja porcentagem é de 19%

19/01/2026 12h00

Estações de Tratamento de Água (ETA) Guariroba

Estações de Tratamento de Água (ETA) Guariroba MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Campo Grande se tornou referência nacional em qualidade da água. O índice médio de potabilidade é de 99,22%, atualmente, na Capital.

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o percentual é considerado muito bom, em comparação a outras cidades, cuja porcentagem é de 19%.

Com isso, é permitido tomar água direto da torneira na Capital sul-mato-grossense.

“As análises confirmam que a água fornecida apresenta cloro na medida adequada, pH ideal e elevados padrões de potabilidade, reforçando a segurança do abastecimento e permitindo o consumo direto da torneira com total confiança”, explicou a coordenadora do Laboratório de Água da Águas Guariroba, Vera Lucia Sandim.

Em 2025, o sistema de abastecimento foi monitorado por meio de 300 pontos de coleta distribuídos pela cidade. Ao todo, 76.934 amostras foram realizadas, que resultaram na análise de 520.978 parâmetros. O resultado põe Campo Grande entre as cidades com a melhor água do país.

De acordo com a concessionária, a coleta das amostras é realizada em represas, pontos da rede de distribuição, Estação de Tratamento de Água, reservatórios, poços profundos e hidrômetros, o que garante o monitoramento em todas as etapas do serviço de coleta, tratamento e abastecimento de água.

As amostras são coletadas de segunda a sexta-feira e passam por avaliação que verifica se estão dentro do padrão para análise, depois são analisadas no que diz respeito a ensaios biológicos (coliformes totais, escherichia coli e bactérias heterotróficas) e ensaios químicos (alumínio, cobre, ferro, manganês, cor, turbidez, nitrogênio amoniacal, nitrito, condutividade, pH, temperatura e cloro residual livre).

ÁGUA

A concessionária responsável pelo abastecimento de água em Campo Grande é a Águas Guariroba.

A água bruta captada nos córregos e poços passa por várias etapas de tratamento antes de seguir para os reservatórios e abastecer a população.

Em Campo Grande, mais de 40% da água vem da captação do Córrego Guariroba, 13% do Córrego Lageado e 47% de 150 poços profundos, sendo 10 deles do Aquífero Guarani.

Hoje, 99% da população da Capital – cerca de 953 mil pessoas – conta com acesso à água de qualidade. Atualmente, as redes totalizam mais de 3,2 mil quilômetros de extensão, com 304 mil ligações e 884 mil beneficiários.

O sistema de abastecimento é composto por duas Estações de Tratamento de Água (ETAs): ETA Guariroba e a ETA Lageado.

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho: 4.166 quilômetros de rede, equipamentos e tecnologia.

A empresa cuida da captação, adução, produção, tratamento e distribuição de água potável, bem como a coleta, afastamento, tratamento e disposição final dos esgotos. Confira as etapas detalhadas:

  1. Pré-alcalinização
  2. Coagulação
  3. Floculação
  4. Decantação/Flotação
  5. Filtração
  6. Desinfecção
  7. Fluoretação
  8. Ajuste final de pH

No interior do Estado, a empresa é responsável pelo abastecimento de água é a Sanesul, mas, a Águas Guariroba fica responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.

tempo

Cidade de Mato Grosso do Sul é a segunda mais quente do País

Além das altas temperaturas, em algumas regiões há a sensação de abafamento devido à alta umidade

19/01/2026 11h31

Aquidauana registrou a segunda maior temperatura do Brasil neste domingo

Aquidauana registrou a segunda maior temperatura do Brasil neste domingo Divulgação / Prefeitura Municipal de Aquidauana

Continue Lendo...

O município de Aquidauana registrou a segunda maior temperatura do Brasil neste domingo (18). Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade sul-mato-grossense registrou a máxima de 37,1°C, atrás apenas do município de Pão de Açúcar, em Alagoas.

Aquidauana é a única cidade sul-mato-grossense no top 10 do ranking das mais quentes do País. O segundo lugar estadual é ocupado por Miranda, que registrou 35,6°C, sendo a 20ª com maior temperatura do Brasil.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), além das altas temperaturas, em algumas regiões há a sensação de abafamento devido à alta umidade.

Em Campo Grande, a máxima foi de 32,2°C.

Temperaturas altas e ar abafado são características do verão, com predomínio de ar quente e úmido, especialmente em janeiro.

Conforme o Climatempo, também são comuns as chuvas rápidas e por vezes forte, que refrescam o ar, mas apenas por alguns dias.

Previsão

Conforme reportagem do Correio do Estado, o calor deve continuar durante a semana em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima de 30°C em vários municípios.

O Inmet prevê que a semana deve começar com chuva nesta segunda-feira (19), podendo haver tempestade em algumas regiões.

Conforme alerta do órgão, há previsão de chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h para vários municípios, incluindo Campo Grande, onde também há chance de queda de granizo.

Já na terça-feira (21), a chuva deve ser mais isolada, com queda nos índices de umidade relativa do ar. 

Calor acima da média

Prognóstico do verão elaborado pelo Cemtec já apontava que a tendência climática para a estação é de temperaturas acima da média histórica, ou seja, a previsão aponta para um trimestre com condições mais quentes que o normal no Estado.

"Essa condição favorece a ocorrência de períodos mais quentes, sobretudo em dias com menor nebulosidade e ausência de precipitação", diz o documento.

Quanto as temperaturas, a média da estação varia entre 24°C a 26°C. A previsão para o trimestre janeiro-fevereiro-março de 2026 indica que as temperaturas ficarão ligeiramente acima da média histórica, com máximas acima de 30°C.

Segundo o Climatempo, o verão tem maior influência da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e a estação terá períodos de veranico, quando várias áreas do País terão dias mais quentes do que o normal, com menos chuva do que o normal para o período.

O Sul do Brasil e as áreas de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai devem enfrentar períodos de calor intenso, que eventualmente poderão ser considerados como onda de calor, segundo o Climatempo.

Dessa forma, até o dia 20 de março, a previsão é de condições mais quentes que o normal em Mato Grosso do Sul.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).