Cidades

INTERIOR

Incêndio atinge fábrica de etanol da Raízen em MS; vídeo

Fogo foi controlado antes do horário de almoço e não foram registrados feridos

Continue lendo...

Localizada no quilômetro 12 da rodovia MS-156, distante aproximadamente 267 km da Capital, trabalhadores da fábrica de etanol da Raízen, que fica em Caarapó, tiveram um susto no fim da manhã desta terça-feira (20) após um incêndio de grandes proporções atingir a usina. 

Longe cerca de 20 quilômetros da segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul (Dourados), a unidade registrou o início do incêndio após o horário de 09h35, horário em que foi registrado o chamado de emergência junto ao Corpo de Bombeiros Militar, conforme apurado pelos sites locais "Portal da Cidade Caarapó" e "Ligado na Notícia". 

Pelo menos cinco células da torre de resfriamento da caldeira foram atingidas pelo incêndio, estruturas essas que são confeccionadas de fibra de vidro e foram totalmente destruídas pelas fortes chamas. 

O incêndio de grandes proporções começou a ser combatido ainda pela brigada de incêndio da usina, que teve apoio de três caminhões-pipa, deixando para o Corpo de Bombeiros o trabalho de rescaldo e análise técnica dos riscos. Não demorou para que as imagens do incêndio tomassem as redes: 

Houve fiscalização dos sistemas de prevenção e combate a incêndio, que ajudaram a eliminar os riscos residuais e preservar a segurança dos operários locais. 

É importante ressaltar, segundo confirmado pelo Corpo de Bombeiros, que não foram registrados feridos no incêndio. 

Abaixo, você confere na íntegra a nota emitida pela Companhia responsável pela usina. 

"A Raízen informa que, na manhã desta terça-feira (20), foi registrado um incêndio em uma das torres de resfriamento da unidade de Caarapó. As equipes da brigada interna atuaram de forma imediata e o incêndio foi prontamente controlado. Não houve vítimas ou feridos. 

As causas do ocorrido estão sendo apuradas, e a companhia segue adotando todas as medidas necessárias, em conformidade com seus protocolos de segurança".

Raízen em MS

Ainda em 2021, a Raízen adquiriu três usinas da Biosev em Mato Grosso do Sul, localizadas em Rio Brilhante, Maracaju e Caarapó. 

Já em 1° de agosto de 2023 anunciava um investimento na casa de R$1,3 bilhão, para modernizar sua usina de Caarapó e viabilizar a a produção de etanol de segunda geração (E2G). 

Em agosto de 2025 houve a venda de duas dessas unidades para a Cocal Agroindústria, pertencente à família paulista Garms, o que ainda manteve a Raízen com pelo menos 25 usinas de cana no país e apenas essa em Mato Grosso do Sul. 

Vale lembrar que, a Raízen é um dos braços do Grupo Cosan, que por sua vez é controlado pelo megaempresário Rubens Ometto, que controla ainda a Rumo e é responsável pelo abandono dos cerca de 750 km da ferrovia entre Três Lagoas e Corumbá, o que não impediu um lucro líquido de R$ 159,2 milhões.

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Ladrão ameaça guarda com arma falsa e rouba prédio de prefeitura em MS

Equipamento furtado foi vendido logo após o crime

20/01/2026 14h00

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Durante a madrugada de segunda-feira (19), um jovem de 21 anos invadiu o prédio da Prefeitura Municipal de Caarapó após render o vigilante o ameaçando com uma réplica de arma de fogo.

Na invasão, ele furtou uma máquina lavadora de alta pressão utilizada nos serviços do município. Com medo de ser atacado e agredido, o guarda do prédio não reagiu ao furto e permitiu a fuga do ladrão.

Após a evasão do criminoso, a Polícia Militar e a Polícia Civil foram convocadas e, pelas imagens das câmeras de segurança, identificaram o criminoso e iniciaram as buscas. 

No período da tarde, a equipe do SIG conseguiu localizar o suspeito na rua Arcênio Cardoso. Confrontado, ele confessou o crime e informou ter vendido a máquina lavadora poucas horas após o roubo.

Os policiais civis se deslocaram até o endereço indicado, onde identificou o receptador, de 36 anos, recuperou a máquina roubada e efetuou a prisão em flagrante de ambos os envolvidos.

Tanto o autor do roubo quanto o receptador possuem extensa ficha criminal por delitos patrimoniais na cidade de Caarapó e agora estão novamente presos à disposição da Justiça.

Cidades

Baliza é extinta em novas regras para exame prático da CNH em MS; Veja o que muda

Portaria do Detran também aumentou o limite de pontos que o candidato pode perder para ser considerado aprovado

20/01/2026 13h30

Etapa da baliza não será mais realizada no Detran

Etapa da baliza não será mais realizada no Detran Foto: Arquivo

Continue Lendo...

Os exames práticos para a expedição da carteira nacional de habilitação (CNH) passam a ter novas regras em Mato Grosso do Sul a partir da próxima segunda-feira (26). É o que estabelece portaria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (20).

De acordo com o Detran, as novas regras são válidas para o exame prático de direção veicular aplicado aos candidatos à Permissão para Dirigir (PPD) e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo o programa CNH do Brasil. 

As alterações atendem resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre a edição do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, com o objetivo de padronizar os procedimentos em todo o território nacional.

No entanto, até a publicação desse manual, cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permanece responsável pela definição de suas próprias normas.

Entre as principais mudanças, que constam na portaria do Detran-MS, destaca-se o aumento do limite de pontos que podem ser perdidos durante o exame prático.

Até então, o candidato poderia perder até três pontos, com faltas classificadas como leves (1 ponto), médias (2 pontos) e graves (3 pontos).

Na nova regra, o candidato pode perder até 10 pontos, com classificação dos erros alinhada às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da seguinte forma: infração leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos).

Outra alteração significativa é a dispensa da etapa de baliza no exame prático, que passa a ser realizada exclusivamente em percurso, sob acompanhamento do examinador de trânsito do Detran.

Nos veículos utilizados no exame, permanece a necessidade de comando duplo. Já para a realização do exame em veículos particulares, ainda estão sendo definidos critérios específicos de segurança, que deverão ser observados tanto pelo candidato quanto pelo examinador.

O exame prático para veículos de quatro rodas continuará sendo realizado nos locais que atualmente já são utilizados para os percursos de avaliação da respectiva categoria. Nos municípios onde há mais de um bairro autorizado, a definição será feita por sorteio.

O tempo mínimo de duração do exame de percurso será de 10 minutos, durante os quais o candidato
deverá executar, no mínimo, as seguintes manobras e operações:

  • Seis conversões à esquerda;
  • Seis conversões à direita;
  • Três estacionamentos laterais;
  • Percurso em linha reta de, no mínimo, um, quilômetro, destinado à avaliação da mudança de marchas e
  • do desenvolvimento do veículo, observada a velocidade regulamentada da via;
  • Dois retornos, inclusive em canteiro central, quando as condições da via permitirem.

Como já ocorre, o resultado do exame prático de direção veicular será expresso por meio de pontuação variável, iniciando o candidato com nota zero, à qual serão acrescidos pontos conforme as infrações de trânsito cometidas durante a prova.

Será considerado aprovado no exame prático de direção veicular o candidato cuja nota final não seja superior
a 10 pontos.

No caso do exame de motos, será desconsiderado da avaliação o obstáculo “prancha”. O candidato continua tendo que realizar as manobras sem invadir as linhas demarcatórias, sem colidir ou encostar nos cones, sem
colocar os pés no chão e sem desequilíbrios que incorram em quedas do condutor e veículo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).