Depois dos atrasos provocados pelas chuvas dos primeiros meses do ano, agora a obra de pavimentação da rodovia que vai encurtar em 28 quilômetros a distância entre Chapadão do Sul e Três Lagoas, uma das mais importantes no chamado vale da celulose, está parada por causa de um impasse sobre a desapropriação de uma das áreas pelas quais o asfalto vai passar. E a paralisação ocorre justamente no período de estiagem, o mais adequado para esse tipo de obra.
Conforme publicação do Diário Oficial do último dia 26, os trabalhos estão suspensos por 150 dias. Sem dar detalhes, a assessoria da Agesul informou apenas que “a obra referente ao contrato N° 0095/2021/AGESUL foi paralisada em razão do processo de desapropriação de uma área particular”.
São 40 quilômetros de asfalto que estão sendo implantados a partir da BR-060 (entre as cidades de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul), até a MS-316, já nas imediações de Inocência.
A obra faz parte de um amplo projeto para abrir uma nova rota de escoamento para a região que está sendo tomada por plantações de eucalipto. A partir do próximo ano, a empresa chilena Arauco promete investir em torno de 3 bilhões de dólares para instalar uma indústria de celulose na região.
Denominado “Projeto Sucuriú”, a previsão é que a indústria seja instalada a 50 km da área urbana de Inocência, na margem esquerda do Rio Sucuriú, a 100 quilômetros do Rio Paraná, próximo à rodovia MS-377 e a 47 quilômetros da ferrovia, canais que garantirão a eficiência logística ao escoamento da celulose para exportação e para a região sudeste do País.
AUMENTO NOS CUSTOS
No lançamento, em setembro de 2021, a empresa que venceu a licitação para asfaltar os 40,37 quilômetros das rodovias MS-425, MS-229 e MS-320 se dispôs a executar o projeto por R$ 53,1 milhões.
Agora, o contrato com a TCL Tecnologia e Consultoria já foi reajustado para R$ 77 milhões, o que equivale a um aumento de 45% menos de dois anos depois de a empreiteira vencer a licitação, na qual ofereceu deságio de quase R$ 4 milhões sobre a previsão do próprio governo.
Indagada se estes reajustes estão dentro da legalidade, já que normalmente os aditivos devem se limitar a aumento de 25%, a Agesul informou que “conforme a Lei de Licitações e Contratos Públicos (Art. 65, Lei 8.666), os contratos poderão ser alterados, com devidas justificativas, em casos de reprogramação (25%) e reajustamento (valor decorrente da atualização monetária prevista contratualmente na ‘Cláusula de Reajustamento’)”.
Conforme publicação do Diário Oficial do dia 26 de junho, a interrupção dos trabalhos está prevista até o fim de outubro. E, se não houver acordo com o proprietário do imóvel em litígio, a conclusão dos trabalhos, prevista para meados de dezembro deste ano, fatalmente sofrerá atraso.
PARTE DE UM TODO
A pavimentação dos 40 quilômetros que estão interrompidos fazem parte de um projeto maior. Outra frente de trabalho na MS-320 começou em Tres Lagoas, em 2022, onde outros 32 quilômetros da rodovia estão sendo pavimentados. Parte já está recebendo o revestimento asfáltico.
Conforme o governo estadual, R$ 105 milhões estão sendo investidos neste trecho, onde as terras já estão tomadas por plantações de eucalipto.
Em Três Lagoas, a MS-320 inicia no entroncamento com a MS-158 e segue até o Trevo Vera Cruz, na MS-377. Neste ponto, quem viaja pela estrada pode seguir reto por 155 quilômetros até Paraíso das Águas. Mas, boa parcela destes 155 quilômetros ainda precisam ser pavimentados. Quase 40 quilômetros ainda estão em processão de licitação
Ou, chegando à MS-377, quem virar à esquerda e continuar por mais 85 quilômetros chegar a Água Clara. Dobrando à direita, basta seguir mais 51 quilômetros para chegar a Inocência.