Cidades

SIDROLÂNDIA

Hospital de MS investiga destino de R$ 4 milhões para combate à Covid-19

Nova diretoria do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa disse que gestão encontrou deficit de R$ 600 mil

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A diretoria do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, quer apurar o destino de uma verba de aproximadamente R$ 4 milhões entregue à gestão passada para o combate à Covid-19 e cujos vestígios e aplicações são incertos.

Jacob Breuer assumiu as rédeas da unidade de saúde no dia 11 de janeiro. Em entrevista ao Correio do Estado, ele afirma que o caixa da instituição estava negativo em R$ 600 mil, o que fez o alerta se acender.

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Conforme o gestor, a equipe dele ainda não recebeu os relatórios contábeis com o fechamento financeiro de 2020. 

Os registros disponíveis mostram que houve o repasse e que de maio a dezembro foram atendidas apenas 156 pessoas com a doença.

“Este ano, até o dia 10 de abril, nós recebemos R$ 480 mil do Estado, R$ 200 mil da Câmara Municipal e mais R$ 50 mil da prefeitura de Sidrolândia e conseguimos atender 126 pessoas. 

Ou seja, não faz sentido uma verba milionária ter sido utilizada para atender um número não muito maior do que isso e não ter sobrado nada”, pontua.

Uma das hipóteses poderia ser a compra de medicamentos e equipamentos, mas a gestão atual já teve de fazer aquisição de remédios para intubação e de oxigênio, além disso, movimentou empresários locais para compra de um aparelho de raios X.

Breuer afirma que não pode dizer se houve mau uso, tampouco acusa a gestão passada de ter cometido alguma irregularidade, já que até o momento não tem provas. 

Contudo, tão logo a eleição suplementar na cidade seja realizada, pois o vencedor do último pleito foi cassado, o hospital vai fazer uma auditoria interna para descobrir onde foram parar os milhões entregues em 2020.

O atual diretor afirma que a prefeita interina estava na equipe da gestão passada e por isso quer esperar a troca da gestão municipal para dar início aos trabalhos, com medo de que possa haver algum tipo de interferência.  

Fato é que o hospital conseguiu, por meio de empréstimos, ficar no azul novamente, mas as contas vão chegar em breve e a falta de recursos para honrar esses compromissos preocupa.

A prefeitura, segundo ele, afirma que não tem recursos, mas Breuer questiona montagem de tendas para vacinação contra a doença que “têm sido pouco utilizadas, já que a população da cidade não é tão grande e os indígenas foram imunizados diretamente na aldeia”.

“O que nós temos certeza é de que, pelos extratos bancários, os milhões repassados para combate à Covid-19 caíram na conta”, diz o diretor.  

A unidade garantiu estoque de remédios para intubação e funcionamento de leitos de UTI, porém, não deve durar muito.

Esta pode ser outra grande despesa a ser realizada pela frente, com verbas escassas para conseguir efetuá-las. 

“A diretora do hospital se tornou vereadora, depois presidente da Câmara e depois prefeita interina. Com isso, levou com ela todos os que estavam na gestão anterior, de modo que não conseguimos ter acesso ao que realmente aconteceu administrativamente durante o ano de 2020”.

OUTRO LADO  

O Correio do Estado conversou com o ex-diretor do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa a respeito dos questionamentos da atual gestão.  

Ele disse que as acusações têm caráter político, tendo em vista as eleições de 2022 que se aproximam. 

Além disso, o ex-diretor afirma que as contas do ano passado do hospital foram todas aprovadas e declaradas.

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Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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Cidades

TCE suspende licitação para reforma de ponte sobre o rio Paraguai

Inconsistências e riscos de gastos excessivos na licitação levaram o Tribunal de Contas do Estado a suspender o certame

13/12/2025 13h30

Imagem divulgação

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Menos de um mês depois de assumir como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-integrante do governo do Estado, Sérgio de Paula, suspendeu a licitação de R$ 11,7 milhões para obras na ponte da BR-262, sobre o Rio Paraguai.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12), em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de novembro, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) lançou a licitação prevendo investimento de até R$ 11.728.608,10 para a execução de obras de recuperação estrutural.

Os envelopes com as propostas feitas pelas empreiteiras seriam abertos na segunda-feira (15). No entanto, foi determinada a suspensão do certame após a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) identificar “inconsistências e lacunas” em informações como:

  • Caderno de desenhos;
  • Relatório de critérios e especificações técnicas;
  • Verificação estrutural;
  • Projeto de recuperação estrutural;
  • Projeto de sinalização temporária;
  • Plano de execução.

A justificativa para suspender o processo licitatório da reforma da ponte foram inconsistências no Projeto Básico, que podem gerar gastos acima do necessário. Para isso, foi apontada a necessidade de atualização dos dados técnicos.

“Tais inconsistências podem acarretar riscos de sobrepreço, aditivos contratuais futuros e execução inadequada da obra, comprometendo a economicidade e a eficiência, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Embora o projeto tenha avançado em sua conformidade com a nova Lei de Licitações, as lacunas técnicas e a necessidade de atualização são significativas. Para uma decisão embasada e para mitigar risos futuros, é crucial que as informações complementares e as atualizações necessárias sejam providenciadas e analisadas”, consta no ato.

Diante dos indícios de irregularidades no Estudo Técnico Preliminar (ETP) e no Projeto Básico, o relator, conselheiro Sérgio de Paula, determinou a aplicação de medida cautelar para suspender o processo licitatório até a regularização dos pontos apontados.

Previsão

Com previsão de início das obras somente no segundo trimestre de 2026, o valor estimado, como adiantou o Correio do Estado, indica que a reforma da ponte pode custar o dobro do apontado pelo ex-secretário de Obras, Hélio Peluffo.

Em 2023, ele previu gastos em torno de R$ 6 milhões na recuperação da estrutura da ponte, que tem sofrido diversas intervenções e situações que resultaram em tráfego em meia pista.

Essa situação ocorreu em 2023, quando a interdição durou mais de um ano, até que os reparos emergenciais fossem concluídos na pista de rolamento.

Além disso, há situação emergencial nos “amortecedores” instalados entre as pilastras e a parte superior da ponte (pista), que apresentam desgaste por falta de manutenção. Essa obra deverá ser bancada, agora, com recursos públicos.

Pedagiada "até ontem"
 

Investimento público em uma ponte seria algo normal não fosse a cobrança de pedágio, feita até setembro de 2022. Pequena fatia da receita era repassada ao Estado e a única obrigação da empresa era fazer a manutenção da estrutura, que tem dois quilômetros e foi inaugurada em 2001.

Porém, em 15 de maio de 2023 a empresa Porto Morrinho encerrou o contrato e devolveu a ponte Poeta Manoel de Barros sem condições plenas de uso, embora tivesse faturamento milionário.

Em 2022,  com tarifa de R$ 14,10 para carro de passeio ou eixo de veículo de carga, a cobrança rendeu R$ 2,6 milhões por mês, ou R$ 21 milhões nos oito primeiros meses daquele ano.

No ano anterior, o faturamento médio mensal ficou em R$ 2,3 milhões. Conforme os dados oficiais, 622 mil veículos pagaram pedágio naquele ano. Grande parte deste fluxo é de caminhões transportando minério. A maior parte destes veículos têm nove eixos e por isso deixavam R$ 126,9 na ida e o mesmo valor na volta.

Esse contrato durou longos 14 anos, com início em dezembro de 2008, e rendeu em torno de R$ 430 milhões, levando em consideração o faturamento do último ano de concessão. 

Em março de 2017, a Porto Morrinho conseguiu um abatimento de 61% no valor da outorga. Na assinatura, em 22 de dezembro de 2008, o acordo previa repasse de 35%  do faturamento bruto obtido com a arrecadação tarifária estabelecida em sua proposta comercial. A partir de março de 2017, porém, este valor caiu para 13,7%. 

Se tivesse de repassar 35% dos R$ 2,6 milhões arrecadados por mês em 2022, a Porto Morrinho teria de pagar R$ 910 mil por mês ao Estado. Com a repactuação do contrato, porém, este valor caiu para a casa dos R$ 355 mil. Em ambos os casos os valores teriam alguma variação porque ainda seria necessário descontar impostos.

Ou seja, a repactuação garantiu R$ 555 mil mensais a mais aos cobres da concessionária, que mesmo assim não cumpriu com sua única obrigação, que era manter a ponte em condições de uso. 

E, mesmo depois de parar de cobrar pedágio, ela continuou cuidando da ponte, entre setembro de 2022 até maio de 2023.  Neste período, recebeu indenização milionária, de pouco mais de R$ 6 milhões. 

O pedágio acabou por causa do fim do acordo do governo estadual, que construiu a ponte, com o DNIT, já que a rodovia é federal. Porém, o governo federal só aceita receber a ponte depois que estiver em boas condições de uso. 

** Colaborou Neri Kaspary

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