Cidades

Luta

Higa "registra" vitória e toca o sino na última sessão de quimioterapia

A esposa do fotojornalista contou que, em março, ele deve passar por um exame que irá determinar a resposta ao tratamento

Continue lendo...

O fotojornalista Roberto Higa, ícone da profissão que nunca deixou de fotografar, concluiu o primeiro ciclo de quimioterapia e radioterapia, que durou cerca de seis meses, e tocou o sino da vitória no Hospital de Câncer Alfredo Abrão de Campo Grande (HCAA).

Em conversa com o Correio do Estado, Sandra Higa, esposa de Roberto, relatou que, assim que souberam do diagnóstico de câncer, foi um momento complicado para a família.

“Foi muito dolorido. A gente não esperava, pelo quadro de saúde dele, que tem Alzheimer, problema cardíaco e diabetes. Então, foi muito complicado para todos nós da família”, explicou Sandra.

O tratamento foi descrito por Sandra como “uma caminhada de idas e vindas” ao hospital, com momentos em que Higa não queria ir fazer o tratamento e situações recorrentes de quem enfrenta o câncer, como a queda da imunidade, que acaba interrompendo o processo.

“O momento mais difícil do câncer é a aceitação, tanto da gente quanto da família. Por quê? Por quê? A gente se faz essas perguntas, mas nada na vida acontece por acaso. Então, veio, estamos fazendo o tratamento. Agora, a rádio e a quimio terminaram.”

Próxima etapa


Agora, Higa deve esperar até março para fazer exames que trarão respostas aos médicos sobre como seu organismo reagiu e se o câncer regrediu, conforme explicou Sandra.

O caminho ficou mais leve devido à união de amigos e da família, todos em oração pela recuperação do fotojornalista. Mesmo durante o tratamento e com outros problemas de saúde, Sandra garantiu que a convivência com Higa é tranquila.

Arquivo Roberto Higa

Memórias


O fotojornalista, conhecido por ter registrado a Divisão do Estado, entre os mais variados trabalhos jornalísticos, sofreu um AVC e, dois anos depois, recebeu o diagnóstico de Alzheimer.

Era mais um dia normal, em que saiu com a esposa para fotografar a rua 14 de Julho. Parou para conversar com um amigo e, naquele momento, teve o primeiro episódio de desorientação.

“Temos o costume de sair aos finais de semana e, normalmente, passávamos em frente à banca do Hélio. Eles eram muito amigos. Deixei os dois conversando e saí normalmente para andar na 14, ver e comprar alguma coisa para mim”, disse Sandra, que completou:

“Quando voltei, o Hélio disse que ele estava perdido. Ele segurou o Higa, e foi aí que descobrimos o Alzheimer do Roberto.”

Tocando a vida com a medicação, imagine o homem com o maior acervo fotográfico do Estado, com memórias vívidas do passado e a capacidade de contar histórias com detalhes.

Entretanto, o presente, segundo Sandra, ficou um tanto vago.

Arquivo Roberto Higa

HCAA


O tratamento no HCAA recebeu nota mil, pelo carinho e dedicação de toda a equipe médica, do corpo de enfermagem, da equipe de higienização e de diversos outros setores, desde a recepção, que foram fundamentais no processo.

“Toda a equipe do hospital Alfredo Abrão foi sensacional. Não há diferença entre os pacientes. Há sempre um sorriso. Nesse período de seis meses, em que fui todos os dias, não posso dizer ‘não fui bem atendida’ ou ‘passamos por dificuldades’. Não, fomos bem atendidos. Tivemos todo o suporte.”

Ainda segundo Sandra, o tratamento foi realizado inteiramente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem a necessidade de deixar Campo Grande, o que trouxe mais conforto e aquele sentimento de “estar em casa”.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Prefeitura garante cão de apoio à pessoas com transtornos mentais

Vale lembrar que o cão deverá ter o adestramento de obediência básica e a isenção de agressividade comprovados por instituição ou profissional autônomo

02/04/2025 15h15

Prefeitura garante cão de apoio à pessoas com transtornos mentais

Prefeitura garante cão de apoio à pessoas com transtornos mentais Unsplash/ CreativeCommons/ Ryan Stone

Continue Lendo...

A partir de agora, pessoas que possuem transtornos mentais acompanhadas de cão de suporte emocional, terão o  direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os locais públicos ou privados, transporte público e em estabelecimentos comerciais situados dentro de Campo Grande. A informação foi publicada nesta quarta-feira (02), no Diário Oficial do município. 

No entanto, para a identificação da pessoa com transtornos mentais é necessário apresentar atestado emitido por um psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do cão de suporte emocional, devendo o atestado ser renovado a cada nove meses.

É importante ressaltar que para se encaixar dentro da Lei, o cão de suporte emocional é de responsabilidade de seu dono e deve ter o adestramento de obediência básica e a isenção de agressividade comprovados por instituição ou profissional autônomo, através de certificado contendo o nome e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do centro de treinamento ou o nome e CPF do instrutor autônomo.

A identificação do cão de suporte emocional deverá ser apresentada da seguinte maneira: 

  • I - crachá da cor branca afixado no colete, contendo nome do tutor, nome do cão, fotografia e raça; 
  • II - colete da cor vermelha com a identificação de “suporte emocional”; 
  • III - carteira de vacinação atualizada, com comprovação da vacinação múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário; 
  • IV - certificado do adestramento mencionado no art. 4º desta Lei. 

Fica proibido a entrada dos cães em locais em que seja obrigatória a esterilização individual.  

Por fim, é vedada a cobrança de valores, tarifas ou acréscimos vinculados, direta ou indiretamente, ao ingresso ou à presença de cão de suporte emocional nos locais previstos no art. 1º, sujeitando o infrator ao pagamento de multa fixada pelo Poder Executivo Municipal.

Também fica vedada a utilização do cão de suporte emocional de que trata este Lei para fins de defesa pessoal, ataque ou quaisquer ações de natureza agressiva, bem como para a obtenção de vantagens de qualquer natureza.

Assine o Correio do Estado
 

EXPOGRANDE 2025

Expogrande começa nesta quinta-feira com show de Matogrosso e Mathias

Além de shows regionais e nacionais, a feira contará com atrações para as crianças, leilões e oportunidades de negócios

02/04/2025 14h39

Expogrande contará com shows e outras atrações

Expogrande contará com shows e outras atrações FOTO: Divulgação Instagram

Continue Lendo...

Já está quase tudo pronto no Parque de Exposições Laucídio Coelho para o início da 85ª Expogrande 2025, que começa na quinta-feira (03), com show da dupla Matogrosso e Mathias, e contará com uma área específica de entrada franca.

Além disso, nos dias 6 e 13 de abril, o acesso à feira e aos shows do dia serão gratuitos. No dia 6, quem se apresenta é a banda Jota Quest, e no dia 13, duplas sertanejas locais sobem ao palco. Nos dias sem portões abertos, a visitação à feira custará R$ 20, com a bilheteria cobrando após às 15h.

O tradicional evento da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) terá dez dias de programação com shows regionais e nacionais. Conforme a associação organizadora do evento, a expectativa financeira é pelo menos, repetir o desempenho financeiro do ano passado, que foi de R$ 577 milhões.

Os ingressos podem ser adquiridos pela internet, através do site https://www.ingresse.com/, com exceção dos ingressos para o show da dupla Jorge & Mateus, que estão sendo vendidos no site Q2 ingressos.

Confira a programação:

  • 3 de abril (quinta-feira): Matogrosso & Mathias
  • 4 de abril (sexta-feira): Matuê, Teto, Wiu, Brandão (30PRAUM)
  • 5 de abril (sábado): Chitãozinho & Xororó
  • 6 de abril (domingo): Jota Quest (ENTRADA FRANCA)
  • 11 de abril (sexta-feira): Jorge & Mateus
  • 12 de abril (sábado): Hugo & Guilherme, VH & Alexandre
  • 13 de abril (domingo): João Haroldo e Betinho, Alex e Ivan, Victor Gregórioe Marco Aurélio (ENTRADA FRANCA)


PARA AS CRIANÇAS

Para também garantir a diversão e entretenimento das crianças, a Expogrande 2025 trouxe mais uma vez a Fazendinha, que é um espaço interativo com pequenos animais, onde a criançada poderá brincar e interagir com os animais no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Expogrande contará com shows e outras atrações

Está confirmada a presença de pôneis, mini pôneis, mini vacas, ovelhas, mini cabras, miniburro, lhamas, coelhos e porquinhos-da-índia.

No ano passado, 10 mil crianças passaram pelo local nos 11 dias da feira.A expectativa é que, nesta edição, a participação dos pequenos aumente.

NEGÓCIOS

O produtor rural que participar da Expogrande pode contar com um "balcão de negócios" com o objetivo de renegociar dívidas financeiras advindas de financiamentos.

Para que isso ocorra, a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) esteve reunida com diretores do Banco do Brasil, entre eles Kleuvanio Dias de Souza, diretor geral de Recuperação de Créditos da instituição, a fim de formalizar o convite.

A Acrissul considera a presença da instituição fundamental, já que proporciona ao produtor a oferta de crédito rural. Com o balcão de negócios, os que tiveram percalços na produção podem colocar a vida financeira em dia.

Com isso, além de oferecer a organização focada no perfil da dívida do produtor, o objetivo maior é reintegrá-lo para que possa continuar acessando crédito e, assim, seguir produzindo.

Além disso, até o momento, 20 leilões estão confirmados, assim como o julgamento de bovinos e equinos, praça de alimentação com a presença de restaurantes renomados.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).