Cidades

Conflito

Governo aguarda pedido de Azambuja para enviar Exército à região de conflito

Senador Moka intermediou contato do governador com o ministro da Justiça

Continue lendo...

O Governo Federal está disposto a autorizar a ida do Exército para a região de Antonio João (MS) – distante 402 km da Capital – garantir que não haja conflito entre produtores rurais e indígenas. A liberação depende de solicitação do governador Reinaldo Azambuja.

A informação é do senador Waldemir Moka (PMDB), que intermediou contato do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo com Azambuja.

A situação ficou tensa depois de uma série de invasões promovidas pelos índios esta semana – 9 propriedades foram invadidas. “Se não houver ação imediata, o risco de ocorrer enfrentamento é grande”, afirmou Moka.

O senador teme o enfrentamento porque produtores rurais e índios estão irredutíveis. No Senado, Moka afirmou que os índios ocuparam um distrito de Antônio João, expulsando os moradores, com o argumento de aquelas seriam terras indígenas. A área, entretanto, seria produtiva e estaria nas mãos de famílias de agricultores há mais de 50 anos.

No início da noite, Moka recebeu a informação de que, caso o governador Reinaldo solicite, o Governo federal vai autorizar a ida do Exército à região para garantir a segurança de ambos os lados. “Temos que fazer algo”, avisou ao ministro da Justiça e ao vice-presidente.

O senador disse que, caso ocorra confronto, haverá perda de vidas. “São brancos e não brancos. É a nossa gente, é a minha gente. Eu fico realmente sensibilizado”, declarou.

Moka pediu ainda a aprovação no Senado da PEC 71/2011, que assegura indenizações por benfeitorias e pela terra nua aos donos de terra que sejam consideradas reservas indígenas. Ele acredita que a proposta poderia ajudar a resolver os conflitos em seu estado.

CLIMA TENSO

Com as invasões indígenas a nove propriedades rurais de Antônio João, distante 402 quilômetros de Campo Grande, o prefeito do município, Selso Lozada (PT) informou ao Portal Correio do Estado que elaborou um decreto de situação de instabilidade.

Os indígenas promoveram uma onda de invasões na terça-feira (25) e quarta-feira (26). De acordo com Lozada, nove propriedades rurais estão ocupadas pelos indígenas, além do distrito de Campestre, de onde famílias foram expulsas de suas casas. Nesta quarta-feira, proprietários rurais bloquearam a rodovia que dá acesso as fazendas como forma de protesto. O trecho foi desbloqueado durante a noite.

“Continua uma situação delicada, mas ontem a situação estava pior. As famílias estão sendo obrigadas a sair das residências e abandonar seus pertences. O clima está tenso e estamos acompanhando tudo para tentar evitar mais conflitos”, disse o prefeito.

TERROR

Conforme a advogada Luana Ruiz, os indígenas atearam fogo nas propriedades. “É possível avistar fumaça, sabe-se que colocaram fogo, mas não dá para saber se é na sede ou no pasto”, informou, acrescentando que além da Funai, foram acionados o Ministério Público, Exército, Polícia Federal, Polícia do estado e Ministério da Justiça.

Lozada disse ao Portal Correio do Estado que equipes do Departamento de Operações da Fronteira (DOF) e a Polícia Militar (PM) estão de prontidão acompanhando a situação para evitar possíveis conflitos, mas não há diálogo entre indígenas e produtores.

Nesta sexta-feira (28), uma reunião será realizada na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul com lideranças rurais e políticas para discutir os impactos da insegurança jurídica no campo.

TRANSTORNO

Voo de Londres da British Airways chega ao Brasil sem bagagens

Companhia disse que várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow

12/01/2025 20h00

Continue Lendo...

Um avião da British Airways vindo de Londres, na Inglaterra, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no sábado, 11, com os passageiros, mas sem as suas respectivas malas. Nas redes sociais, muitos reclamaram da falta de organização da empresa.

"Vocês só tem dois trabalhos - embarcar os passageiros e as malas, e conseguiram falhar com todas as malas do voo", consta em uma das publicações.

De acordo com a British Airways, várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

"Pedimos desculpas aos nossos clientes", disse a empresa em comunicado enviado na manhã deste domingo, 12. "Suas bagagens chegaram no voo seguinte, esta manhã", informou a companhia.

Coxim

Em 48 horas, dois homens morrem em acidentes envolvendo trator

Os dois casos foram registrados em Coxim; vítimas tinham 54 e 62 anos

12/01/2025 18h05

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12) Reprodução: Coxim Agora

Continue Lendo...

Na última sexta-feira (10), Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, morreu atropelado pelo trator que operava em uma fazenda. Na manhã deste domingo (12), Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu "esmagado" pelo trator que ele conduzia

Os dois casos foram registrados no município de Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, e com menos de 48 horas entre um e outro. Ambos os acidentes estão sendo investigados pela polícia.

Primeiro caso

O primeiro acidente, que vitimou Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, aconteceu enquanto ele trabalhava em uma fazenda. Ele teria caído do trator, que passou por cima de seu corpo.

Conforme noticiou o portal "Coxim Agora", ao registrar o Boletim de Ocorrência, o filho da vítima relatou que o terreno íngreme do local pode ter causado o acidente, já que o homem já havia conversado com a família sobre a dificuldade encontrada nesse tipo de terreno durante o trabalho.

Ainda na delegacia, ele afirmou estar em contato com o proprietário da fazenda, que contratava os serviços de Cícero, para entender as circunstâncias do acidente.

Segundo caso

Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu na manhã deste domingo (12) após o trator conduzido por ele cair de um barranco na Estrada Transpantaneira, em Coxim.

O idoso teria perdido o controle do equipamento, que tombou na lama e ficou com as rodas para cima, o esmagando. Para fazer o resgate do corpo, os bombeiros precisaram utilizar um outro trator para remover o que estava "atolado".

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)Reprodução: Coxim Agora

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).