Um homem ainda não identificado morreu e cerca de 30 mil imóveis ficaram sem energia na madrugada desta segunda-feira (05) em decorrência de uma explosão e um incêndio na subestação de energia da Energisa na Vila Progresso, na região central Campo Grande.
A suspeita inicial é de que a subestação, nas proximidades do terminal de transbordo do Morenão, tenha sido invadida por um homem para furtar fiação e ele acabou provocando o incidente, morrendo carbonizado. A explosão ocorreu por volta das 04:30 e o clarão do incêndio foi visto a quilômetros de distância e assustou muita gente.
Devido à explosão, a instabilidade na rede de energia também acabou afetando o abastecimento em outras regiões da cidade, causando oscilações e quedas parciais e momentâneas de energia.
Conforme a Energisa, por volta das 6:30 horas o fornecimento havia sido restabelecido em praticamente toda a região ligada à subestação. A empresa não informou o valor do prejuízo causado pelo incidente.
De acordo com bombeiros que atenderam a ocorrência, esta não teria sido a primeira invasão na subestação, que foi instalada na região em 2022.
Em nota, a concessionária informou que "às 4h30 desta segunda-feira (5/01) tudo indica que houve tentativa de furto de cabos na subestação Campo Grande Progresso, ocasionando curto-circuito dentro da subestação. Mesmo com avisos no entorno alertando sobre equipamentos de alta tensão, houve a tentativa que terminou na morte de uma pessoa. A Energisa lamenta o ocorrido e abrirá investigação para apuração dos fatos através dos órgãos competentes. A concessionária informa ainda que houve interrupção de energia na região, sendo totalmente restabelecida às 6h36 de hoje".