Cidades

Novo Cangaço Digital

Garras frustra tentativa do PCC de roubar a Caixa Econômica Federal

Policiais de Campo Grande interceptaram plano criminoso para roubar banco; gerente do banco chegou a ser sequestrado

Continue lendo...

A Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros (Garras) desmontou um esquema montado por integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) para desviar dinheiro da Caixa Econômica Federal por meios digitais. 

A ação policial resultou na prisão em flagrante de três pessoas supostamente a serviço da organização criminosa paulista, e no resgate de um dos gerentes da agência da Caixa Econômica Federal da Avenida Julio de Castilhos, em Campo Grande, e de sua namorada, que chegaram a ser sequestrados por dois dois dos envolvidos. 

A modalidade chegou a ser descrita como “Novo Cangaço Digital” pelo delegado do Garras, Fábio Peró, como uma maneira de coagir ou aliciar funcionários de instituições bancárias a desviarem valores eletronicamente. O motivo é simples: com a popularização do Pix, e de outros meios eletrônicos de pagamento, é cada vez menor o volume de dinheiro em espécie circulando, o que leva os bandidos a apostarem em técnicas para furto ou roubo digital de valores. 

Gerente sequestrado trabalhava na Agência Julio de Castilhos, em Campo Grande/Gerson Oliveira

Estão presos em flagrante Caio Fábio Santos Felipe, 30 anos, também conhecido como “El Tanque”, ou “Caio Tanque”, o auxiliar convidado por Caio para ajudá-lo na empreitada: Moises dos Santos Parras Barreto Lima, 20, e Jhonatan Kelvin da Cunha de Souza, 29, o JS PCC.

O nome do casal vítima do sequestro não será revelado, até porque dois dos suspeitos acusam o gerente do banco, de até certo momento, ter participado da ação criminosa, fato que não foi provado pelos policiais. 

O que dizem os policiais?

Em coletiva à impresa, na tarde desta segunda-feira (16), de acordo com os delegados, não resta dúvida do crime de extorsão mediante sequestro, para obter o cartão funcional, token, do gerente sequestrado, a fim de praticar furtos em contas bancárias.  

“Após rápido levantamento localizamos o cativeiro e os três envolvidos no esquema criminoso. Cabe destacar que está ocorrendo no Brasil essa nova modalidade de furto, o Cangaço Digital, onde dispositivos digitais, como esse cartão token, são roubados para a realização diversos saques aos bancos, causando prejuízo financeiro enorme e tudo de forma remota”, explica o delegado, Fábio Peró.

Entre os detidos, Jhonatan é o principal suspeito de ser um intermediador do esquema com outra organização criminosa de São Paulo. Segundo os delegados, em seus depoimento ele apresentou contradições citando o bancário como integrante do esquema e que o cartão ‘token’ teria como destino aa cidade de São Paulo (SP), apesar de Caio Tanque ter afirmado em depoimento, que iria para a Paraíba. 

Arma usada pelos suspeitos

Ainda segundo os delegados, o bancário vítima do sequestro foi apontado por Jhonatan, como parte de um esquema de furto. O funcionário teria aceitado instalar um dispositivo eletrônico em seu computador e que receberia alguns milhares de reais pelo serviço.

“Em determinado momento, ele se negou a dar o cartão de acesso aos outros envolvidos e decidiu não ajudar mais, com isso, acabou sendo vítima da extorsão mediante sequestro. Mas isso ainda está sendo investigado e se houver esse conluio ele poderá responder por furto”, apontou o delegado do Garras Pedro Cunha.

A aproximação

Caio Tanque se aproximou do gerente há pouco mais de 1 mês, quando procurou a agência da Caixa para abrir uma conta poupança. A vítima do sequestro confirmou a aproximação. 

Antes do sequestro, Caio teve vários diálogos com o gerente, e teria perguntado sobre como poderia ser possível burlar o sistema da Caixa por meio do cartão do token. A informação é confirmada por Jonathan. 

O sequestro, conforme depoimento de Jonathan, que foi a pessoa que pagou pela marmita para as vítimas em cativeiro, só ocorreu, por insistência de Caio, que estaria precisando desesperadamente do dinheiro, e que estaria disposto a levar pessoalmente o cartão token até o Estado de São Paulo. 

Assine o Correio do Estado.

ETAPA

Passe da UFMS é realizado hoje com 18 mil inscritos

As provas serão aplicadas na manhã deste domingo (14), das 8h às 13h, em 11 cidades do Estado

14/12/2025 08h00

Mais uma etapa do Passe da UFMS será realiza neste domingo (14)

Mais uma etapa do Passe da UFMS será realiza neste domingo (14) Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será realizado na manhã deste domingo (14), com mais de 18 mil inscritos em todo o Estado interessados em ingressar no Ensino Superior.

Com característica específica voltada para alunos que estão no Ensino Médio (EM), o "Passe UFMS" é um modelo de prova que avalia o estudante desde o seu primeiro ano da última etapa da escola.

De forma cumulativa, o aluno deve se inscrever e realizar a prova durante o triênio que encerrará sua fase escolar. Então, no último ano do ensino médio, durante a inscrição da avaliação, é possível escolher o curso que deseja ingressar.

Com a soma dos pontos ao longo das três etapas, a classificação para entrar na Universidade Federal do Estado é baseada na média adquirida. A pontuação de cada uma das tapas tem pesos diferentes na somatória para formar a média geral, sendo a 3ª com maior peso.

  • Neste ano, alunos que completaram o 1º ano do ensino médio irão realizar a primeira etapa do triênio 2025-2027.
     
  • Alunos que no ano de 2025 terminaram o 2º ano do ensino médio irão realizar a segunda etapa do triênio 2024-2026.
     
  • Por fim, os que encerraram o ensino médio e saíram do 3º ano, irão realizar a terceira e última etapa do triênio 2023-2025, para no ano que vem ingressar na universidade.

As provas acontecem das 08h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com 60 questões contemplando as quatro áreas de conhecimento, a pontuação máxima total é de 120 pontos. Cada pergunta equivale a 2 pontos, o que totaliza 30 pontos em cada área, sendo elas:

  • 15 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Ciências Humanas e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Matemática e suas Tecnologias - 30 pontos;

Cada fase aborda conteúdos que seguem a proposta curricular do respectivo ano. Além disso, as três etapas incluem uma redação dissertativo-argumentativa que soma a pontuação de cada fase e à média final ao terceiro ano.

Cronograma

  • Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva – 16 de dezembro de 2025;
  • Período de recurso administrativo do gabarito preliminar – 17 e 18 de dezembro de 2025;
  • Divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva e dos recursos administrativos do gabarito – 29 de dezembro de 2025;
  • Resultado preliminar da prova objetiva – 08 de janeiro de 2026;
  • Período de recurso administrativo do resultado preliminar da prova objetiva – 08 e 09 de janeiro de 2026;
  • Divulgação do resultado final – 11 de março de 2026.

*Colaborou Noysle Carvalho

Assine o Correio do Estado

Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

Continue Lendo...

Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).