Cidades

Cidades

Gripe faz nova vítima e número de mortes sobe para 81 em MS

Homem de 62 anos morreu em decorrência de H1N1 na última semana; Idosos são as principais vítimas e mortes já superam o registrado em todo o ano passado

Continue lendo...

Na última semana, uma pessoa morreu vítima de Influenza em Mato Grosso do Sul. Com o caso, o número de mortes pela doença subiu para 81 neste ano no Estado. Boletim epidemiológico foi divulgado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

Conforme o boletim, a nova vítima é um homem de 62 anos, morador de Corumbá, que teve Influenza A H1N1. Ele tinha como comorbidade o tabagismo.

Esta é a terceira semana consecutiva que Mato Grosso do Sul registra mortes por gripe. Em dez meses, o número de óbitos já superou o total registrado em todo o ano passado, quando foram 65 vítimas.

Os idosos são o grupo mais vulnerável, com quase 70,4% das vítimas tendo idades a partir de 60 anos, sendo a maioria pessoas com mais de 80 anos.

Além da morte, na última semana também foram notificados 133 casos suspeitos de Influenza no Estado, com 8 confirmados para o vírus.

Desde janeiro, são 707 casos confirmados, sendo:

  • 207 Influenza A H1N1
  • 376 Influenza A H3N2
  • 113Influenza A Não subtipado**
  • 11 Influenza B

Campo Grande concentra a maioria dos casos confirmados, com 307.

Apesar dos idosos serem o grupo com maior registro de mortes, as crianças de 1 a 9 anos são as que concentram a maioria dos casos confirmados (20,1%).

Vacinação

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul é o segundo estado com a menor cobertura vacinal contra a gripe no País.

Até essa terça-feira (15) apenas 50,64% do público-alvo foi imunizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

Conforme o painel de imunização do Ministério da Saúde, foram aplicadas 777.330 doses da vacina contra a Influenza no Estado, onde o público é de 1.188.387 pessoas. 

O público-alvo é formado por:

  • pessoas de 60 anos ou mais,
  • gestantes e puérperas,
  • trabalhadores da saúde,
  • crianças de 6 meses a menores de 6 anos,
  • professores da rede pública de ensino,
  • indígenas vivendo fora ou em terra indígena,
  • pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos) ,
  • adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos, população privada de liberdade (18 anos e mais),
  • funcionário do sistema de privação de liberdade,
  • pessoas em situação de rua,
  • pessoas com comorbidades,
  • profissionais das forças armadas e das forças de segurança e salvamento,
  • caminhoneiros,
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.

Em maio, a pasta recomendou a vacina contra a influenza para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.

Em 2023, o estado alcançou a marca de 65,94% do público-alvo vacinado.

Em todo o Brasil, 52,33% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 48,2 milhões de doses foram aplicadas em um público prioritário de 75,8 milhões de pessoas. 

Cidades

Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

Continue Lendo...

O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Assine o Correio do Estado

Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).