Cidades

Operação Tromper

Gaeco prende quatro suspeitos em operação que investiga corrupção na administração de Sidrolândia

Entre os investigados, estão servidores públicos e empresários

Continue lendo...

Nesta sexta-feira (21), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) deflagrou a segunda fase da Operação “Tromper”, que investiga um esquema de corrupção na atividade administrativa de Sidrolândia, município localizado a aproximadamente 64 quilômetros de Campo Grande.

A ação teve como alvo o cumprimento de quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, e foi realizada por meio da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Sidrolândia, do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).

Depois da primeira fase, realizada no dia 18 de maio deste ano, as investigações identificaram o efetivo conluio entre empresas que participaram de esquema de corrupção e fraudes em licitações em contratos firmados com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, que somados chegam a valores milionários.

Segun do o Ministério Público, também se apurou a existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e desvio de dinheiro público, bem como o pagamento de propina a agentes públicos, inclusive em troca do compartilhamento de informações privilegiadas da administração pública.

Conforme apurou o Correio do Estado, foram detidos dois empresários e dois servidores municipais. Um dos servidores é Tiago Basso da Silva, ex-chefe do setor de execução e fiscalização de contratos do município, e outro o comissionado César Bertoldo, que atua na área de licitação da prefeitura. 

Os empresários investigados são Uevertom da Silva Macedo, candidato do Partido Social Democrático (PSD) na última eleição, e Roberto da Conceição Valençuela, dono da R&C Comércio e Serviços.

Primeira Fase

No dia 18 de maio deste ano, a Operação Tromper cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em residências de servidores municipais, empresas prestadoras de serviços da administração municipal e em uma garagem de veículos. 

À época, o MPMS apontou que o esquema de corrupção na atividade administrativa de Sidrolândia, envolvendo empresas que prestam serviço para a prefeitura, servidores, entre outros, funcionava desde 2017, com a finalidade de obter vantagens ilícitas.

Essas vantagens vinham por meio da prática de crimes de peculato, falsidade ideológica, fraude às licitações, associação criminosa e sonegação fiscal. 

Para dar legitimidade ao esquema fraudulento e aos processos de licitação, onde promoviam o desvio de recursos públicos reservados para a execução dos contratos, os investigados viabilizavam a abertura de empresas e o registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou se aproveitavam da existência de cadastramento preexistente para incrementar o objeto social sem que o estabelecimento comercial apresentasse experiência, estrutura ou capacidade  técnica para a execução do serviço contratado ou fornecimento do material adquirido pelo Município. 

O MP pediu à Justiça a incriminação dos denunciados por peculato, falsidade ideológica, fraude às licitações, associação criminosa e sonegação fiscal.

Entre os envolvidos estavam servidores, um deles com cargo de chefia e que, com a quebra do sigilo bancário, descobriu-se depósitos em suas contas de empresas do esquema que alternavam de R$ 2 a R$ 7 mil, e três empresas.

Na ocasião, ao menos onze pessoas - entre as quais empresários e servidores municipais - deveriam ter sido presas, mas não foram porque a Justiça rejeitou a solicitação do MPMS. Sendo assim, foram efetuados somente os mandados de busca e apreensão.

  

 TROMPER

Verbo que dá nome à operação traduz-se da língua francesa como ‘enganar’.

 

Colaborou: Glaucea Vaccari e Celso Bejarano

Assine o Correio do Estado.

Cidades

Em caso raríssimo, mulher de MS terá quadrigêmeos

Natasha que já é mãe de outras três crianças contou ao Correio do Estado a surpresa em descobrir a gravidez dos 4 bebês, a previsão é que nasçam em janeiro; durante ultrassom morfológica nesta quinta-feira, foi identificado duas meninas

23/10/2024 16h30

Em caso raríssimo, mulher de MS terá quadrigêmeos

Em caso raríssimo, mulher de MS terá quadrigêmeos Reprodução: Instagram

Continue Lendo...

Já pensou ir em uma consulta e sair de lá com a notícia de que será mãe de mais 4 bebês ? Foi isso que aconteceu com a sul-mato-grossense Natasha Dias (28), natural do município de Três Lagoas, a jovem que já é mãe de três outras crianças, agora descobriu que está grávida de quadrigêmeos - condição raríssima que só acontece 1x a cada 700 mil gestações. 

Ao Correio do Estado, Natasha contou que estava com muita fraqueza, indisposição e vômitos, mas como estava com seu ciclo normal, não houve desconfiança. No entanto, como nunca havia se sentido assim antes, estranhou e comentou com seu marido, Guilherme.

Na segunda-feira foi ao hospital e ao realizar os exames, descobriu-se a gravidez, mas a surpresa ainda não havia chegado totalmente. Após o ‘positivo’, Natasha foi encaminhada à maternidade para se consultar com um médico especialista, onde foi pedido um ultrassom e outros exames e como foi avisado que o resultado demoraria, Guilherme precisou voltar para cuidar das outras crianças em casa.

Por volta das 21h, ao fazer o ultrassom, o médico primeiro perguntou à Natasha se ela estava em tratamento para engravidar e ao ouvir a resposta, falou que a jovem era muito sortuda, ela então questionou o porquê da reação, e aí veio a notícia que ninguém esperava.

“O médico disse que eu estava grávida de trigêmeos, aí nessa hora minha alma saiu do corpo sabe, não tinha o que pensar, ele falou para eu me acalmar para que pudesse terminar o ultrassom certinho e foi nesse momento que ele achou o 4° bebê, bem escondidinho, falou que na verdade ia ser mãe de quadrigêmeos, me mostrou eles, consegui ouvir o coração de todos batendo e eu achei que ia desmaiar quando desci da maca, mas me colocaram em uma cadeira de rodas e levaram para a outra sala”, relata.

Quando chegou na sala deste outro médico, ele fez as mesmas perguntas à Natasha, se ela havia feito algum tratamento para engravidar, e ao ouvir que não, disse que em 35 anos de profissão, nunca tinha visto um caso de quadrigêmeos por tentativa natural assim.

Por fim, o médico explicou que Natasha deve ter tido uma superovulação, porque todos os bebês estão em sacos gestacionais diferentes, falou também sobre os riscos e cuidados que a mãe deve tomar a partir de agora.  

Nesta quinta-feira (23), durante o exame morfológico do 3° mês, Natasha descobriu que será mãe de duas menininhas, por enquanto foi possível identificar o sexo apenas das duas, os outros dois infelizmente o médico não conseguiu visualizar.

O susto também não foi só para a mamãe…

Natasha conta que não falou na hora do exame, mas que ao sair do ultrassom ligou para Guilherme e disse precisar falar algo muito sério, no entanto, não poderia ser por telefone, falou também para que avisasse sua mãe e sua sogra se reunirem em casa, pois a notícia era muito importante.

Preocupado, o esposo de Natasha foi logo em seguida para o hospital, ver o que tinha acontecido.

“Quando fui falar com ele, disse que ele seria papai de 4 bebês, ele achou que eu estava de brincadeira e pediu para falar com o médico, lá na sala, foi explicado as mesmas coisas que já tinham me falado antes. Em casa, pedi para a minha mãe e minha sogra se sentarem no sofá, quando falei que eram 4 nenéns, todo mundo ficou muito feliz porque elas achavam que eu estava doente, ou algo assim, foi uma loucura total”, contou.
 

Confira o vídeo do ultrassom a seguir:  

Assine o Correio do Estado.

Transparência

Campo Grande ocupa a posição 159ª em qualidade de internet no Brasil

Em relação à qualidade da internet em nível nacional, Mato Grosso do Sul ficou longe da excelência. Os municípios das regiões Sudeste e Sul do país obtiveram as melhores notas

23/10/2024 15h00

Pesquisa aponta a qualidade de internet em cidades brasileiras

Pesquisa aponta a qualidade de internet em cidades brasileiras Reprodução/

Continue Lendo...

Campo Grande ficou na 159ª posição no ranking nacional de acesso a dados móveis (4G/5G) no país, segundo o IPS Brasil (Índice de Progresso Social do Brasil), que mede a qualidade da internet. De acordo com os dados, que variam de 0 a 100, a capital de Mato Grosso do Sul obteve a nota 78,49.

O levantamento, realizado pelas entidades Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá - Pesquisa e Desenvolvimento e Social Progress Imperative, apresenta indicadores sobre a cobertura de rede móvel no país.

Segundo os dados publicados no jornal O Estadão, a pesquisa analisa diversos componentes de desenvolvimento social nos 5.570 municípios do país (incluindo o Distrito Federal e Fernando de Noronha), mostrando a densidade da qualidade da telefonia móvel e da banda larga fixa.

Segundo a pesquisa, Campo Grande foi identificada como a cidade com melhor “acesso à informação e comunicação”. Logo atrás, está Dourados, na 291ª posição, com desempenho de 76,53, seguida de Três Lagoas, na 417ª posição, com nota de 74,90. Ponta Porã ficou em 1.732ª lugar, com pontuação de 66,24.

De olho na expansão nacional da qualidade da internet fixa e dos dados móveis, Mato Grosso do Sul ficou bem longe da excelência. A cidade que apresentou a melhor qualidade de internet foi Armação de Búzios (RJ), com a nota 91,02, seguida por Roseira (SP) e Agudos do Sul (PR), que pontuaram 90,85 e 89,91, respectivamente.

Conforme os dados, os números revelam a grande desigualdade social presente na sociedade brasileira. Os municípios que obtiveram as melhores notas no desempenho da internet fixa e móvel estão localizados em regiões consideradas mais desenvolvidas economicamente, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A média da qualidade da internet ficou em 69,77 nos 4.257 municípios do país, que apresentaram notas entre 51 e 80 pontos.

Assine o Correio do Estado.

 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).